Desafios do professor com projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39557
Resumo: Este trabalho busca as possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais. Foram utilizados entrevista com educadores que trabalham com projetos de ensino e de aprendizagem, e com profissional da supervisão escolar. Para elucidar estas questões buscou-se referencial teórico em Fernando Hernández, Paulo Freire, Celso Vasconcelos e outros. O principal objetivo da pesquisa foi buscar esclarecimentos com professores, porque trabalham com projetos diferenciados na mesma escola, muitas vezes planejando junto, mas aplicando cada profissional dentro da linha que acredita ou está acostumado. Na atualidade o professor é questionado se suas aulas estão atingindo os alunos em suas aprendizagens, pois vivemos em um tempo diferente com muitos recursos, exemplo a informática, que está na nossa casa e na de muitos alunos, trazendo um mundo de novidades e atrativos, desafiando o educador atual. Também, refletiremos nas possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem, no qual o professor deixa de ser o centro da informação, transformando suas práticas, trazendo o aluno para participação com seus conhecimentos e busca de respostas, fazendo trocas com os colegas, a família e entre o educador e o educando.
id UFRGS-2_2f59a477ce0f60291562ba0630c15da4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39557
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves deCollares, Darli2012-04-25T01:23:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/39557000823633Este trabalho busca as possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais. Foram utilizados entrevista com educadores que trabalham com projetos de ensino e de aprendizagem, e com profissional da supervisão escolar. Para elucidar estas questões buscou-se referencial teórico em Fernando Hernández, Paulo Freire, Celso Vasconcelos e outros. O principal objetivo da pesquisa foi buscar esclarecimentos com professores, porque trabalham com projetos diferenciados na mesma escola, muitas vezes planejando junto, mas aplicando cada profissional dentro da linha que acredita ou está acostumado. Na atualidade o professor é questionado se suas aulas estão atingindo os alunos em suas aprendizagens, pois vivemos em um tempo diferente com muitos recursos, exemplo a informática, que está na nossa casa e na de muitos alunos, trazendo um mundo de novidades e atrativos, desafiando o educador atual. Também, refletiremos nas possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem, no qual o professor deixa de ser o centro da informação, transformando suas práticas, trazendo o aluno para participação com seus conhecimentos e busca de respostas, fazendo trocas com os colegas, a família e entre o educador e o educando.application/pdfporProjetoPlanejamentoProfessorPerfilInovação educacionalDesafios do professor com projetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823633.pdf.txt000823633.pdf.txtExtracted Texttext/plain61292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/2/000823633.pdf.txted7e455fbfb93b7b4cf5a88b3493401cMD52ORIGINAL000823633.pdf000823633.pdfTexto completoapplication/pdf344934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/1/000823633.pdf91db59497c7f416325954dbfc30bd2f3MD51THUMBNAIL000823633.pdf.jpg000823633.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/3/000823633.pdf.jpg9f8b824b1399e7b564cd6981a00cb6dcMD5310183/395572018-10-10 08:17:37.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39557Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios do professor com projetos
title Desafios do professor com projetos
spellingShingle Desafios do professor com projetos
Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de
Projeto
Planejamento
Professor
Perfil
Inovação educacional
title_short Desafios do professor com projetos
title_full Desafios do professor com projetos
title_fullStr Desafios do professor com projetos
title_full_unstemmed Desafios do professor com projetos
title_sort Desafios do professor com projetos
author Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de
author_facet Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto
Planejamento
Professor
Perfil
Inovação educacional
topic Projeto
Planejamento
Professor
Perfil
Inovação educacional
description Este trabalho busca as possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais. Foram utilizados entrevista com educadores que trabalham com projetos de ensino e de aprendizagem, e com profissional da supervisão escolar. Para elucidar estas questões buscou-se referencial teórico em Fernando Hernández, Paulo Freire, Celso Vasconcelos e outros. O principal objetivo da pesquisa foi buscar esclarecimentos com professores, porque trabalham com projetos diferenciados na mesma escola, muitas vezes planejando junto, mas aplicando cada profissional dentro da linha que acredita ou está acostumado. Na atualidade o professor é questionado se suas aulas estão atingindo os alunos em suas aprendizagens, pois vivemos em um tempo diferente com muitos recursos, exemplo a informática, que está na nossa casa e na de muitos alunos, trazendo um mundo de novidades e atrativos, desafiando o educador atual. Também, refletiremos nas possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem, no qual o professor deixa de ser o centro da informação, transformando suas práticas, trazendo o aluno para participação com seus conhecimentos e busca de respostas, fazendo trocas com os colegas, a família e entre o educador e o educando.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39557
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823633
url http://hdl.handle.net/10183/39557
identifier_str_mv 000823633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/2/000823633.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/1/000823633.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/3/000823633.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed7e455fbfb93b7b4cf5a88b3493401c
91db59497c7f416325954dbfc30bd2f3
9f8b824b1399e7b564cd6981a00cb6dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447084598296576