Desafios do professor com projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39557 |
Resumo: | Este trabalho busca as possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais. Foram utilizados entrevista com educadores que trabalham com projetos de ensino e de aprendizagem, e com profissional da supervisão escolar. Para elucidar estas questões buscou-se referencial teórico em Fernando Hernández, Paulo Freire, Celso Vasconcelos e outros. O principal objetivo da pesquisa foi buscar esclarecimentos com professores, porque trabalham com projetos diferenciados na mesma escola, muitas vezes planejando junto, mas aplicando cada profissional dentro da linha que acredita ou está acostumado. Na atualidade o professor é questionado se suas aulas estão atingindo os alunos em suas aprendizagens, pois vivemos em um tempo diferente com muitos recursos, exemplo a informática, que está na nossa casa e na de muitos alunos, trazendo um mundo de novidades e atrativos, desafiando o educador atual. Também, refletiremos nas possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem, no qual o professor deixa de ser o centro da informação, transformando suas práticas, trazendo o aluno para participação com seus conhecimentos e busca de respostas, fazendo trocas com os colegas, a família e entre o educador e o educando. |
id |
UFRGS-2_2f59a477ce0f60291562ba0630c15da4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39557 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves deCollares, Darli2012-04-25T01:23:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/39557000823633Este trabalho busca as possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais. Foram utilizados entrevista com educadores que trabalham com projetos de ensino e de aprendizagem, e com profissional da supervisão escolar. Para elucidar estas questões buscou-se referencial teórico em Fernando Hernández, Paulo Freire, Celso Vasconcelos e outros. O principal objetivo da pesquisa foi buscar esclarecimentos com professores, porque trabalham com projetos diferenciados na mesma escola, muitas vezes planejando junto, mas aplicando cada profissional dentro da linha que acredita ou está acostumado. Na atualidade o professor é questionado se suas aulas estão atingindo os alunos em suas aprendizagens, pois vivemos em um tempo diferente com muitos recursos, exemplo a informática, que está na nossa casa e na de muitos alunos, trazendo um mundo de novidades e atrativos, desafiando o educador atual. Também, refletiremos nas possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem, no qual o professor deixa de ser o centro da informação, transformando suas práticas, trazendo o aluno para participação com seus conhecimentos e busca de respostas, fazendo trocas com os colegas, a família e entre o educador e o educando.application/pdfporProjetoPlanejamentoProfessorPerfilInovação educacionalDesafios do professor com projetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823633.pdf.txt000823633.pdf.txtExtracted Texttext/plain61292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/2/000823633.pdf.txted7e455fbfb93b7b4cf5a88b3493401cMD52ORIGINAL000823633.pdf000823633.pdfTexto completoapplication/pdf344934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/1/000823633.pdf91db59497c7f416325954dbfc30bd2f3MD51THUMBNAIL000823633.pdf.jpg000823633.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/3/000823633.pdf.jpg9f8b824b1399e7b564cd6981a00cb6dcMD5310183/395572018-10-10 08:17:37.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39557Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios do professor com projetos |
title |
Desafios do professor com projetos |
spellingShingle |
Desafios do professor com projetos Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de Projeto Planejamento Professor Perfil Inovação educacional |
title_short |
Desafios do professor com projetos |
title_full |
Desafios do professor com projetos |
title_fullStr |
Desafios do professor com projetos |
title_full_unstemmed |
Desafios do professor com projetos |
title_sort |
Desafios do professor com projetos |
author |
Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de |
author_facet |
Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Jaqueline Espíndola Gonçalves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Planejamento Professor Perfil Inovação educacional |
topic |
Projeto Planejamento Professor Perfil Inovação educacional |
description |
Este trabalho busca as possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem nas séries iniciais. Foram utilizados entrevista com educadores que trabalham com projetos de ensino e de aprendizagem, e com profissional da supervisão escolar. Para elucidar estas questões buscou-se referencial teórico em Fernando Hernández, Paulo Freire, Celso Vasconcelos e outros. O principal objetivo da pesquisa foi buscar esclarecimentos com professores, porque trabalham com projetos diferenciados na mesma escola, muitas vezes planejando junto, mas aplicando cada profissional dentro da linha que acredita ou está acostumado. Na atualidade o professor é questionado se suas aulas estão atingindo os alunos em suas aprendizagens, pois vivemos em um tempo diferente com muitos recursos, exemplo a informática, que está na nossa casa e na de muitos alunos, trazendo um mundo de novidades e atrativos, desafiando o educador atual. Também, refletiremos nas possibilidades do professor desenvolver suas aulas com Projetos de Aprendizagem, no qual o professor deixa de ser o centro da informação, transformando suas práticas, trazendo o aluno para participação com seus conhecimentos e busca de respostas, fazendo trocas com os colegas, a família e entre o educador e o educando. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-25T01:23:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39557 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823633 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39557 |
identifier_str_mv |
000823633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/2/000823633.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/1/000823633.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39557/3/000823633.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed7e455fbfb93b7b4cf5a88b3493401c 91db59497c7f416325954dbfc30bd2f3 9f8b824b1399e7b564cd6981a00cb6dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447084598296576 |