Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Nathália Lausch
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258947
Resumo: Este trabalho aborda a possibilidade de uma educação política dentro do contexto prisional. O principal objetivo é compreender, a partir dos conceitos de Educação Política e Educação Bancária, se as práticas pedagógicas das escolas prisionais do Rio Grande do Sul inspiram uma educação política ou bancária, e os efeitos disso para a construção de uma cultura política cívica. Para atingir tal objetivo, primeiramente foi feito um mapeamento das políticas públicas estaduais voltadas para a educação prisional, bem como das instituições prisionais que oferecem a possibilidade de educação formal às pessoas em privação de liberdade no RS. Em seguida, foi desenvolvida uma análise das observações que fiz durante meu trabalho de campo no Núcleo Estadual de Educação para Jovens e Adultos Nelson Mandela, vinculado à Penitenciária de Canoas. A partir destes resultados, foram conduzidas entrevistas com os setores pedagógicos de três outras escolas prisionais no intuito de investigar semelhanças e diferenças entre as suas práticas pedagógicas e as averiguadas no NEEJA Nelson Mandela. Por fim, foi entrevistado o coordenador do projeto de extensão Conhecimento Livre na Cela de Aula, atividade desenvolvida com apoio da UFRGS na escola da Penitenciária de Canoas. Em suma, os dados coletados permitem concluir que a educação prisional gaúcha, assim como a educação básica de forma geral, carece de recursos e formação pedagógica, o que prejudica a prática de uma educação política nesses ambientes. Além disso, em algumas instituições prevalece a visão tradicional e bancária sobre o papel social da escola. Neste sentido, tendo em vista a importância da escola como agente de socialização política - principalmente no ambiente prisional, onde a educação é o principal meio de contato com o mundo externo -, é imprescindível que a educação em prisões receba mais visibilidade através de pesquisas e projetos que fomentem uma pedagogia crítica, capaz de estimular o fortalecimento dos valores democráticos e influenciar positivamente a cultura política do país.
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A partir destes resultados, foram conduzidas entrevistas com os setores pedagógicos de três outras escolas prisionais no intuito de investigar semelhanças e diferenças entre as suas práticas pedagógicas e as averiguadas no NEEJA Nelson Mandela. Por fim, foi entrevistado o coordenador do projeto de extensão Conhecimento Livre na Cela de Aula, atividade desenvolvida com apoio da UFRGS na escola da Penitenciária de Canoas. Em suma, os dados coletados permitem concluir que a educação prisional gaúcha, assim como a educação básica de forma geral, carece de recursos e formação pedagógica, o que prejudica a prática de uma educação política nesses ambientes. Além disso, em algumas instituições prevalece a visão tradicional e bancária sobre o papel social da escola. Neste sentido, tendo em vista a importância da escola como agente de socialização política - principalmente no ambiente prisional, onde a educação é o principal meio de contato com o mundo externo -, é imprescindível que a educação em prisões receba mais visibilidade através de pesquisas e projetos que fomentem uma pedagogia crítica, capaz de estimular o fortalecimento dos valores democráticos e influenciar positivamente a cultura política do país.This paper approaches the possibility of a political education in the prison context. The main goal is to comprehend, from the concepts of Political Education and Banking Education, if the pedagogical practices of prison schools of Rio Grande do Sul inspire a political or banking model of education, and the effects of this fact to build a civic political culture. In order to do that, we approached the subject based on the theories of political culture and socialization, along with a brief literature review about prison education and a contextualization about the reality of the Brazilian prison system. Utilizing qualitative protocol, we collected the data from a mapping of the state’s public policies about prison education, as well as of the prison institutions which offer the possibility of formal education to incarcerated people in RS. Then, we developed an analysis of the field observations from my visit to a prison school. From these results, we conducted in-depth interviews with the pedagogical sectors of three other prison schools. Finally, we interviewed the coordinator of the extension project Open Knowledge In the Prison Classroom, an activity developed with the support of UFRGS at the Canoas Penitentiary. To resume, the collected data allowed us to conclude that Rio Grande do Sul’s prison education, as well as the state’s basic education in general, lacks resources and pedagogical preparation, which undermines the practice of a political education in those environments. Besides that, there are institutions where the traditional and banking perspective about the social role of school prevails. In this context, given the importance of school as an agent of political socialization - especially in the prison environment, where education is the main point of contact with the outside world -, it is important that prison education receives more visibility through researches and projects which foster a critical pedagogy, capable of stimulating democratic values and positively influencing the country’s political culture.application/pdfporCultura políticaSocialização políticaEducação prisionalEducação políticaPolitical CulturePolitical socializationPrisional educationPolitical educationSocialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171085.pdf.txt001171085.pdf.txtExtracted Texttext/plain141155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258947/2/001171085.pdf.txtf611fdf186f2195f3db6a2f0de74c30aMD52ORIGINAL001171085.pdfTexto completoapplication/pdf448361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258947/1/001171085.pdf95c42597ca161a2fab2b757e0ee51876MD5110183/2589472023-06-13 03:27:58.940351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-13T06:27:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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