Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Nathália Lausch
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258947
Resumo: Este trabalho aborda a possibilidade de uma educação política dentro do contexto prisional. O principal objetivo é compreender, a partir dos conceitos de Educação Política e Educação Bancária, se as práticas pedagógicas das escolas prisionais do Rio Grande do Sul inspiram uma educação política ou bancária, e os efeitos disso para a construção de uma cultura política cívica. Para atingir tal objetivo, primeiramente foi feito um mapeamento das políticas públicas estaduais voltadas para a educação prisional, bem como das instituições prisionais que oferecem a possibilidade de educação formal às pessoas em privação de liberdade no RS. Em seguida, foi desenvolvida uma análise das observações que fiz durante meu trabalho de campo no Núcleo Estadual de Educação para Jovens e Adultos Nelson Mandela, vinculado à Penitenciária de Canoas. A partir destes resultados, foram conduzidas entrevistas com os setores pedagógicos de três outras escolas prisionais no intuito de investigar semelhanças e diferenças entre as suas práticas pedagógicas e as averiguadas no NEEJA Nelson Mandela. Por fim, foi entrevistado o coordenador do projeto de extensão Conhecimento Livre na Cela de Aula, atividade desenvolvida com apoio da UFRGS na escola da Penitenciária de Canoas. Em suma, os dados coletados permitem concluir que a educação prisional gaúcha, assim como a educação básica de forma geral, carece de recursos e formação pedagógica, o que prejudica a prática de uma educação política nesses ambientes. Além disso, em algumas instituições prevalece a visão tradicional e bancária sobre o papel social da escola. Neste sentido, tendo em vista a importância da escola como agente de socialização política - principalmente no ambiente prisional, onde a educação é o principal meio de contato com o mundo externo -, é imprescindível que a educação em prisões receba mais visibilidade através de pesquisas e projetos que fomentem uma pedagogia crítica, capaz de estimular o fortalecimento dos valores democráticos e influenciar positivamente a cultura política do país.
id UFRGS-2_2ffa6361a3554e2f1b9932b674825c2e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santana, Nathália LauschMorais, Jennifer Azambuja de2023-06-12T03:25:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/258947001171085Este trabalho aborda a possibilidade de uma educação política dentro do contexto prisional. O principal objetivo é compreender, a partir dos conceitos de Educação Política e Educação Bancária, se as práticas pedagógicas das escolas prisionais do Rio Grande do Sul inspiram uma educação política ou bancária, e os efeitos disso para a construção de uma cultura política cívica. Para atingir tal objetivo, primeiramente foi feito um mapeamento das políticas públicas estaduais voltadas para a educação prisional, bem como das instituições prisionais que oferecem a possibilidade de educação formal às pessoas em privação de liberdade no RS. Em seguida, foi desenvolvida uma análise das observações que fiz durante meu trabalho de campo no Núcleo Estadual de Educação para Jovens e Adultos Nelson Mandela, vinculado à Penitenciária de Canoas. A partir destes resultados, foram conduzidas entrevistas com os setores pedagógicos de três outras escolas prisionais no intuito de investigar semelhanças e diferenças entre as suas práticas pedagógicas e as averiguadas no NEEJA Nelson Mandela. Por fim, foi entrevistado o coordenador do projeto de extensão Conhecimento Livre na Cela de Aula, atividade desenvolvida com apoio da UFRGS na escola da Penitenciária de Canoas. Em suma, os dados coletados permitem concluir que a educação prisional gaúcha, assim como a educação básica de forma geral, carece de recursos e formação pedagógica, o que prejudica a prática de uma educação política nesses ambientes. Além disso, em algumas instituições prevalece a visão tradicional e bancária sobre o papel social da escola. Neste sentido, tendo em vista a importância da escola como agente de socialização política - principalmente no ambiente prisional, onde a educação é o principal meio de contato com o mundo externo -, é imprescindível que a educação em prisões receba mais visibilidade através de pesquisas e projetos que fomentem uma pedagogia crítica, capaz de estimular o fortalecimento dos valores democráticos e influenciar positivamente a cultura política do país.This paper approaches the possibility of a political education in the prison context. The main goal is to comprehend, from the concepts of Political Education and Banking Education, if the pedagogical practices of prison schools of Rio Grande do Sul inspire a political or banking model of education, and the effects of this fact to build a civic political culture. In order to do that, we approached the subject based on the theories of political culture and socialization, along with a brief literature review about prison education and a contextualization about the reality of the Brazilian prison system. Utilizing qualitative protocol, we collected the data from a mapping of the state’s public policies about prison education, as well as of the prison institutions which offer the possibility of formal education to incarcerated people in RS. Then, we developed an analysis of the field observations from my visit to a prison school. From these results, we conducted in-depth interviews with the pedagogical sectors of three other prison schools. Finally, we interviewed the coordinator of the extension project Open Knowledge In the Prison Classroom, an activity developed with the support of UFRGS at the Canoas Penitentiary. To resume, the collected data allowed us to conclude that Rio Grande do Sul’s prison education, as well as the state’s basic education in general, lacks resources and pedagogical preparation, which undermines the practice of a political education in those environments. Besides that, there are institutions where the traditional and banking perspective about the social role of school prevails. In this context, given the importance of school as an agent of political socialization - especially in the prison environment, where education is the main point of contact with the outside world -, it is important that prison education receives more visibility through researches and projects which foster a critical pedagogy, capable of stimulating democratic values and positively influencing the country’s political culture.application/pdfporCultura políticaSocialização políticaEducação prisionalEducação políticaPolitical CulturePolitical socializationPrisional educationPolitical educationSocialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171085.pdf.txt001171085.pdf.txtExtracted Texttext/plain141155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258947/2/001171085.pdf.txtf611fdf186f2195f3db6a2f0de74c30aMD52ORIGINAL001171085.pdfTexto completoapplication/pdf448361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258947/1/001171085.pdf95c42597ca161a2fab2b757e0ee51876MD5110183/2589472023-06-13 03:27:58.940351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-13T06:27:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática
title Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática
spellingShingle Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática
Santana, Nathália Lausch
Cultura política
Socialização política
Educação prisional
Educação política
Political Culture
Political socialization
Prisional education
Political education
title_short Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática
title_full Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática
title_fullStr Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática
title_full_unstemmed Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática
title_sort Socialização política no contexto da educação prisional : a importância da escola para a construção de uma cultura política democrática
author Santana, Nathália Lausch
author_facet Santana, Nathália Lausch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Nathália Lausch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Jennifer Azambuja de
contributor_str_mv Morais, Jennifer Azambuja de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura política
Socialização política
Educação prisional
Educação política
topic Cultura política
Socialização política
Educação prisional
Educação política
Political Culture
Political socialization
Prisional education
Political education
dc.subject.eng.fl_str_mv Political Culture
Political socialization
Prisional education
Political education
description Este trabalho aborda a possibilidade de uma educação política dentro do contexto prisional. O principal objetivo é compreender, a partir dos conceitos de Educação Política e Educação Bancária, se as práticas pedagógicas das escolas prisionais do Rio Grande do Sul inspiram uma educação política ou bancária, e os efeitos disso para a construção de uma cultura política cívica. Para atingir tal objetivo, primeiramente foi feito um mapeamento das políticas públicas estaduais voltadas para a educação prisional, bem como das instituições prisionais que oferecem a possibilidade de educação formal às pessoas em privação de liberdade no RS. Em seguida, foi desenvolvida uma análise das observações que fiz durante meu trabalho de campo no Núcleo Estadual de Educação para Jovens e Adultos Nelson Mandela, vinculado à Penitenciária de Canoas. A partir destes resultados, foram conduzidas entrevistas com os setores pedagógicos de três outras escolas prisionais no intuito de investigar semelhanças e diferenças entre as suas práticas pedagógicas e as averiguadas no NEEJA Nelson Mandela. Por fim, foi entrevistado o coordenador do projeto de extensão Conhecimento Livre na Cela de Aula, atividade desenvolvida com apoio da UFRGS na escola da Penitenciária de Canoas. Em suma, os dados coletados permitem concluir que a educação prisional gaúcha, assim como a educação básica de forma geral, carece de recursos e formação pedagógica, o que prejudica a prática de uma educação política nesses ambientes. Além disso, em algumas instituições prevalece a visão tradicional e bancária sobre o papel social da escola. Neste sentido, tendo em vista a importância da escola como agente de socialização política - principalmente no ambiente prisional, onde a educação é o principal meio de contato com o mundo externo -, é imprescindível que a educação em prisões receba mais visibilidade através de pesquisas e projetos que fomentem uma pedagogia crítica, capaz de estimular o fortalecimento dos valores democráticos e influenciar positivamente a cultura política do país.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-12T03:25:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258947
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171085
url http://hdl.handle.net/10183/258947
identifier_str_mv 001171085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258947/2/001171085.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258947/1/001171085.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f611fdf186f2195f3db6a2f0de74c30a
95c42597ca161a2fab2b757e0ee51876
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447342321500160