Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolla, Stephanie Ma
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103342
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender as trajetórias de trabalho dispostas nos memoriais formativos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Este estudo surgiu a partir das práticas realizadas durante o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso que visa analisar memoriais formativos produzidos pelos alunos da EJA do CAp/UFRGS. Os memoriais foram o principal instrumento de coleta de dados, tendo como metodologia analítica empregada a análise de conteúdo. O trabalho referenciou-se em outros estudos sobre a inter-relação entre Educação e Trabalho, sobre o perfil do estudante da EJA, além da Legislação sobre a EJA no Brasil. Foram categorias de análise: de forma mais ampla, as relações que os estudantes estabelecem com o mundo trabalho. De forma mais específica foram tematizados fatores relacionados ao trabalho infanto-juvenil e aos movimentos migratórios como motivos das dificuldades de concluir sua escolarização. Os depoimentos indicam, nesta apreciação inicial, o trabalho como uma das principais forças motivadoras das decisões e acontecimentos da vida de cada um. Expressam, também, que o retorno à escola na idade adulta se associa ao tempo disponibilizado e ao incentivo das chefias, através do projeto da EDUFRGS/PROGESP, para dedicar-se aos estudos e concluir a escolarização.
id UFRGS-2_30566a80dd4a1a34617667e118868d38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103342
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rolla, Stephanie MaAlves, Evandro2014-09-17T02:12:06Z2014http://hdl.handle.net/10183/103342000937005O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender as trajetórias de trabalho dispostas nos memoriais formativos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Este estudo surgiu a partir das práticas realizadas durante o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso que visa analisar memoriais formativos produzidos pelos alunos da EJA do CAp/UFRGS. Os memoriais foram o principal instrumento de coleta de dados, tendo como metodologia analítica empregada a análise de conteúdo. O trabalho referenciou-se em outros estudos sobre a inter-relação entre Educação e Trabalho, sobre o perfil do estudante da EJA, além da Legislação sobre a EJA no Brasil. Foram categorias de análise: de forma mais ampla, as relações que os estudantes estabelecem com o mundo trabalho. De forma mais específica foram tematizados fatores relacionados ao trabalho infanto-juvenil e aos movimentos migratórios como motivos das dificuldades de concluir sua escolarização. Os depoimentos indicam, nesta apreciação inicial, o trabalho como uma das principais forças motivadoras das decisões e acontecimentos da vida de cada um. Expressam, também, que o retorno à escola na idade adulta se associa ao tempo disponibilizado e ao incentivo das chefias, através do projeto da EDUFRGS/PROGESP, para dedicar-se aos estudos e concluir a escolarização.application/pdfporEducação de jovens e adultosTrabalhoColégio de AplicaçãoMemorialUniversidade Federal do Rio Grande do Sul.Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937005.pdf000937005.pdfTexto completoapplication/pdf770190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/1/000937005.pdf32c4c14d662247fb895ce6ec5586ed38MD51TEXT000937005.pdf.txt000937005.pdf.txtExtracted Texttext/plain89661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/2/000937005.pdf.txt539c4fb542b5e4d089543b180b54ea01MD52THUMBNAIL000937005.pdf.jpg000937005.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/3/000937005.pdf.jpga55e0ffc78c9ed184c79d290e562d60aMD5310183/1033422018-10-24 08:53:27.236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103342Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:53:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
title Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
spellingShingle Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
Rolla, Stephanie Ma
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Colégio de Aplicação
Memorial
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
title_short Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
title_full Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
title_fullStr Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
title_full_unstemmed Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
title_sort Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
author Rolla, Stephanie Ma
author_facet Rolla, Stephanie Ma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolla, Stephanie Ma
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Trabalho
Colégio de Aplicação
Memorial
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
topic Educação de jovens e adultos
Trabalho
Colégio de Aplicação
Memorial
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender as trajetórias de trabalho dispostas nos memoriais formativos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Este estudo surgiu a partir das práticas realizadas durante o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso que visa analisar memoriais formativos produzidos pelos alunos da EJA do CAp/UFRGS. Os memoriais foram o principal instrumento de coleta de dados, tendo como metodologia analítica empregada a análise de conteúdo. O trabalho referenciou-se em outros estudos sobre a inter-relação entre Educação e Trabalho, sobre o perfil do estudante da EJA, além da Legislação sobre a EJA no Brasil. Foram categorias de análise: de forma mais ampla, as relações que os estudantes estabelecem com o mundo trabalho. De forma mais específica foram tematizados fatores relacionados ao trabalho infanto-juvenil e aos movimentos migratórios como motivos das dificuldades de concluir sua escolarização. Os depoimentos indicam, nesta apreciação inicial, o trabalho como uma das principais forças motivadoras das decisões e acontecimentos da vida de cada um. Expressam, também, que o retorno à escola na idade adulta se associa ao tempo disponibilizado e ao incentivo das chefias, através do projeto da EDUFRGS/PROGESP, para dedicar-se aos estudos e concluir a escolarização.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:12:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103342
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937005
url http://hdl.handle.net/10183/103342
identifier_str_mv 000937005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/1/000937005.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/2/000937005.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/3/000937005.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32c4c14d662247fb895ce6ec5586ed38
539c4fb542b5e4d089543b180b54ea01
a55e0ffc78c9ed184c79d290e562d60a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224472629346304