Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103342 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender as trajetórias de trabalho dispostas nos memoriais formativos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Este estudo surgiu a partir das práticas realizadas durante o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso que visa analisar memoriais formativos produzidos pelos alunos da EJA do CAp/UFRGS. Os memoriais foram o principal instrumento de coleta de dados, tendo como metodologia analítica empregada a análise de conteúdo. O trabalho referenciou-se em outros estudos sobre a inter-relação entre Educação e Trabalho, sobre o perfil do estudante da EJA, além da Legislação sobre a EJA no Brasil. Foram categorias de análise: de forma mais ampla, as relações que os estudantes estabelecem com o mundo trabalho. De forma mais específica foram tematizados fatores relacionados ao trabalho infanto-juvenil e aos movimentos migratórios como motivos das dificuldades de concluir sua escolarização. Os depoimentos indicam, nesta apreciação inicial, o trabalho como uma das principais forças motivadoras das decisões e acontecimentos da vida de cada um. Expressam, também, que o retorno à escola na idade adulta se associa ao tempo disponibilizado e ao incentivo das chefias, através do projeto da EDUFRGS/PROGESP, para dedicar-se aos estudos e concluir a escolarização. |
id |
UFRGS-2_30566a80dd4a1a34617667e118868d38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103342 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rolla, Stephanie MaAlves, Evandro2014-09-17T02:12:06Z2014http://hdl.handle.net/10183/103342000937005O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender as trajetórias de trabalho dispostas nos memoriais formativos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Este estudo surgiu a partir das práticas realizadas durante o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso que visa analisar memoriais formativos produzidos pelos alunos da EJA do CAp/UFRGS. Os memoriais foram o principal instrumento de coleta de dados, tendo como metodologia analítica empregada a análise de conteúdo. O trabalho referenciou-se em outros estudos sobre a inter-relação entre Educação e Trabalho, sobre o perfil do estudante da EJA, além da Legislação sobre a EJA no Brasil. Foram categorias de análise: de forma mais ampla, as relações que os estudantes estabelecem com o mundo trabalho. De forma mais específica foram tematizados fatores relacionados ao trabalho infanto-juvenil e aos movimentos migratórios como motivos das dificuldades de concluir sua escolarização. Os depoimentos indicam, nesta apreciação inicial, o trabalho como uma das principais forças motivadoras das decisões e acontecimentos da vida de cada um. Expressam, também, que o retorno à escola na idade adulta se associa ao tempo disponibilizado e ao incentivo das chefias, através do projeto da EDUFRGS/PROGESP, para dedicar-se aos estudos e concluir a escolarização.application/pdfporEducação de jovens e adultosTrabalhoColégio de AplicaçãoMemorialUniversidade Federal do Rio Grande do Sul.Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937005.pdf000937005.pdfTexto completoapplication/pdf770190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/1/000937005.pdf32c4c14d662247fb895ce6ec5586ed38MD51TEXT000937005.pdf.txt000937005.pdf.txtExtracted Texttext/plain89661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/2/000937005.pdf.txt539c4fb542b5e4d089543b180b54ea01MD52THUMBNAIL000937005.pdf.jpg000937005.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/3/000937005.pdf.jpga55e0ffc78c9ed184c79d290e562d60aMD5310183/1033422018-10-24 08:53:27.236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103342Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:53:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação |
title |
Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação |
spellingShingle |
Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação Rolla, Stephanie Ma Educação de jovens e adultos Trabalho Colégio de Aplicação Memorial Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
title_short |
Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação |
title_full |
Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação |
title_fullStr |
Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação |
title_sort |
Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação |
author |
Rolla, Stephanie Ma |
author_facet |
Rolla, Stephanie Ma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolla, Stephanie Ma |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Trabalho Colégio de Aplicação Memorial Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
topic |
Educação de jovens e adultos Trabalho Colégio de Aplicação Memorial Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender as trajetórias de trabalho dispostas nos memoriais formativos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Este estudo surgiu a partir das práticas realizadas durante o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso que visa analisar memoriais formativos produzidos pelos alunos da EJA do CAp/UFRGS. Os memoriais foram o principal instrumento de coleta de dados, tendo como metodologia analítica empregada a análise de conteúdo. O trabalho referenciou-se em outros estudos sobre a inter-relação entre Educação e Trabalho, sobre o perfil do estudante da EJA, além da Legislação sobre a EJA no Brasil. Foram categorias de análise: de forma mais ampla, as relações que os estudantes estabelecem com o mundo trabalho. De forma mais específica foram tematizados fatores relacionados ao trabalho infanto-juvenil e aos movimentos migratórios como motivos das dificuldades de concluir sua escolarização. Os depoimentos indicam, nesta apreciação inicial, o trabalho como uma das principais forças motivadoras das decisões e acontecimentos da vida de cada um. Expressam, também, que o retorno à escola na idade adulta se associa ao tempo disponibilizado e ao incentivo das chefias, através do projeto da EDUFRGS/PROGESP, para dedicar-se aos estudos e concluir a escolarização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-17T02:12:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103342 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937005 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103342 |
identifier_str_mv |
000937005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/1/000937005.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/2/000937005.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103342/3/000937005.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32c4c14d662247fb895ce6ec5586ed38 539c4fb542b5e4d089543b180b54ea01 a55e0ffc78c9ed184c79d290e562d60a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224472629346304 |