O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Napp, Rafaela Zambra
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17911
Resumo: As questões referentes à diferença e à alteridade à luz da teoria psicanalítica lacaniana e de alguns autores do campo da educação são os eixos norteador do presente trabalho monográfico, que pretende discutir os aspectos constituintes da subjetividade e sua íntima relação com as individualidades de cada sujeito. Assim como, procura refletir sobre a forma que a diferença é produzida de maneira particular no encontro com o outro e seus outros e os reflexos nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um trabalho qualitativo que se originou a partir de estudos de caso experenciados no encontro com diferentes sujeitos, que sob a óptica da normalização apresentavam alguma "deficiência", que pôde ser (des) construída e (re) pensada nos seus aspectos significantes que conduziram a pontos comuns referenciados anteriormente. O estudo indicou a (im)possibilidade de um fazer educativo para todos indivíduos na atual realidade dos espaços escolares. Uma escola que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. É preciso repensar as práticas educativas que buscam a homogeneidade dos indivíduos e, principalmente, reconhecer a produção da diferença nos encontros de alteridade que se constituem ou não entre educador e educando, salientando a importância da interlocução dessas relações com os processos de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_306303285653edfeb0e5f994e7fac446
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17911
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Napp, Rafaela ZambraMoschen, Simone ZanonSimoni, Ana Carolina Rios2009-12-12T04:15:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/17911000726084As questões referentes à diferença e à alteridade à luz da teoria psicanalítica lacaniana e de alguns autores do campo da educação são os eixos norteador do presente trabalho monográfico, que pretende discutir os aspectos constituintes da subjetividade e sua íntima relação com as individualidades de cada sujeito. Assim como, procura refletir sobre a forma que a diferença é produzida de maneira particular no encontro com o outro e seus outros e os reflexos nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um trabalho qualitativo que se originou a partir de estudos de caso experenciados no encontro com diferentes sujeitos, que sob a óptica da normalização apresentavam alguma "deficiência", que pôde ser (des) construída e (re) pensada nos seus aspectos significantes que conduziram a pontos comuns referenciados anteriormente. O estudo indicou a (im)possibilidade de um fazer educativo para todos indivíduos na atual realidade dos espaços escolares. Uma escola que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. É preciso repensar as práticas educativas que buscam a homogeneidade dos indivíduos e, principalmente, reconhecer a produção da diferença nos encontros de alteridade que se constituem ou não entre educador e educando, salientando a importância da interlocução dessas relações com os processos de ensino e aprendizagem.application/pdfporInclusão escolarAlteridadeEducação especialDiferençaSubjetividadeO outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000726084.pdf.txt000726084.pdf.txtExtracted Texttext/plain79486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/2/000726084.pdf.txt25b7ffbc4ffe7ec585a1531dc0c8e9cdMD52ORIGINAL000726084.pdf000726084.pdfTexto completoapplication/pdf138380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/1/000726084.pdf0e840f9f9e9caf3472d2350ec2fcc6bbMD51THUMBNAIL000726084.pdf.jpg000726084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/3/000726084.pdf.jpgd57dbcd0738af9a71d107160ab555d13MD5310183/179112018-10-16 09:06:14.238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:06:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
title O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
spellingShingle O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
Napp, Rafaela Zambra
Inclusão escolar
Alteridade
Educação especial
Diferença
Subjetividade
title_short O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
title_full O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
title_fullStr O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
title_full_unstemmed O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
title_sort O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
author Napp, Rafaela Zambra
author_facet Napp, Rafaela Zambra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Napp, Rafaela Zambra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moschen, Simone Zanon
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Simoni, Ana Carolina Rios
contributor_str_mv Moschen, Simone Zanon
Simoni, Ana Carolina Rios
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Alteridade
Educação especial
Diferença
Subjetividade
topic Inclusão escolar
Alteridade
Educação especial
Diferença
Subjetividade
description As questões referentes à diferença e à alteridade à luz da teoria psicanalítica lacaniana e de alguns autores do campo da educação são os eixos norteador do presente trabalho monográfico, que pretende discutir os aspectos constituintes da subjetividade e sua íntima relação com as individualidades de cada sujeito. Assim como, procura refletir sobre a forma que a diferença é produzida de maneira particular no encontro com o outro e seus outros e os reflexos nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um trabalho qualitativo que se originou a partir de estudos de caso experenciados no encontro com diferentes sujeitos, que sob a óptica da normalização apresentavam alguma "deficiência", que pôde ser (des) construída e (re) pensada nos seus aspectos significantes que conduziram a pontos comuns referenciados anteriormente. O estudo indicou a (im)possibilidade de um fazer educativo para todos indivíduos na atual realidade dos espaços escolares. Uma escola que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. É preciso repensar as práticas educativas que buscam a homogeneidade dos indivíduos e, principalmente, reconhecer a produção da diferença nos encontros de alteridade que se constituem ou não entre educador e educando, salientando a importância da interlocução dessas relações com os processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-12T04:15:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17911
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000726084
url http://hdl.handle.net/10183/17911
identifier_str_mv 000726084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/2/000726084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/1/000726084.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/3/000726084.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25b7ffbc4ffe7ec585a1531dc0c8e9cd
0e840f9f9e9caf3472d2350ec2fcc6bb
d57dbcd0738af9a71d107160ab555d13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447031663034368