O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17911 |
Resumo: | As questões referentes à diferença e à alteridade à luz da teoria psicanalítica lacaniana e de alguns autores do campo da educação são os eixos norteador do presente trabalho monográfico, que pretende discutir os aspectos constituintes da subjetividade e sua íntima relação com as individualidades de cada sujeito. Assim como, procura refletir sobre a forma que a diferença é produzida de maneira particular no encontro com o outro e seus outros e os reflexos nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um trabalho qualitativo que se originou a partir de estudos de caso experenciados no encontro com diferentes sujeitos, que sob a óptica da normalização apresentavam alguma "deficiência", que pôde ser (des) construída e (re) pensada nos seus aspectos significantes que conduziram a pontos comuns referenciados anteriormente. O estudo indicou a (im)possibilidade de um fazer educativo para todos indivíduos na atual realidade dos espaços escolares. Uma escola que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. É preciso repensar as práticas educativas que buscam a homogeneidade dos indivíduos e, principalmente, reconhecer a produção da diferença nos encontros de alteridade que se constituem ou não entre educador e educando, salientando a importância da interlocução dessas relações com os processos de ensino e aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_306303285653edfeb0e5f994e7fac446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17911 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Napp, Rafaela ZambraMoschen, Simone ZanonSimoni, Ana Carolina Rios2009-12-12T04:15:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/17911000726084As questões referentes à diferença e à alteridade à luz da teoria psicanalítica lacaniana e de alguns autores do campo da educação são os eixos norteador do presente trabalho monográfico, que pretende discutir os aspectos constituintes da subjetividade e sua íntima relação com as individualidades de cada sujeito. Assim como, procura refletir sobre a forma que a diferença é produzida de maneira particular no encontro com o outro e seus outros e os reflexos nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um trabalho qualitativo que se originou a partir de estudos de caso experenciados no encontro com diferentes sujeitos, que sob a óptica da normalização apresentavam alguma "deficiência", que pôde ser (des) construída e (re) pensada nos seus aspectos significantes que conduziram a pontos comuns referenciados anteriormente. O estudo indicou a (im)possibilidade de um fazer educativo para todos indivíduos na atual realidade dos espaços escolares. Uma escola que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. É preciso repensar as práticas educativas que buscam a homogeneidade dos indivíduos e, principalmente, reconhecer a produção da diferença nos encontros de alteridade que se constituem ou não entre educador e educando, salientando a importância da interlocução dessas relações com os processos de ensino e aprendizagem.application/pdfporInclusão escolarAlteridadeEducação especialDiferençaSubjetividadeO outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000726084.pdf.txt000726084.pdf.txtExtracted Texttext/plain79486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/2/000726084.pdf.txt25b7ffbc4ffe7ec585a1531dc0c8e9cdMD52ORIGINAL000726084.pdf000726084.pdfTexto completoapplication/pdf138380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/1/000726084.pdf0e840f9f9e9caf3472d2350ec2fcc6bbMD51THUMBNAIL000726084.pdf.jpg000726084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/3/000726084.pdf.jpgd57dbcd0738af9a71d107160ab555d13MD5310183/179112018-10-16 09:06:14.238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:06:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola |
title |
O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola |
spellingShingle |
O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola Napp, Rafaela Zambra Inclusão escolar Alteridade Educação especial Diferença Subjetividade |
title_short |
O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola |
title_full |
O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola |
title_fullStr |
O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola |
title_full_unstemmed |
O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola |
title_sort |
O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola |
author |
Napp, Rafaela Zambra |
author_facet |
Napp, Rafaela Zambra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Napp, Rafaela Zambra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moschen, Simone Zanon |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Simoni, Ana Carolina Rios |
contributor_str_mv |
Moschen, Simone Zanon Simoni, Ana Carolina Rios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Alteridade Educação especial Diferença Subjetividade |
topic |
Inclusão escolar Alteridade Educação especial Diferença Subjetividade |
description |
As questões referentes à diferença e à alteridade à luz da teoria psicanalítica lacaniana e de alguns autores do campo da educação são os eixos norteador do presente trabalho monográfico, que pretende discutir os aspectos constituintes da subjetividade e sua íntima relação com as individualidades de cada sujeito. Assim como, procura refletir sobre a forma que a diferença é produzida de maneira particular no encontro com o outro e seus outros e os reflexos nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um trabalho qualitativo que se originou a partir de estudos de caso experenciados no encontro com diferentes sujeitos, que sob a óptica da normalização apresentavam alguma "deficiência", que pôde ser (des) construída e (re) pensada nos seus aspectos significantes que conduziram a pontos comuns referenciados anteriormente. O estudo indicou a (im)possibilidade de um fazer educativo para todos indivíduos na atual realidade dos espaços escolares. Uma escola que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. É preciso repensar as práticas educativas que buscam a homogeneidade dos indivíduos e, principalmente, reconhecer a produção da diferença nos encontros de alteridade que se constituem ou não entre educador e educando, salientando a importância da interlocução dessas relações com os processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-12-12T04:15:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17911 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000726084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17911 |
identifier_str_mv |
000726084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/2/000726084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/1/000726084.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17911/3/000726084.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25b7ffbc4ffe7ec585a1531dc0c8e9cd 0e840f9f9e9caf3472d2350ec2fcc6bb d57dbcd0738af9a71d107160ab555d13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447031663034368 |