Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25662 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é discutir sobre o desenvolvimento da habilidade de atenção compartilhada e suas implicações para a identificação precoce do autismo. A revisão da literatura baseia-se nas teorias do desenvolvimento e em evidências empíricas. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla acerca do desenvolvimento da comunicação e do conceito de intencionalidade, na qual inserem-se as principais questões sobre a habilidade de atenção compartilhada (AC). Subseqüentemente, focaliza-se a importância da presença da habilidade de AC no repertório comportamental da criança. Argumenta-se que déficits na habilidade de AC estão entre os mais fortes preditores de comprometimento do desenvolvimento infantil, em especial do autismo. Palavras-chave: Desenvolvimento sócio-comunicativo; atenção compartilhada; autismo; identificação precoce. |
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Bosa, Cleonice Alves2010-09-11T04:20:33Z20020102-7972http://hdl.handle.net/10183/25662000325028O objetivo desse artigo é discutir sobre o desenvolvimento da habilidade de atenção compartilhada e suas implicações para a identificação precoce do autismo. A revisão da literatura baseia-se nas teorias do desenvolvimento e em evidências empíricas. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla acerca do desenvolvimento da comunicação e do conceito de intencionalidade, na qual inserem-se as principais questões sobre a habilidade de atenção compartilhada (AC). Subseqüentemente, focaliza-se a importância da presença da habilidade de AC no repertório comportamental da criança. Argumenta-se que déficits na habilidade de AC estão entre os mais fortes preditores de comprometimento do desenvolvimento infantil, em especial do autismo. Palavras-chave: Desenvolvimento sócio-comunicativo; atenção compartilhada; autismo; identificação precoce.of autism. The literature review is based on both developmental theories and empirical evidence. For this purpose, a wider discussion about the development of communication and the concept of intentionality is included within which the issues about the joint attention ability are inserted. Subsequently, the importance of the presence of the JA ability in the child's behavioral repertoire is focused. It is argued that the JA deficits are among the strongest predictors of developmental disorders, in particular of autism.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 15, n. 1 (2002), p. 77-88AutismoAtençãoSocio-communicative developmentJoint attentionAutismEarly identificationAtenção compartilhada e identificação precoce do autismoJoint attention and early identification of autism info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000325028.pdf.txt000325028.pdf.txtExtracted Texttext/plain69437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25662/2/000325028.pdf.txt0e8bd2161087b8c0463a5215c1f8ba4eMD52ORIGINAL000325028.pdf000325028.pdfTexto completoapplication/pdf197199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25662/1/000325028.pdf4a337ff99189b8d9ed905a04b19c1ca4MD51THUMBNAIL000325028.pdf.jpg000325028.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25662/3/000325028.pdf.jpgb20d1d98864130b4808226eccc596952MD5310183/256622018-10-17 08:39:48.116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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