Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100010 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é discutir sobre o desenvolvimento da habilidade de atenção compartilhada e suas implicações para a identificação precoce do autismo. A revisão da literatura baseia-se nas teorias do desenvolvimento e em evidências empíricas. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla acerca do desenvolvimento da comunicação e do conceito de intencionalidade, na qual inserem-se as principais questões sobre a habilidade de atenção compartilhada (AC). Subseqüentemente, focaliza-se a importância da presença da habilidade de AC no repertório comportamental da criança. Argumenta-se que déficits na habilidade de AC estão entre os mais fortes preditores de comprometimento do desenvolvimento infantil, em especial do autismo. |
id |
UFRGS-5_c4e078a41a184a7c1e70d0577952a80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722002000100010 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismoDesenvolvimento sócio-comunicativoatenção compartilhadaautismoidentificação precoceO objetivo desse artigo é discutir sobre o desenvolvimento da habilidade de atenção compartilhada e suas implicações para a identificação precoce do autismo. A revisão da literatura baseia-se nas teorias do desenvolvimento e em evidências empíricas. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla acerca do desenvolvimento da comunicação e do conceito de intencionalidade, na qual inserem-se as principais questões sobre a habilidade de atenção compartilhada (AC). Subseqüentemente, focaliza-se a importância da presença da habilidade de AC no repertório comportamental da criança. Argumenta-se que déficits na habilidade de AC estão entre os mais fortes preditores de comprometimento do desenvolvimento infantil, em especial do autismo.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100010Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.1 2002reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722002000100010info:eu-repo/semantics/openAccessBosa,Cleonicepor2002-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722002000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-11-19T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo |
title |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo |
spellingShingle |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo Bosa,Cleonice Desenvolvimento sócio-comunicativo atenção compartilhada autismo identificação precoce |
title_short |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo |
title_full |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo |
title_fullStr |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo |
title_full_unstemmed |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo |
title_sort |
Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo |
author |
Bosa,Cleonice |
author_facet |
Bosa,Cleonice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bosa,Cleonice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sócio-comunicativo atenção compartilhada autismo identificação precoce |
topic |
Desenvolvimento sócio-comunicativo atenção compartilhada autismo identificação precoce |
description |
O objetivo desse artigo é discutir sobre o desenvolvimento da habilidade de atenção compartilhada e suas implicações para a identificação precoce do autismo. A revisão da literatura baseia-se nas teorias do desenvolvimento e em evidências empíricas. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla acerca do desenvolvimento da comunicação e do conceito de intencionalidade, na qual inserem-se as principais questões sobre a habilidade de atenção compartilhada (AC). Subseqüentemente, focaliza-se a importância da presença da habilidade de AC no repertório comportamental da criança. Argumenta-se que déficits na habilidade de AC estão entre os mais fortes preditores de comprometimento do desenvolvimento infantil, em especial do autismo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722002000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.1 2002 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134862241595392 |