Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Boabaid, Marcia Elisa Vanzin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225901
Resumo: A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As últimas aulas no Collège de France, do linguista Émile Benveniste bem como as contribuições filosóficas de Agamben (2015) sobre o ato de escrever. Por fim, a partir dos pressupostos benvenistianos de linguagem, propomos uma pedagogia de escrita-reescrita, a partir da proposição de ciclos de reescrita, com vistas a um currículo exequível para o letramento no ensino superior. Concluímos o texto enfatizando a necessidade de uma leitura detida das lições sobre escrita contidas em As últimas aulas no Collège de France, de Émile Benveniste.
id UFRGS-2_306a7567218dbe185fd8b7cb229ee6b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225901
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, SilvanaBoabaid, Marcia Elisa Vanzin2021-08-19T04:33:30Z20211980-332Xhttp://hdl.handle.net/10183/225901001130395A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As últimas aulas no Collège de France, do linguista Émile Benveniste bem como as contribuições filosóficas de Agamben (2015) sobre o ato de escrever. Por fim, a partir dos pressupostos benvenistianos de linguagem, propomos uma pedagogia de escrita-reescrita, a partir da proposição de ciclos de reescrita, com vistas a um currículo exequível para o letramento no ensino superior. Concluímos o texto enfatizando a necessidade de uma leitura detida das lições sobre escrita contidas em As últimas aulas no Collège de France, de Émile Benveniste.Academic writing has been problematized in several ways. We think of writing and rewriting as activities for the full appropriation of students in the academic space. Putting the specific focus on rewriting, we started reflection by Juchem (2018) and his proposal to rewrite for higher education from the benvenistiant theory of language; then, it is assumed a critical perspective to the work of Endruweit and Nunes (2013) from our reading of As última aulas no Collège de France, by the linguist Émile Benveniste as well as the philosophical contributions of Agamben (2015) on the act of writing. Finally, based on the benvenistian assumptions of language, we propose a pedagogy of rewriting, based on the proposal of rewriting cycles, in order to obtain a feasible curriculum for academic literacy in higher education. We conclude the text by emphasizing the need for a careful reading of the lessons on writing contained in Émile Benveniste's As últimas aulas.application/pdfporConexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 25 (jan./jun. 2021), p. [221]-237Benveniste, Emile, 1902-1976ReescritaEscritaTeoria da linguagemAcademic writingWriting pedagogyRewritingLanguage theoryReescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmicoRewriting : an always-present and a metalinguistic activity for academic literacyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130395.pdf.txt001130395.pdf.txtExtracted Texttext/plain51275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225901/2/001130395.pdf.txtc7e4804a4256867b46a00cb3cd948bb9MD52ORIGINAL001130395.pdfTexto completoapplication/pdf266236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225901/1/001130395.pdf372399f8d7b1269a7f59ed8b08b3ff71MD5110183/2259012023-09-21 03:39:47.142462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225901Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:39:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Rewriting : an always-present and a metalinguistic activity for academic literacy
title Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
spellingShingle Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
Silva, Silvana
Benveniste, Emile, 1902-1976
Reescrita
Escrita
Teoria da linguagem
Academic writing
Writing pedagogy
Rewriting
Language theory
title_short Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
title_full Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
title_fullStr Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
title_full_unstemmed Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
title_sort Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
author Silva, Silvana
author_facet Silva, Silvana
Boabaid, Marcia Elisa Vanzin
author_role author
author2 Boabaid, Marcia Elisa Vanzin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana
Boabaid, Marcia Elisa Vanzin
dc.subject.por.fl_str_mv Benveniste, Emile, 1902-1976
Reescrita
Escrita
Teoria da linguagem
topic Benveniste, Emile, 1902-1976
Reescrita
Escrita
Teoria da linguagem
Academic writing
Writing pedagogy
Rewriting
Language theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic writing
Writing pedagogy
Rewriting
Language theory
description A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As últimas aulas no Collège de France, do linguista Émile Benveniste bem como as contribuições filosóficas de Agamben (2015) sobre o ato de escrever. Por fim, a partir dos pressupostos benvenistianos de linguagem, propomos uma pedagogia de escrita-reescrita, a partir da proposição de ciclos de reescrita, com vistas a um currículo exequível para o letramento no ensino superior. Concluímos o texto enfatizando a necessidade de uma leitura detida das lições sobre escrita contidas em As últimas aulas no Collège de France, de Émile Benveniste.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-19T04:33:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225901
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-332X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130395
identifier_str_mv 1980-332X
001130395
url http://hdl.handle.net/10183/225901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Conexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 25 (jan./jun. 2021), p. [221]-237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225901/2/001130395.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225901/1/001130395.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7e4804a4256867b46a00cb3cd948bb9
372399f8d7b1269a7f59ed8b08b3ff71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033070149632