Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225901 |
Resumo: | A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As últimas aulas no Collège de France, do linguista Émile Benveniste bem como as contribuições filosóficas de Agamben (2015) sobre o ato de escrever. Por fim, a partir dos pressupostos benvenistianos de linguagem, propomos uma pedagogia de escrita-reescrita, a partir da proposição de ciclos de reescrita, com vistas a um currículo exequível para o letramento no ensino superior. Concluímos o texto enfatizando a necessidade de uma leitura detida das lições sobre escrita contidas em As últimas aulas no Collège de France, de Émile Benveniste. |
id |
UFRGS-2_306a7567218dbe185fd8b7cb229ee6b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225901 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, SilvanaBoabaid, Marcia Elisa Vanzin2021-08-19T04:33:30Z20211980-332Xhttp://hdl.handle.net/10183/225901001130395A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As últimas aulas no Collège de France, do linguista Émile Benveniste bem como as contribuições filosóficas de Agamben (2015) sobre o ato de escrever. Por fim, a partir dos pressupostos benvenistianos de linguagem, propomos uma pedagogia de escrita-reescrita, a partir da proposição de ciclos de reescrita, com vistas a um currículo exequível para o letramento no ensino superior. Concluímos o texto enfatizando a necessidade de uma leitura detida das lições sobre escrita contidas em As últimas aulas no Collège de France, de Émile Benveniste.Academic writing has been problematized in several ways. We think of writing and rewriting as activities for the full appropriation of students in the academic space. Putting the specific focus on rewriting, we started reflection by Juchem (2018) and his proposal to rewrite for higher education from the benvenistiant theory of language; then, it is assumed a critical perspective to the work of Endruweit and Nunes (2013) from our reading of As última aulas no Collège de France, by the linguist Émile Benveniste as well as the philosophical contributions of Agamben (2015) on the act of writing. Finally, based on the benvenistian assumptions of language, we propose a pedagogy of rewriting, based on the proposal of rewriting cycles, in order to obtain a feasible curriculum for academic literacy in higher education. We conclude the text by emphasizing the need for a careful reading of the lessons on writing contained in Émile Benveniste's As últimas aulas.application/pdfporConexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 25 (jan./jun. 2021), p. [221]-237Benveniste, Emile, 1902-1976ReescritaEscritaTeoria da linguagemAcademic writingWriting pedagogyRewritingLanguage theoryReescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmicoRewriting : an always-present and a metalinguistic activity for academic literacyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130395.pdf.txt001130395.pdf.txtExtracted Texttext/plain51275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225901/2/001130395.pdf.txtc7e4804a4256867b46a00cb3cd948bb9MD52ORIGINAL001130395.pdfTexto completoapplication/pdf266236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225901/1/001130395.pdf372399f8d7b1269a7f59ed8b08b3ff71MD5110183/2259012023-09-21 03:39:47.142462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225901Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:39:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Rewriting : an always-present and a metalinguistic activity for academic literacy |
title |
Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico |
spellingShingle |
Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico Silva, Silvana Benveniste, Emile, 1902-1976 Reescrita Escrita Teoria da linguagem Academic writing Writing pedagogy Rewriting Language theory |
title_short |
Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico |
title_full |
Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico |
title_fullStr |
Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico |
title_full_unstemmed |
Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico |
title_sort |
Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico |
author |
Silva, Silvana |
author_facet |
Silva, Silvana Boabaid, Marcia Elisa Vanzin |
author_role |
author |
author2 |
Boabaid, Marcia Elisa Vanzin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Silvana Boabaid, Marcia Elisa Vanzin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Benveniste, Emile, 1902-1976 Reescrita Escrita Teoria da linguagem |
topic |
Benveniste, Emile, 1902-1976 Reescrita Escrita Teoria da linguagem Academic writing Writing pedagogy Rewriting Language theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Academic writing Writing pedagogy Rewriting Language theory |
description |
A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As últimas aulas no Collège de France, do linguista Émile Benveniste bem como as contribuições filosóficas de Agamben (2015) sobre o ato de escrever. Por fim, a partir dos pressupostos benvenistianos de linguagem, propomos uma pedagogia de escrita-reescrita, a partir da proposição de ciclos de reescrita, com vistas a um currículo exequível para o letramento no ensino superior. Concluímos o texto enfatizando a necessidade de uma leitura detida das lições sobre escrita contidas em As últimas aulas no Collège de France, de Émile Benveniste. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-19T04:33:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225901 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-332X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130395 |
identifier_str_mv |
1980-332X 001130395 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Conexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 25 (jan./jun. 2021), p. [221]-237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225901/2/001130395.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225901/1/001130395.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7e4804a4256867b46a00cb3cd948bb9 372399f8d7b1269a7f59ed8b08b3ff71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447763529236480 |