Reescrita : um sempre-presente e uma atividade metalinguística para o letramento acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Boabaid, Marcia Elisa Vanzin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225901
Resumo: A escrita acadêmica tem sido problematizada de diversas formas. Nos propomos a pensar a escrita e a reescrita como atividades em prol da plena apropriação dos alunos do espaço acadêmico. Colocando o foco específico na reescrita, iniciamos nossa reflexão por Juchem (2018) e sua proposta de reescrita para o ensino superior a partir da teoria benvenistiana de linguagem; em seguida, nos valemos de uma perspectiva crítica ao trabalho de Endruweit e Nunes (2013) a partir de nossa leitura de As últimas aulas no Collège de France, do linguista Émile Benveniste bem como as contribuições filosóficas de Agamben (2015) sobre o ato de escrever. Por fim, a partir dos pressupostos benvenistianos de linguagem, propomos uma pedagogia de escrita-reescrita, a partir da proposição de ciclos de reescrita, com vistas a um currículo exequível para o letramento no ensino superior. Concluímos o texto enfatizando a necessidade de uma leitura detida das lições sobre escrita contidas em As últimas aulas no Collège de France, de Émile Benveniste.
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