Muito além de Tokyo 2020: uma análise da recepção dos insucessos das seleções brasileiras de vôlei no Twitter.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240253 |
Resumo: | A presente monografia tem como como problema de pesquisa responder ao questionamento “como os usuários do Twitter receberam as derrotas das seleções masculina e feminina de vôlei do Brasil na Olimpíada de Tóquio?”. O objetivo geral é entender os processos comunicacionais dentro deste contexto, identificando quais foram as temáticas que mobilizaram as audiências na construção de sentidos após as derrotas de cada uma das seleções. A escolha do Twitter como objeto de análise se deu pela relevância da plataforma enquanto segunda tela, sendo utilizada para comentar e informar sobre fenômenos midiáticos em tempo real. Utilizando-se de um levantamento bibliográfico, a monografia aborda três conceitos centrais como embasamento para a análise de dados, sendo eles: segunda tela, recepção midiática e convergência midiática. Já nos processos metodológicos, utilizou-se da pesquisa exploratória, análise de conteúdo e categorização temática para encontrar os dados qualitativos que respondem ao problema de pesquisa. Por fim, como resultado, identificou-se que as temáticas esportiva e política foram os temas centrais e determinantes para a construção de sentido dos sujeitos. |
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Silva, Fernanda Almeida daWottrich, LauraHabckost, Gabriela Saraiva2022-06-14T04:43:58Z2022http://hdl.handle.net/10183/240253001142268A presente monografia tem como como problema de pesquisa responder ao questionamento “como os usuários do Twitter receberam as derrotas das seleções masculina e feminina de vôlei do Brasil na Olimpíada de Tóquio?”. O objetivo geral é entender os processos comunicacionais dentro deste contexto, identificando quais foram as temáticas que mobilizaram as audiências na construção de sentidos após as derrotas de cada uma das seleções. A escolha do Twitter como objeto de análise se deu pela relevância da plataforma enquanto segunda tela, sendo utilizada para comentar e informar sobre fenômenos midiáticos em tempo real. Utilizando-se de um levantamento bibliográfico, a monografia aborda três conceitos centrais como embasamento para a análise de dados, sendo eles: segunda tela, recepção midiática e convergência midiática. Já nos processos metodológicos, utilizou-se da pesquisa exploratória, análise de conteúdo e categorização temática para encontrar os dados qualitativos que respondem ao problema de pesquisa. Por fim, como resultado, identificou-se que as temáticas esportiva e política foram os temas centrais e determinantes para a construção de sentido dos sujeitos.The present research has as a research problem to answer the question "how did Twitter users receive the defeats of the Brazilian men's and women's volleyball teams at the Tokyo Olympics?". The general objective is to understand the communicational processes within this context and identify which were the themes that mobilized the audiences in the construction of meanings after the defeats of each team. The choice of Twitter as object of analysis was due to the relevance of the platform as a second screen, being used to comment and inform about media phenomenon in real time. Using a bibliographical survey, this monograph addresses three central concepts as a basis for data analysis: second screen, media reception and media convergence. As for the methodological processes, exploratory research, content analysis, and thematic categorization were used to find the qualitative data that answer the research problem. Finally, as a result, it was identified that the sports and political themes were the central and determining themes for the construction of meaning of the subjects.application/pdfporEstudos de recepçãoTwitter (Site)ConvergenceSecond screenReceptionSportsVolleyballMuito além de Tokyo 2020: uma análise da recepção dos insucessos das seleções brasileiras de vôlei no Twitter.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142268.pdf.txt001142268.pdf.txtExtracted Texttext/plain127414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240253/2/001142268.pdf.txtb29e4b0d83ec45525b8b68c1b6fb87e8MD52ORIGINAL001142268.pdfTexto completoapplication/pdf1584302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240253/1/001142268.pdf4312b14b50480fb31254d403d32e1891MD5110183/2402532022-06-15 04:48:35.155493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:48:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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