A maleta didática : uma oportunidade do design para a "reativação patrimonial"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232920 |
Resumo: | Este trabalho resulta de uma investigação de doutorado sobre maletas didáticas desde a perspectiva do design e a oportunidade para a “reativação patrimonial” por meio destes artefatos. O estudo sugere como pioneiro das maletas o artista francês Marcel Duchamp, no período entre 1936 e 1949. Hoje em dia as maletas têm se transformado e são usadas como material didático, principalmente no contexto museal; e procuram ser uma ponte entre o museu e a escola, visando completar a mensagem expositiva, que nem sempre é acessível ao público. O conteúdo das maletas consiste em sua característica fundamental, porque contém objetos carregados de história, que constituem fontes de dados que possibilitam transmitir um determinado aspecto de uma cultura, para o estudo e conhecimento da história do ser humano. Quanto à experiência de uso das maletas didáticas, verifica-se que possuem um grande potencial de ativar recordações e lembranças, por conseguinte despertam a consciência acerca do patrimônio local no contexto em que são usadas, e criam uma oportunidade para fortalecer a “reativação patrimonial” ou o senso de pertencimento de cada usuário à sua respectiva comunidade, porque constitui potencialmente um espaço aberto para a reflexão social, assim como para criar e transformar realidades existentes. Razão pela qual a função do design é fundamental no conhecimento, desenvolvimento e gestão de maletas didáticas. |
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