Bioética do cuidado na clínica de ensino : aprendendo com pacientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226119 |
Resumo: | O estudo buscou compreender práticas de acolhimento de pacientes em uma clínica de ensino odontológico. Trata-se de um estudo de caso único e holístico, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas abertas com 20 pacientes, guiadas por um roteiro com temas problematizadores que procuram ligar princípios bioéticos a dispositivos subjetivos do cuidado: conceito ampliado de saúde e doença, intersubjetividade, corresponsabilidade e qualidade de vida. As práticas discursivas analisadas mostraram que o vínculo entre estudantes e pacientes da clínica de ensino se estabelece em uma construção mediada pelo longo tempo da formação. A corresponsabilidade está relacionada às construções intersubjetivas no cuidado e tem como atores do processo os estudantes e os pacientes. Ao afirmarem sentirem-se livres para opinar sobre seus tratamento também expressam uma postura de reduzida autonomia, pois consideram que não seja necessário fazê-lo. Como reflexo da fragmentação do cuidado nas clínicas de ensino, muitos silenciamentos emergem destas relações de poder e cuidado. Acredita-se que é clara a importância de práticas que se desvinculem de funções estritamente técnicas e invistam nos processos de fala e escuta, incansavelmente buscando empatia e vínculo como as tecnologias de saúde mais potentes para o tratamento, pois reafirmam a autonomia das pessoas na construção de seus itinerários de cuidado e a dignidade humana como valor central da prática de saúde. |
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Cunha, Luísa Lapenta daPires, Fabiana SchneiderFinkler, MirelleWarmling, Cristine Maria2021-08-25T04:10:35Z20211679-5954http://hdl.handle.net/10183/226119001128889O estudo buscou compreender práticas de acolhimento de pacientes em uma clínica de ensino odontológico. Trata-se de um estudo de caso único e holístico, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas abertas com 20 pacientes, guiadas por um roteiro com temas problematizadores que procuram ligar princípios bioéticos a dispositivos subjetivos do cuidado: conceito ampliado de saúde e doença, intersubjetividade, corresponsabilidade e qualidade de vida. As práticas discursivas analisadas mostraram que o vínculo entre estudantes e pacientes da clínica de ensino se estabelece em uma construção mediada pelo longo tempo da formação. A corresponsabilidade está relacionada às construções intersubjetivas no cuidado e tem como atores do processo os estudantes e os pacientes. Ao afirmarem sentirem-se livres para opinar sobre seus tratamento também expressam uma postura de reduzida autonomia, pois consideram que não seja necessário fazê-lo. Como reflexo da fragmentação do cuidado nas clínicas de ensino, muitos silenciamentos emergem destas relações de poder e cuidado. Acredita-se que é clara a importância de práticas que se desvinculem de funções estritamente técnicas e invistam nos processos de fala e escuta, incansavelmente buscando empatia e vínculo como as tecnologias de saúde mais potentes para o tratamento, pois reafirmam a autonomia das pessoas na construção de seus itinerários de cuidado e a dignidade humana como valor central da prática de saúde.The study aimed to understand welcoming patients practices in a dentistry teaching clinic.It is a holistic single-case study with a qualitative approach.Twenty patients were interviewed following anopen-ended script containing problematizing topics trying to connect bioethical principles tosubjective devices of care: expandedconcept of health and illness, intersubjectivity, co-responsibility, and quality of life.The discursive practices analyzed showed that the bond between students and patients of the teaching clinic is established in a construction mediated by the long training time.Co-responsibility is related with the intersubjective constructions in the care, being the actors of the process both the students and the patients.When claiming to feelfree to give an opinion on their treatment, they also express a position of reduced autonomy, as they consider that it is not necessary to give it.As a reflection of the fragmentation of the care in the teaching clinics, much silencing emerges from these relations of power and care.It is believed that that the importance of practices that unlinkthemselvesfrom strictly technical functions and invest in the speaking and listening processes is clear. In an untiring search for empathy and bond as the mostpowerful health technologies for the treatment, they reaffirm the autonomy of the people in the construction of their itineraries of care and human dignity as a core value of the practice of health.application/pdfporRevista da ABENO. Brasília. Vol. 21, n. 1 (2021), p. 1-13, 1229Educação em odontologiaBioéticaAcolhimentoEducation, DentalBioethicsUser EmbracementBioética do cuidado na clínica de ensino : aprendendo com pacientesBioethicsof the care in the teaching clinic : learning with patients info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128889.pdf.txt001128889.pdf.txtExtracted Texttext/plain46716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226119/3/001128889.pdf.txtb768c5709fb3ced8907df7e836148b7dMD53001128889-02.pdf.txt001128889-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain45949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226119/4/001128889-02.pdf.txtf43f9f98f8db3685018f3cdd20315bdfMD54ORIGINAL001128889.pdfTexto completoapplication/pdf233702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226119/1/001128889.pdfbfe573fb48510cde4c0187257ea4fb50MD51001128889-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf261517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226119/2/001128889-02.pdf5761aa6adf03ebfb15f876cef8f7d70bMD5210183/2261192021-09-19 04:37:14.89056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:37:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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