Análises éticas de situações nas clínicas de ensino da faculdade de odontologia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Luísa Lapenta da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235501
Resumo: O ensino da ética e da bioética nos cursos de graduação da área da saúde tem o papel de estimular os alunos ao exercício da reflexão sobre as intervenções profissionais individuais e/ou coletivas na área da saúde. Nesse contexto o campo da bioética torna-se de grande importância na formação profissional, uma vez que é eixo central para a compreensão da dignidade do viver e da valorização da vida, enquanto aspectos básicos da formação do profissional de saúde. O objetivo deste estudo é analisar as competências bioéticas de estudantes nos processos de acolhimento no atendimento odontológico nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFRGS, descrevendo a percepção das pessoas e assim compreender situações de acolhimento no atendimento. Este é um estudo de caso holístico onde se desenvolveu uma abordagem qualitativa. Os dados foram produzidos por meio do uso de uma entrevista semi-estruturada organizada em dois blocos, sendo o primeiro de identificação e o segundo de perguntas abertas. O segundo bloco está estruturado em três categorias de análise: conceito ampliado de saúde e doença (critério de justiça), intersubjetividade e corresponsabilidade (critério de autonomia) e qualidade de vida (critério de beneficência e não-maleficência). As entrevistas foram realizadas com as pessoas que são atendidas nas clínicas de ensino da faculdade. A análise dos dados qualitativos foi baseada nos fundamentos epistemológicos da análise do discurso. As práticas de vínculo estabelecidas entre os estudantes e as pessoas atendidas caracterizam-se por uma construção ao longo do tempo. A corresponsabilidade durante o tratamento está relacionada com a intersubjetividade estabelecida entre o estudante e a pessoa atendida. No decorrer do tratamento os entrevistados sentiram-se livres para opinar, ainda que grande parte não tenha julgado necessário fazê-lo, assumindo posição passiva em suas terapias. Considera-se que o ensino da bioética fundamenta o agir em competência do estudante na clínica de ensino, estando estes mais aptos a evitar situações de desumanização. O distanciamento entre as disciplinas básicas do campo das ciências sociais e humanas e das profissionalizantes ou técnicas, somado ao modelo da clínica de ensino podem provocar situações que levem a redução da liberdade de fala da pessoa e consequentemente de sua autonomia e corresponsabilidade terapêutica.
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Os dados foram produzidos por meio do uso de uma entrevista semi-estruturada organizada em dois blocos, sendo o primeiro de identificação e o segundo de perguntas abertas. O segundo bloco está estruturado em três categorias de análise: conceito ampliado de saúde e doença (critério de justiça), intersubjetividade e corresponsabilidade (critério de autonomia) e qualidade de vida (critério de beneficência e não-maleficência). As entrevistas foram realizadas com as pessoas que são atendidas nas clínicas de ensino da faculdade. A análise dos dados qualitativos foi baseada nos fundamentos epistemológicos da análise do discurso. As práticas de vínculo estabelecidas entre os estudantes e as pessoas atendidas caracterizam-se por uma construção ao longo do tempo. A corresponsabilidade durante o tratamento está relacionada com a intersubjetividade estabelecida entre o estudante e a pessoa atendida. No decorrer do tratamento os entrevistados sentiram-se livres para opinar, ainda que grande parte não tenha julgado necessário fazê-lo, assumindo posição passiva em suas terapias. Considera-se que o ensino da bioética fundamenta o agir em competência do estudante na clínica de ensino, estando estes mais aptos a evitar situações de desumanização. O distanciamento entre as disciplinas básicas do campo das ciências sociais e humanas e das profissionalizantes ou técnicas, somado ao modelo da clínica de ensino podem provocar situações que levem a redução da liberdade de fala da pessoa e consequentemente de sua autonomia e corresponsabilidade terapêutica.The teaching of ethics and bioethics in undergraduate courses in the health area has the role of orienting students to the exercise of reflection on individual and/or collective professional interventions in the health area. In this context, the field of bioethics becomes of great importance in professional formation, since it is the central axis for the understanding of the dignity of living and the appreciation of life, as basic aspects of the of the health professional formation. The objective is to analyze the bioethical competences of students in the processes of user embracement in the dental care in the clinics of the Faculty of Dentistry of UFRGS, describing the users' perception and thus understanding user embracement situations in the care. This is a holistic case study where a qualitative approach has been developed. The data were produced through the use of a semi-structured interview organized in two blocks, the first one of identification and the second of open questions. The second block is structured in three categories of analysis: extended concept of health and disease (criteria of justice), intersubjectivity and co-responsibility (criteria of autonomy) and quality of life (criteria of beneficence and non-maleficence). Interviews were conducted with users of college teaching clinics. The analysis of qualitative data was based on the epistemological foundations of discourse analysis. The bonding practices established between the students and the people attended are characterized by a construction over time. Co-responsibility during treatment is related to the intersubjectivity established between the student and the person attended. During the treatment, the interviewees felt free to give their opinion, although much of they did not think it was necessary to do so, assuming a passive position in their therapies. It is considered that the teaching of bioethics substantiates the student's competence in the teaching clinic, and these are better able to avoid situations of dehumanization. The distance between the basic disciplines of the field of social and human sciences and of the professional or technical sciences added to the model of the teaching clinic can cause situations that lead to the reduction of the person's freedom of speech and consequently of their autonomy and therapeutic co-responsibility.application/pdfporBioéticaÉticaAcolhimentoOdontologiaBioethicsDentistryUser embacementEthicsAnálises éticas de situações nas clínicas de ensino da faculdade de odontologia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2018Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078468.pdf.txt001078468.pdf.txtExtracted Texttext/plain102734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235501/2/001078468.pdf.txtc756cb06571c9889a5ef123fdefee60aMD52ORIGINAL001078468.pdfTexto completoapplication/pdf2079214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235501/1/001078468.pdf2c452891de2afca9eefe44bc0916bef2MD5110183/2355012022-03-26 05:03:18.301925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235501Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:03:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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