Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184207 |
Resumo: | O objetivo do estudo é analisar relações estabelecidas entre práticas profissionais e ensino odontológico na constituição da clínica odontológica no contexto de aproximação e separação da Medicina no Brasil. Foram analisadas diferentes fontes documentais: legislação, atas institucionais, documentos jornalísticos e jurídicos, relatórios governamentais, assim como livros técnicos e históricos do campo da Odontologia. A intenção é usar a história para problematizar a atualidade. Verificou-se que a clínica odontológica, no seu processo de constituição, se aproximou e até se confundiu com a técnica e com a prótese dentária, tanto nas práticas profissionais como no ensino. Um modo de funcionar presente nas práticas discursivas de profissionais, no início do século XX, separou a Odontologia da Medicina e representou, não apenas prescindir dos conhecimentos e procedimentos intrínsecos à clínica médica, mas direcionou, também, seu contexto científico e de criação. O processo de instituição do ensino de Odontologia em separado do da Medicina, no Brasil, desempenhou, aí, um papel preponderante. |
id |
UFRGS-2_30ef34191d2f069eddd2615acaf002dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184207 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Warmling, Cristine Maria2018-10-30T02:38:40Z20171679-5954http://hdl.handle.net/10183/184207001058336O objetivo do estudo é analisar relações estabelecidas entre práticas profissionais e ensino odontológico na constituição da clínica odontológica no contexto de aproximação e separação da Medicina no Brasil. Foram analisadas diferentes fontes documentais: legislação, atas institucionais, documentos jornalísticos e jurídicos, relatórios governamentais, assim como livros técnicos e históricos do campo da Odontologia. A intenção é usar a história para problematizar a atualidade. Verificou-se que a clínica odontológica, no seu processo de constituição, se aproximou e até se confundiu com a técnica e com a prótese dentária, tanto nas práticas profissionais como no ensino. Um modo de funcionar presente nas práticas discursivas de profissionais, no início do século XX, separou a Odontologia da Medicina e representou, não apenas prescindir dos conhecimentos e procedimentos intrínsecos à clínica médica, mas direcionou, também, seu contexto científico e de criação. O processo de instituição do ensino de Odontologia em separado do da Medicina, no Brasil, desempenhou, aí, um papel preponderante.The objective of this study is to analyze the relationship established between professional practices and Dental education in the establishment of the Dental clinic in the context of its approach and separation of medicine in Brazil. Different documentary sources were analyzed: legislation, institutional records, journalistic and legal documents, government reports, as well as technical and historical books in the field of Dentistry. The intention is to use history to problematize the actuality. It was verified that the dental clinic, in its constitution process, approached and even became confused with the technique and the dental prosthesis, both in professional practices and in teaching. A way of working in the discursive practices of professionals, in the early twentieth century, separated dentistry from medicine and represented not only the lack of knowledge and procedures intrinsic to medical practice, but also directed its scientific and creative context. The process of institutionalizing dentistry teaching separately from that of medicine in Brazil played a preponderant role.application/pdfporRevista da ABENO. São Paulo. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2017), p. 20-35Educação em odontologiaSaúde bucalTeachingDentistryHistoryOral healthDental clinicsDa prática ao ensino : a constituição da clínica odontológicaFrom practice to teaching : the constitution of the Dental clinicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058336.pdfTexto completoapplication/pdf340812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184207/1/001058336.pdfc67d74247497b4360b7a736cc48021b5MD51TEXT001058336.pdf.txt001058336.pdf.txtExtracted Texttext/plain53110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184207/2/001058336.pdf.txtf3f1e79467a77076a639ed2944e35bf3MD52THUMBNAIL001058336.pdf.jpg001058336.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184207/3/001058336.pdf.jpg872561bee65966cae6ff5eb7e3ef4a47MD5310183/1842072018-10-31 02:37:48.06759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184207Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-31T05:37:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From practice to teaching : the constitution of the Dental clinic |
title |
Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica |
spellingShingle |
Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica Warmling, Cristine Maria Educação em odontologia Saúde bucal Teaching Dentistry History Oral health Dental clinics |
title_short |
Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica |
title_full |
Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica |
title_fullStr |
Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica |
title_full_unstemmed |
Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica |
title_sort |
Da prática ao ensino : a constituição da clínica odontológica |
author |
Warmling, Cristine Maria |
author_facet |
Warmling, Cristine Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Warmling, Cristine Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia Saúde bucal |
topic |
Educação em odontologia Saúde bucal Teaching Dentistry History Oral health Dental clinics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Dentistry History Oral health Dental clinics |
description |
O objetivo do estudo é analisar relações estabelecidas entre práticas profissionais e ensino odontológico na constituição da clínica odontológica no contexto de aproximação e separação da Medicina no Brasil. Foram analisadas diferentes fontes documentais: legislação, atas institucionais, documentos jornalísticos e jurídicos, relatórios governamentais, assim como livros técnicos e históricos do campo da Odontologia. A intenção é usar a história para problematizar a atualidade. Verificou-se que a clínica odontológica, no seu processo de constituição, se aproximou e até se confundiu com a técnica e com a prótese dentária, tanto nas práticas profissionais como no ensino. Um modo de funcionar presente nas práticas discursivas de profissionais, no início do século XX, separou a Odontologia da Medicina e representou, não apenas prescindir dos conhecimentos e procedimentos intrínsecos à clínica médica, mas direcionou, também, seu contexto científico e de criação. O processo de instituição do ensino de Odontologia em separado do da Medicina, no Brasil, desempenhou, aí, um papel preponderante. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-30T02:38:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184207 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-5954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001058336 |
identifier_str_mv |
1679-5954 001058336 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da ABENO. São Paulo. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2017), p. 20-35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184207/1/001058336.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184207/2/001058336.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184207/3/001058336.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c67d74247497b4360b7a736cc48021b5 f3f1e79467a77076a639ed2944e35bf3 872561bee65966cae6ff5eb7e3ef4a47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224954907197440 |