A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261898 |
Resumo: | O presente trabalho abordará, através da pesquisa qualitativa e da revisão teórica, os principais conteúdos abarcados na Constituição Federal de 1988, como: a organização do Estado Brasileiro, a formação do Estado Democrático de Direito, os Direitos Fundamentais e a Separação de Poderes, demonstrando um conteúdo constitucional palatável, de ponto de vista pedagógico a na área de conhecimento das Ciências Sociais. Se verificará a aderência da temática pesquisada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma que tal conteúdo esteja de acordo com as normas educacionais vigentes. Analisar-se-á obras didáticas na busca do tratamento conferido ao conteúdo constitucional, por fim, sendo viável a hipótese, será proposto um plano de aulas para quatro horas de atividade. |
id |
UFRGS-2_30f17c97321630fe6d12dc75440ddf27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261898 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zilli, TiagoGrisa, Catia2023-07-10T10:27:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/261898001172913O presente trabalho abordará, através da pesquisa qualitativa e da revisão teórica, os principais conteúdos abarcados na Constituição Federal de 1988, como: a organização do Estado Brasileiro, a formação do Estado Democrático de Direito, os Direitos Fundamentais e a Separação de Poderes, demonstrando um conteúdo constitucional palatável, de ponto de vista pedagógico a na área de conhecimento das Ciências Sociais. Se verificará a aderência da temática pesquisada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma que tal conteúdo esteja de acordo com as normas educacionais vigentes. Analisar-se-á obras didáticas na busca do tratamento conferido ao conteúdo constitucional, por fim, sendo viável a hipótese, será proposto um plano de aulas para quatro horas de atividade.This work will address, through qualitative research and theoretical review, the main contents covered in the Federal Constitution of 1988, such as: the organization of the Brazilian State, the formation of the Democratic State of Law, Fundamental Rights and the Separation of Powers, demonstrating a palatable constitutional content, from a pedagogical point of view and in the area of knowledge of the Social Sciences. The adherence of the researched theme to the National Common Curricular Base (BNCC) will be verified, so that such content is in accordance with the prevailing educational norms. Didactic works will be analyzed in the search for the treatment given to the constitutional content, finally, if the hypothesis is viable, a lesson plan for four hours of activity will be proposed.application/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)BrasilCiências sociais : EnsinoEnsino médioDocumentation standardsScientific methodologyTemplate of academic workA Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172913.pdf.txt001172913.pdf.txtExtracted Texttext/plain87841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261898/2/001172913.pdf.txt1d1346374a24214b9f0df3030acbc958MD52ORIGINAL001172913.pdfTexto completoapplication/pdf849327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261898/1/001172913.pdfb1a249b6578ad205a67cfb5140af83b1MD5110183/2618982024-03-15 05:00:39.26533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T08:00:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio |
title |
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio |
spellingShingle |
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio Zilli, Tiago Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Brasil Ciências sociais : Ensino Ensino médio Documentation standards Scientific methodology Template of academic work |
title_short |
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio |
title_full |
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio |
title_fullStr |
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio |
title_sort |
A Constituição Federal de 1988 nas Ciências Sociais do Ensino Médio |
author |
Zilli, Tiago |
author_facet |
Zilli, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zilli, Tiago |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grisa, Catia |
contributor_str_mv |
Grisa, Catia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Brasil Ciências sociais : Ensino Ensino médio |
topic |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Brasil Ciências sociais : Ensino Ensino médio Documentation standards Scientific methodology Template of academic work |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Documentation standards Scientific methodology Template of academic work |
description |
O presente trabalho abordará, através da pesquisa qualitativa e da revisão teórica, os principais conteúdos abarcados na Constituição Federal de 1988, como: a organização do Estado Brasileiro, a formação do Estado Democrático de Direito, os Direitos Fundamentais e a Separação de Poderes, demonstrando um conteúdo constitucional palatável, de ponto de vista pedagógico a na área de conhecimento das Ciências Sociais. Se verificará a aderência da temática pesquisada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma que tal conteúdo esteja de acordo com as normas educacionais vigentes. Analisar-se-á obras didáticas na busca do tratamento conferido ao conteúdo constitucional, por fim, sendo viável a hipótese, será proposto um plano de aulas para quatro horas de atividade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:27:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261898 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172913 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261898 |
identifier_str_mv |
001172913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261898/2/001172913.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261898/1/001172913.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d1346374a24214b9f0df3030acbc958 b1a249b6578ad205a67cfb5140af83b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447344634658816 |