Teorema de Pitágoras : aplicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134097 |
Resumo: | Esse artigo apresenta o Trabalho de Conclusão do Curso à Especialização: Matemática, Mídias Digitais e didática. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar as potencialidades de uma prática pedagógica que visa introduzir os conceitos de Geometria, em especial, o Teorema de Pitágoras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos participantes são de uma escola do município de São Leopoldo. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas regulares de Matemática em seu próprio período. O Teorema de Pitágoras foi escolhido não só por ser parte integrante do conteúdo do 9º ano do ensino fundamental, como também por sua importância histórica para o desenvolvimento da Matemática e por ser útil e necessário para os conteúdos futuros, tais como em Geometria Analítica, Geometria Plana e Trigonometria, utilizadas principalmente no Ensino Médio. A introdução do conteúdo será feita com a exibição e debate de dois vídeos sobre a biografia de Pitágoras. Para as demonstrações e resolução de problemas, utilizaremos os recursos do software de geometria dinâmica Geogebra. Com o avanço tecnológico faz-se necessário que a escola se adapte às tecnologias e as leve para sala de aula com intuito de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos. |
id |
UFRGS-2_31696a9fc61c760c3929e552a282d03c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134097 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guariente, Márcia Indrusiak VinhaesDalcin, Andréia2016-03-24T02:06:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/134097000984571Esse artigo apresenta o Trabalho de Conclusão do Curso à Especialização: Matemática, Mídias Digitais e didática. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar as potencialidades de uma prática pedagógica que visa introduzir os conceitos de Geometria, em especial, o Teorema de Pitágoras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos participantes são de uma escola do município de São Leopoldo. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas regulares de Matemática em seu próprio período. O Teorema de Pitágoras foi escolhido não só por ser parte integrante do conteúdo do 9º ano do ensino fundamental, como também por sua importância histórica para o desenvolvimento da Matemática e por ser útil e necessário para os conteúdos futuros, tais como em Geometria Analítica, Geometria Plana e Trigonometria, utilizadas principalmente no Ensino Médio. A introdução do conteúdo será feita com a exibição e debate de dois vídeos sobre a biografia de Pitágoras. Para as demonstrações e resolução de problemas, utilizaremos os recursos do software de geometria dinâmica Geogebra. Com o avanço tecnológico faz-se necessário que a escola se adapte às tecnologias e as leve para sala de aula com intuito de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos.application/pdfporTeorema de PitágorasGeoGebra : SoftwareTeorema de Pitágoras : aplicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984571.pdf000984571.pdfTexto completoapplication/pdf977241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134097/1/000984571.pdf6f7767dfabda5f4745d3c382b207efd4MD51TEXT000984571.pdf.txt000984571.pdf.txtExtracted Texttext/plain35911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134097/2/000984571.pdf.txt4d5fa99888d2dc926965de3a698602b6MD52THUMBNAIL000984571.pdf.jpg000984571.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134097/3/000984571.pdf.jpg259ceaab61968d35129b40c56fc5695bMD5310183/1340972018-10-29 08:04:52.916oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teorema de Pitágoras : aplicações |
title |
Teorema de Pitágoras : aplicações |
spellingShingle |
Teorema de Pitágoras : aplicações Guariente, Márcia Indrusiak Vinhaes Teorema de Pitágoras GeoGebra : Software |
title_short |
Teorema de Pitágoras : aplicações |
title_full |
Teorema de Pitágoras : aplicações |
title_fullStr |
Teorema de Pitágoras : aplicações |
title_full_unstemmed |
Teorema de Pitágoras : aplicações |
title_sort |
Teorema de Pitágoras : aplicações |
author |
Guariente, Márcia Indrusiak Vinhaes |
author_facet |
Guariente, Márcia Indrusiak Vinhaes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guariente, Márcia Indrusiak Vinhaes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
contributor_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorema de Pitágoras GeoGebra : Software |
topic |
Teorema de Pitágoras GeoGebra : Software |
description |
Esse artigo apresenta o Trabalho de Conclusão do Curso à Especialização: Matemática, Mídias Digitais e didática. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar as potencialidades de uma prática pedagógica que visa introduzir os conceitos de Geometria, em especial, o Teorema de Pitágoras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos participantes são de uma escola do município de São Leopoldo. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas regulares de Matemática em seu próprio período. O Teorema de Pitágoras foi escolhido não só por ser parte integrante do conteúdo do 9º ano do ensino fundamental, como também por sua importância histórica para o desenvolvimento da Matemática e por ser útil e necessário para os conteúdos futuros, tais como em Geometria Analítica, Geometria Plana e Trigonometria, utilizadas principalmente no Ensino Médio. A introdução do conteúdo será feita com a exibição e debate de dois vídeos sobre a biografia de Pitágoras. Para as demonstrações e resolução de problemas, utilizaremos os recursos do software de geometria dinâmica Geogebra. Com o avanço tecnológico faz-se necessário que a escola se adapte às tecnologias e as leve para sala de aula com intuito de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134097 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984571 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134097 |
identifier_str_mv |
000984571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134097/1/000984571.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134097/2/000984571.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134097/3/000984571.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f7767dfabda5f4745d3c382b207efd4 4d5fa99888d2dc926965de3a698602b6 259ceaab61968d35129b40c56fc5695b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164712648704 |