Os impactos das ações de T&D em contexto de pandemia em colaboradores em home office de uma indústria farmacêutica de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danieli Baldessar da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237860
Resumo: A crise causada pela pandemia da COVID-19 trouxe impactos avassaladores na saúde, na economia, nas organizações e no cotidiano da maioria dos trabalhadores brasileiros. Diante deste cenário, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar os impactos das ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) nos colaboradores em regime de trabalho home office de uma indústria farmacêutica de Porto Alegre. Foi possível identificar a partir deste estudo as mudanças necessárias aplicadas pela organização a fim de adequar-se ao momento em que se encontrava, transformando alguns de seus treinamentos que anteriormente eram aplicados somente de forma presencial em um modelo de ensino a distância (EAD), para que pudesse atingir seus colaboradores em home office. Foi enviado um questionário aos colaboradores que se enquadravam no público alvo desta pesquisa, aproximadamente 115 funcionários, o qual se obteve um total de 75 respostas válidas, para identificar as suas percepções acerca das ações de T&D, utilizando a Escala de Percepção de Oportunidades de Aprendizagem nas Organizações (EPOA) e a escala adaptada de Estratégias de Aprendizagem em Curso a Distância. Foi possível concluir com este estudo que os colaboradores, de forma geral, tiveram uma boa percepção diante da tomada de decisão da empresa no que diz respeito às ações de T&D para treinamentos online, porém mesmo com nível de aceitação alto para o EAD, os funcionários ainda possuem preferência ao ensino na modalidade híbrida. Foi possível evidenciar também que o desenvolvimento das relações interpessoais, principalmente ao que se refere à troca entre os colegas, ficou afetada na modalidade de ensino EAD. A única troca que ficou perceptível e sem danos foi ao que diz respeito à interação com os instrutores dos treinamentos.
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