Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215176 |
Resumo: | O presente estudo envolveu a realização de uma pesquisa com o intuito de identificar, na percepção de trabalhadores em organizações de diversos portes e setores, possíveis implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning no contexto destas mesmas organizações. Com este objetivo, foi aplicado um questionário quali-quantitativo, elaborado a partir do referencial teórico e dos objetivos do estudo, contendo 29 questões fechadas obrigatórias e uma questão aberta opcional, instrumento este preenchido por exatos 300 (trezentos) respondentes do Estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria da região metropolitana de Porto Alegre (RS), em que todos preencheram as questões obrigatórias e 34 (trinta e quatro) responderam a questão aberta opcional. Os principais resultados apontam a existência de potencialidades relativas no que se refere a percepção sobre impactos em termos de comportamento e resultados no trabalho, bem como implicações geralmente positivas do e-learning em termos de custo, sustentabilidade e flexibilidade, destacando-se que, em muitos casos, a adoção de uma modalidade híbrida entre o e-learning e o presencial (blended learning) é uma alternativa eficiente aos modelos “somente presencial” e “somente e-learning. |
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Sartori, Guilherme KautzmannSchröeder, Christine da Silva2020-11-19T04:15:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/215176001119222O presente estudo envolveu a realização de uma pesquisa com o intuito de identificar, na percepção de trabalhadores em organizações de diversos portes e setores, possíveis implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning no contexto destas mesmas organizações. Com este objetivo, foi aplicado um questionário quali-quantitativo, elaborado a partir do referencial teórico e dos objetivos do estudo, contendo 29 questões fechadas obrigatórias e uma questão aberta opcional, instrumento este preenchido por exatos 300 (trezentos) respondentes do Estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria da região metropolitana de Porto Alegre (RS), em que todos preencheram as questões obrigatórias e 34 (trinta e quatro) responderam a questão aberta opcional. Os principais resultados apontam a existência de potencialidades relativas no que se refere a percepção sobre impactos em termos de comportamento e resultados no trabalho, bem como implicações geralmente positivas do e-learning em termos de custo, sustentabilidade e flexibilidade, destacando-se que, em muitos casos, a adoção de uma modalidade híbrida entre o e-learning e o presencial (blended learning) é uma alternativa eficiente aos modelos “somente presencial” e “somente e-learning.This study aims to identify, in the perception of workers in various organizations, possible implications of the use of e-learning tools and methodologies in the context of these same organizations. For this purpose, a qualitative and quantitative questionnaire was elaborated from the theoretical reference and the objectives of the study, containing 29 obligatory closed questions and one optional open question. The questionnaire was answered by 300 workers in Rio Grande do Sul, Brazil, mostly in the metropolitan region of Porto Alegre (RS), where all 300 answered the mandatory questions and 34 answered the optional open question. The main results point to the existence of relative potentialities regarding the perception of impacts in terms of behavior and results at work, as well as generally positive implications of e-learning in terms of cost, sustainability and flexibility. In many cases, adopting a hybrid modality between e-learning and blended learning is an efficient alternative to the “face to face” and “e-learning only” models.application/pdfporEducação corporativaTreinamento de pessoalEducação a distânciaE-learningImplicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119222.pdf.txt001119222.pdf.txtExtracted Texttext/plain85032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215176/2/001119222.pdf.txt74b71c5d607bbb263debac2b4909a932MD52ORIGINAL001119222.pdfTexto completoapplication/pdf1356595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215176/1/001119222.pdf1ee2982f20c16e465e8da49bef3ed73dMD5110183/2151762023-05-06 03:25:57.633938oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:25:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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