Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Guilherme Kautzmann
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215176
Resumo: O presente estudo envolveu a realização de uma pesquisa com o intuito de identificar, na percepção de trabalhadores em organizações de diversos portes e setores, possíveis implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning no contexto destas mesmas organizações. Com este objetivo, foi aplicado um questionário quali-quantitativo, elaborado a partir do referencial teórico e dos objetivos do estudo, contendo 29 questões fechadas obrigatórias e uma questão aberta opcional, instrumento este preenchido por exatos 300 (trezentos) respondentes do Estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria da região metropolitana de Porto Alegre (RS), em que todos preencheram as questões obrigatórias e 34 (trinta e quatro) responderam a questão aberta opcional. Os principais resultados apontam a existência de potencialidades relativas no que se refere a percepção sobre impactos em termos de comportamento e resultados no trabalho, bem como implicações geralmente positivas do e-learning em termos de custo, sustentabilidade e flexibilidade, destacando-se que, em muitos casos, a adoção de uma modalidade híbrida entre o e-learning e o presencial (blended learning) é uma alternativa eficiente aos modelos “somente presencial” e “somente e-learning.
id UFRGS-2_9df1083ce5c8068fb6b9994ac0913d50
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215176
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Guilherme KautzmannSchröeder, Christine da Silva2020-11-19T04:15:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/215176001119222O presente estudo envolveu a realização de uma pesquisa com o intuito de identificar, na percepção de trabalhadores em organizações de diversos portes e setores, possíveis implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning no contexto destas mesmas organizações. Com este objetivo, foi aplicado um questionário quali-quantitativo, elaborado a partir do referencial teórico e dos objetivos do estudo, contendo 29 questões fechadas obrigatórias e uma questão aberta opcional, instrumento este preenchido por exatos 300 (trezentos) respondentes do Estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria da região metropolitana de Porto Alegre (RS), em que todos preencheram as questões obrigatórias e 34 (trinta e quatro) responderam a questão aberta opcional. Os principais resultados apontam a existência de potencialidades relativas no que se refere a percepção sobre impactos em termos de comportamento e resultados no trabalho, bem como implicações geralmente positivas do e-learning em termos de custo, sustentabilidade e flexibilidade, destacando-se que, em muitos casos, a adoção de uma modalidade híbrida entre o e-learning e o presencial (blended learning) é uma alternativa eficiente aos modelos “somente presencial” e “somente e-learning.This study aims to identify, in the perception of workers in various organizations, possible implications of the use of e-learning tools and methodologies in the context of these same organizations. For this purpose, a qualitative and quantitative questionnaire was elaborated from the theoretical reference and the objectives of the study, containing 29 obligatory closed questions and one optional open question. The questionnaire was answered by 300 workers in Rio Grande do Sul, Brazil, mostly in the metropolitan region of Porto Alegre (RS), where all 300 answered the mandatory questions and 34 answered the optional open question. The main results point to the existence of relative potentialities regarding the perception of impacts in terms of behavior and results at work, as well as generally positive implications of e-learning in terms of cost, sustainability and flexibility. In many cases, adopting a hybrid modality between e-learning and blended learning is an efficient alternative to the “face to face” and “e-learning only” models.application/pdfporEducação corporativaTreinamento de pessoalEducação a distânciaE-learningImplicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119222.pdf.txt001119222.pdf.txtExtracted Texttext/plain85032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215176/2/001119222.pdf.txt74b71c5d607bbb263debac2b4909a932MD52ORIGINAL001119222.pdfTexto completoapplication/pdf1356595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215176/1/001119222.pdf1ee2982f20c16e465e8da49bef3ed73dMD5110183/2151762023-05-06 03:25:57.633938oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:25:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
title Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
spellingShingle Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
Sartori, Guilherme Kautzmann
Educação corporativa
Treinamento de pessoal
Educação a distância
E-learning
title_short Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
title_full Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
title_fullStr Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
title_full_unstemmed Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
title_sort Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores
author Sartori, Guilherme Kautzmann
author_facet Sartori, Guilherme Kautzmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Guilherme Kautzmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schröeder, Christine da Silva
contributor_str_mv Schröeder, Christine da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação corporativa
Treinamento de pessoal
Educação a distância
topic Educação corporativa
Treinamento de pessoal
Educação a distância
E-learning
dc.subject.eng.fl_str_mv E-learning
description O presente estudo envolveu a realização de uma pesquisa com o intuito de identificar, na percepção de trabalhadores em organizações de diversos portes e setores, possíveis implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning no contexto destas mesmas organizações. Com este objetivo, foi aplicado um questionário quali-quantitativo, elaborado a partir do referencial teórico e dos objetivos do estudo, contendo 29 questões fechadas obrigatórias e uma questão aberta opcional, instrumento este preenchido por exatos 300 (trezentos) respondentes do Estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria da região metropolitana de Porto Alegre (RS), em que todos preencheram as questões obrigatórias e 34 (trinta e quatro) responderam a questão aberta opcional. Os principais resultados apontam a existência de potencialidades relativas no que se refere a percepção sobre impactos em termos de comportamento e resultados no trabalho, bem como implicações geralmente positivas do e-learning em termos de custo, sustentabilidade e flexibilidade, destacando-se que, em muitos casos, a adoção de uma modalidade híbrida entre o e-learning e o presencial (blended learning) é uma alternativa eficiente aos modelos “somente presencial” e “somente e-learning.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T04:15:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215176
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119222
url http://hdl.handle.net/10183/215176
identifier_str_mv 001119222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215176/2/001119222.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215176/1/001119222.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74b71c5d607bbb263debac2b4909a932
1ee2982f20c16e465e8da49bef3ed73d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447268424155136