Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogari, Isabel Cristina Frias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151607
Resumo: Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade necessária à realização do Seminário Integrado, que é um dos eixos princi-pais, implementados após as mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, pois sendo um instrumento pedagógico e científico instiga a refletir e a transformar a prática pedagógica, na qual, pesquisador e os sujeitos en-volvidos interagem na produção de novos conhecimentos. Tendo por base a pers-pectiva da gestão democrática esta implica em termos consciência de que a gestão requer transparência, impessoalidade, autonomia, participação, liderança, trabalho coletivo, representatividade e competência, sendo pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola. Justifica-se, assim, este trabalho por acreditar que as mudanças são necessárias e que as discussões que aqui se travam partem das inovações em relação ao Ensino Médio Politécnico e suas implicações.
id UFRGS-2_31b5a3a0cc9281a86221a3fc2bb159cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151607
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nogari, Isabel Cristina FriasCampos, Marcia Maciel de2017-02-14T02:23:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/151607001005713Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade necessária à realização do Seminário Integrado, que é um dos eixos princi-pais, implementados após as mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, pois sendo um instrumento pedagógico e científico instiga a refletir e a transformar a prática pedagógica, na qual, pesquisador e os sujeitos en-volvidos interagem na produção de novos conhecimentos. Tendo por base a pers-pectiva da gestão democrática esta implica em termos consciência de que a gestão requer transparência, impessoalidade, autonomia, participação, liderança, trabalho coletivo, representatividade e competência, sendo pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola. Justifica-se, assim, este trabalho por acreditar que as mudanças são necessárias e que as discussões que aqui se travam partem das inovações em relação ao Ensino Médio Politécnico e suas implicações.application/pdfporPolitecniaEnsino médioInterdisciplinaridadeCurrículoGestão democráticaProfessorEnsino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005713.pdf001005713.pdfTexto completoapplication/pdf428678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151607/1/001005713.pdfe2bff7b96a44461f9a173bec3bdcc0d6MD51TEXT001005713.pdf.txt001005713.pdf.txtExtracted Texttext/plain65839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151607/2/001005713.pdf.txt769f3e56e96584454010683576483016MD5210183/1516072017-02-15 02:27:06.367043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
title Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
spellingShingle Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
Nogari, Isabel Cristina Frias
Politecnia
Ensino médio
Interdisciplinaridade
Currículo
Gestão democrática
Professor
title_short Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
title_full Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
title_fullStr Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
title_sort Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
author Nogari, Isabel Cristina Frias
author_facet Nogari, Isabel Cristina Frias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogari, Isabel Cristina Frias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Marcia Maciel de
contributor_str_mv Campos, Marcia Maciel de
dc.subject.por.fl_str_mv Politecnia
Ensino médio
Interdisciplinaridade
Currículo
Gestão democrática
Professor
topic Politecnia
Ensino médio
Interdisciplinaridade
Currículo
Gestão democrática
Professor
description Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade necessária à realização do Seminário Integrado, que é um dos eixos princi-pais, implementados após as mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, pois sendo um instrumento pedagógico e científico instiga a refletir e a transformar a prática pedagógica, na qual, pesquisador e os sujeitos en-volvidos interagem na produção de novos conhecimentos. Tendo por base a pers-pectiva da gestão democrática esta implica em termos consciência de que a gestão requer transparência, impessoalidade, autonomia, participação, liderança, trabalho coletivo, representatividade e competência, sendo pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola. Justifica-se, assim, este trabalho por acreditar que as mudanças são necessárias e que as discussões que aqui se travam partem das inovações em relação ao Ensino Médio Politécnico e suas implicações.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151607
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005713
url http://hdl.handle.net/10183/151607
identifier_str_mv 001005713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151607/1/001005713.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151607/2/001005713.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e2bff7b96a44461f9a173bec3bdcc0d6
769f3e56e96584454010683576483016
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522971480064