Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151607 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade necessária à realização do Seminário Integrado, que é um dos eixos princi-pais, implementados após as mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, pois sendo um instrumento pedagógico e científico instiga a refletir e a transformar a prática pedagógica, na qual, pesquisador e os sujeitos en-volvidos interagem na produção de novos conhecimentos. Tendo por base a pers-pectiva da gestão democrática esta implica em termos consciência de que a gestão requer transparência, impessoalidade, autonomia, participação, liderança, trabalho coletivo, representatividade e competência, sendo pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola. Justifica-se, assim, este trabalho por acreditar que as mudanças são necessárias e que as discussões que aqui se travam partem das inovações em relação ao Ensino Médio Politécnico e suas implicações. |
id |
UFRGS-2_31b5a3a0cc9281a86221a3fc2bb159cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151607 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogari, Isabel Cristina FriasCampos, Marcia Maciel de2017-02-14T02:23:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/151607001005713Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade necessária à realização do Seminário Integrado, que é um dos eixos princi-pais, implementados após as mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, pois sendo um instrumento pedagógico e científico instiga a refletir e a transformar a prática pedagógica, na qual, pesquisador e os sujeitos en-volvidos interagem na produção de novos conhecimentos. Tendo por base a pers-pectiva da gestão democrática esta implica em termos consciência de que a gestão requer transparência, impessoalidade, autonomia, participação, liderança, trabalho coletivo, representatividade e competência, sendo pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola. Justifica-se, assim, este trabalho por acreditar que as mudanças são necessárias e que as discussões que aqui se travam partem das inovações em relação ao Ensino Médio Politécnico e suas implicações.application/pdfporPolitecniaEnsino médioInterdisciplinaridadeCurrículoGestão democráticaProfessorEnsino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005713.pdf001005713.pdfTexto completoapplication/pdf428678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151607/1/001005713.pdfe2bff7b96a44461f9a173bec3bdcc0d6MD51TEXT001005713.pdf.txt001005713.pdf.txtExtracted Texttext/plain65839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151607/2/001005713.pdf.txt769f3e56e96584454010683576483016MD5210183/1516072017-02-15 02:27:06.367043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade |
title |
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade Nogari, Isabel Cristina Frias Politecnia Ensino médio Interdisciplinaridade Currículo Gestão democrática Professor |
title_short |
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade |
title_full |
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade |
title_fullStr |
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade |
title_sort |
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade |
author |
Nogari, Isabel Cristina Frias |
author_facet |
Nogari, Isabel Cristina Frias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogari, Isabel Cristina Frias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Marcia Maciel de |
contributor_str_mv |
Campos, Marcia Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Politecnia Ensino médio Interdisciplinaridade Currículo Gestão democrática Professor |
topic |
Politecnia Ensino médio Interdisciplinaridade Currículo Gestão democrática Professor |
description |
Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade necessária à realização do Seminário Integrado, que é um dos eixos princi-pais, implementados após as mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, pois sendo um instrumento pedagógico e científico instiga a refletir e a transformar a prática pedagógica, na qual, pesquisador e os sujeitos en-volvidos interagem na produção de novos conhecimentos. Tendo por base a pers-pectiva da gestão democrática esta implica em termos consciência de que a gestão requer transparência, impessoalidade, autonomia, participação, liderança, trabalho coletivo, representatividade e competência, sendo pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola. Justifica-se, assim, este trabalho por acreditar que as mudanças são necessárias e que as discussões que aqui se travam partem das inovações em relação ao Ensino Médio Politécnico e suas implicações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151607 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005713 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151607 |
identifier_str_mv |
001005713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151607/1/001005713.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151607/2/001005713.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2bff7b96a44461f9a173bec3bdcc0d6 769f3e56e96584454010683576483016 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522971480064 |