Design de livro infantil audiovisual acessível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225738 |
Resumo: | Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento de um livro infantil no formato audiovisual acessível, voltada para crianças entre 8 e 11 anos de idade, com e sem deficiência, com vistas a promover a inclusão social por meio da literatura infantil e gerar sensibilização sobre a importância do tema. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com a contextualização do tema, bem como sua justificativa e problematização, seguida da definição de objetivos e da escolha da metodologia adotada. Conforme a metodologia, buscou-se compreender o público-alvo e os processos envolvidos na criação de livros audiovisuais acessíveis por meio da fundamentação teórica, análise de similares e entrevistas com especialistas. Após, foi definida uma obra a ser adaptada para o formato audiovisual acessível. A partir disso, foi possível definir as necessidades e os requisitos de usuários, assim como os requisitos e as especificações de projeto, para então delimitar o escopo e gerar um conceito que foca no imaginário infantil e na experiência literária acessível. Após, foi feita a geração e seleção de alternativas, o desenvolvimento de um protótipo para fins de verificação com especialistas e a revisão e ajustes para disponibilização do livro de forma online e gratuita para todos. |
id |
UFRGS-2_31c390a717d9a676a3a823277dd60e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225738 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Bruna da SilvaCardoso, Eduardo2021-08-17T01:01:27Z2021http://hdl.handle.net/10183/225738001130026Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento de um livro infantil no formato audiovisual acessível, voltada para crianças entre 8 e 11 anos de idade, com e sem deficiência, com vistas a promover a inclusão social por meio da literatura infantil e gerar sensibilização sobre a importância do tema. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com a contextualização do tema, bem como sua justificativa e problematização, seguida da definição de objetivos e da escolha da metodologia adotada. Conforme a metodologia, buscou-se compreender o público-alvo e os processos envolvidos na criação de livros audiovisuais acessíveis por meio da fundamentação teórica, análise de similares e entrevistas com especialistas. Após, foi definida uma obra a ser adaptada para o formato audiovisual acessível. A partir disso, foi possível definir as necessidades e os requisitos de usuários, assim como os requisitos e as especificações de projeto, para então delimitar o escopo e gerar um conceito que foca no imaginário infantil e na experiência literária acessível. Após, foi feita a geração e seleção de alternativas, o desenvolvimento de um protótipo para fins de verificação com especialistas e a revisão e ajustes para disponibilização do livro de forma online e gratuita para todos.This work consists on the research and development of a children's book in accessible audiovisual format, for audiences between 8 and 11 years of age, with and without disabilities, aiming to promote the social inclusion through children's literature and generate awareness of the importance of the topic. To this end, the first part of the work started with the contextualization of the theme, as well as its justification and problematization, followed by the definition of objectives and the choice of the adopted methodology. According to the methodology, we sought to understand the target audience and the processes involved in the creation of accessible audiovisual books through theoretical foundation, analysis of similars and interviews with specialists. Afterwards, a work was chosen to be adapted to the accessible audiovisual format. From that, it was possible to define the needs and requirements of users as well as the project requirements and specifications, to thus delimit a scope and generate a concept that focuses on the children's imaginary and accessible literary experience. Afterwards, the alternatives were generated and selected and a prototype was developed for the purpose of verification with specialists. Lastly, a revision and adjustments were made to make the book available online and free of charge for all.application/pdfporDesignLivro infantilAcessibilidadeDesignAccessible audiovisual bookChildren's literatureInclusionDesign de livro infantil audiovisual acessívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130026.pdf.txt001130026.pdf.txtExtracted Texttext/plain167990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225738/2/001130026.pdf.txt60aeabb1b395e94f67debad8fcebf986MD52ORIGINAL001130026.pdfTexto completoapplication/pdf4852764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225738/1/001130026.pdf3b55b6f7601b6829e613824ef13e72c7MD5110183/2257382021-08-18 05:25:31.827oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225738Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T08:25:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design de livro infantil audiovisual acessível |
title |
Design de livro infantil audiovisual acessível |
spellingShingle |
Design de livro infantil audiovisual acessível Souza, Bruna da Silva Design Livro infantil Acessibilidade Design Accessible audiovisual book Children's literature Inclusion |
title_short |
Design de livro infantil audiovisual acessível |
title_full |
Design de livro infantil audiovisual acessível |
title_fullStr |
Design de livro infantil audiovisual acessível |
title_full_unstemmed |
Design de livro infantil audiovisual acessível |
title_sort |
Design de livro infantil audiovisual acessível |
author |
Souza, Bruna da Silva |
author_facet |
Souza, Bruna da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bruna da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Eduardo |
contributor_str_mv |
Cardoso, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Livro infantil Acessibilidade |
topic |
Design Livro infantil Acessibilidade Design Accessible audiovisual book Children's literature Inclusion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design Accessible audiovisual book Children's literature Inclusion |
description |
Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento de um livro infantil no formato audiovisual acessível, voltada para crianças entre 8 e 11 anos de idade, com e sem deficiência, com vistas a promover a inclusão social por meio da literatura infantil e gerar sensibilização sobre a importância do tema. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com a contextualização do tema, bem como sua justificativa e problematização, seguida da definição de objetivos e da escolha da metodologia adotada. Conforme a metodologia, buscou-se compreender o público-alvo e os processos envolvidos na criação de livros audiovisuais acessíveis por meio da fundamentação teórica, análise de similares e entrevistas com especialistas. Após, foi definida uma obra a ser adaptada para o formato audiovisual acessível. A partir disso, foi possível definir as necessidades e os requisitos de usuários, assim como os requisitos e as especificações de projeto, para então delimitar o escopo e gerar um conceito que foca no imaginário infantil e na experiência literária acessível. Após, foi feita a geração e seleção de alternativas, o desenvolvimento de um protótipo para fins de verificação com especialistas e a revisão e ajustes para disponibilização do livro de forma online e gratuita para todos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-17T01:01:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225738 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130026 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225738 |
identifier_str_mv |
001130026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225738/2/001130026.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225738/1/001130026.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60aeabb1b395e94f67debad8fcebf986 3b55b6f7601b6829e613824ef13e72c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447280985047040 |