Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Évelyn Nagildo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129983
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação e a prática docente de três discentes de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir do estabelecimento de interlocução, narrativas orientadas por um roteiro constituído de sete questões, produzidas pelos futuros professores. De acordo com Nóvoa (2009), ao passo que tem se observado o retorno do professor à ribalta educativa, perpetua-se um consenso discursivo sobre como deve ser a prática docente. Entretanto, não são os educadores os responsáveis por este discurso, mas, sim, os investigadores, os especialistas na área de formação de professores e a própria mídia. Sendo assim, decidiu-se verificar o que pensam três discentes de Licenciatura em Letras a respeito da formação, da prática e dos saberes que perpassam a docência, com base em narrativas de suas experiências, não somente como professores, mas também como alunos. Para isso, foram considerados três aspectos: (1) o ingresso na universidade (2) a formação docente e (3) a experiência em sala de aula desses futuros professores. A análise das narrativas demonstra que a docência configura-se como um processo de formação contínuo e coletivo, iniciado previamente ao ingresso na Licenciatura e que perdura durante o exercício da profissão. Constatou-se que ao mesmo passo que o professor jamais abandona a sua posição de aprendiz, grande parte do conhecimento que adquire é oriunda de práticas conjuntas, seja no espaço universitário no intercâmbio de ideias com os colegas, seja em sala de aula na troca de experiências com o aluno. Em consequência, destaca-se a necessidade de ampliar o número de disciplinas que se dediquem à discussão a respeito da prática, assim como as oportunidades de familiarização com o espaço escolar.
id UFRGS-2_31d607b32b1625ae178f102457f6f66b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129983
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Évelyn NagildoWelp, Anamaria Kurtz de Souza2015-11-20T02:37:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/129983000976278O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação e a prática docente de três discentes de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir do estabelecimento de interlocução, narrativas orientadas por um roteiro constituído de sete questões, produzidas pelos futuros professores. De acordo com Nóvoa (2009), ao passo que tem se observado o retorno do professor à ribalta educativa, perpetua-se um consenso discursivo sobre como deve ser a prática docente. Entretanto, não são os educadores os responsáveis por este discurso, mas, sim, os investigadores, os especialistas na área de formação de professores e a própria mídia. Sendo assim, decidiu-se verificar o que pensam três discentes de Licenciatura em Letras a respeito da formação, da prática e dos saberes que perpassam a docência, com base em narrativas de suas experiências, não somente como professores, mas também como alunos. Para isso, foram considerados três aspectos: (1) o ingresso na universidade (2) a formação docente e (3) a experiência em sala de aula desses futuros professores. A análise das narrativas demonstra que a docência configura-se como um processo de formação contínuo e coletivo, iniciado previamente ao ingresso na Licenciatura e que perdura durante o exercício da profissão. Constatou-se que ao mesmo passo que o professor jamais abandona a sua posição de aprendiz, grande parte do conhecimento que adquire é oriunda de práticas conjuntas, seja no espaço universitário no intercâmbio de ideias com os colegas, seja em sala de aula na troca de experiências com o aluno. Em consequência, destaca-se a necessidade de ampliar o número de disciplinas que se dediquem à discussão a respeito da prática, assim como as oportunidades de familiarização com o espaço escolar.This paper aims to discuss the training and the teaching practice of three students of Languages and Literature at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, from the establishment of dialogue, narratives guided by a script consisting of seven questions, produced by the future teachers. According to Nóvoa (2009), while the return of teachers to the educational limelight has been observed, a consensus discourse on how the teaching practice should be has been perpetuated. However, teachers are not responsible for this speech, but rather, researchers, experts in teacher training and the media itself are. Therefore the objective of this paper is to verify what three Languages and Literature students think about the training, the practice and the knowledge that underlie teaching, based on narratives of their experiences, not only as teachers but also as students. For this, three aspects were considered: (1) entry into university (2) teacher training and (3) experience in the classroom of these future teachers. The analysis of the narratives demonstrates that teaching is a continuous and collective process of development, which starts before the entry to university and endures for the profession. It was found that, as the teacher never abandons his/her apprentice position, much of the acquired knowledge comes from joint practices, be it in the university space, in the reciprocation of ideas with colleagues, be it in classroom, in the exchange of experiences with students. As a result, there is the need to expand the number of disciplines engaged in the discussion of the practice, as well as opportunities to familiarize with the school environment.application/pdfporFormação docentePrática docenteNarrativasTeacher trainingPracticeExperienceBachelor degreeNarrativesFormação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976278.pdf000976278.pdfTexto completoapplication/pdf552750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129983/1/000976278.pdfdd6e30eb663945b28954fb6f2b566159MD51TEXT000976278.pdf.txt000976278.pdf.txtExtracted Texttext/plain140312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129983/2/000976278.pdf.txtba8fcf4612e6dc2fa35e4d3f63f08d4aMD52THUMBNAIL000976278.pdf.jpg000976278.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129983/3/000976278.pdf.jpga8d635266c7ce29fb7e467586245c7a4MD5310183/1299832018-10-25 09:18:44.969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129983Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:18:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Souza, Évelyn Nagildo
Formação docente
Prática docente
Narrativas
Teacher training
Practice
Experience
Bachelor degree
Narratives
title_short Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Souza, Évelyn Nagildo
author_facet Souza, Évelyn Nagildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Évelyn Nagildo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Prática docente
Narrativas
topic Formação docente
Prática docente
Narrativas
Teacher training
Practice
Experience
Bachelor degree
Narratives
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Practice
Experience
Bachelor degree
Narratives
description O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação e a prática docente de três discentes de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir do estabelecimento de interlocução, narrativas orientadas por um roteiro constituído de sete questões, produzidas pelos futuros professores. De acordo com Nóvoa (2009), ao passo que tem se observado o retorno do professor à ribalta educativa, perpetua-se um consenso discursivo sobre como deve ser a prática docente. Entretanto, não são os educadores os responsáveis por este discurso, mas, sim, os investigadores, os especialistas na área de formação de professores e a própria mídia. Sendo assim, decidiu-se verificar o que pensam três discentes de Licenciatura em Letras a respeito da formação, da prática e dos saberes que perpassam a docência, com base em narrativas de suas experiências, não somente como professores, mas também como alunos. Para isso, foram considerados três aspectos: (1) o ingresso na universidade (2) a formação docente e (3) a experiência em sala de aula desses futuros professores. A análise das narrativas demonstra que a docência configura-se como um processo de formação contínuo e coletivo, iniciado previamente ao ingresso na Licenciatura e que perdura durante o exercício da profissão. Constatou-se que ao mesmo passo que o professor jamais abandona a sua posição de aprendiz, grande parte do conhecimento que adquire é oriunda de práticas conjuntas, seja no espaço universitário no intercâmbio de ideias com os colegas, seja em sala de aula na troca de experiências com o aluno. Em consequência, destaca-se a necessidade de ampliar o número de disciplinas que se dediquem à discussão a respeito da prática, assim como as oportunidades de familiarização com o espaço escolar.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-20T02:37:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129983
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976278
url http://hdl.handle.net/10183/129983
identifier_str_mv 000976278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129983/1/000976278.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129983/2/000976278.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129983/3/000976278.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd6e30eb663945b28954fb6f2b566159
ba8fcf4612e6dc2fa35e4d3f63f08d4a
a8d635266c7ce29fb7e467586245c7a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447156402683904