A contribuição dos oficineiros na construção e desenvolvimento de um projeto de educação integral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117565 |
Resumo: | Este artigo refere-se ao estudo acerca da operacionalização do Programa Mais Educação na perspectiva de Educação Integral, buscando identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, a contribuição de oficineiros na sua construção e no seu desenvolvimento em uma escola pública de Alvorada/RS. As reflexões realizadas apontam para a necessidade e possibilidade de articulação entre professores regentes e oficineiros que desenvolvem atividades do Programa Mais Educação. A investigação de cunho qualitativo envolve análise documental, entrevistas, questionários e observação com a participação de gestores, professores, oficineiros e alunos. Essa metodologia favorece o processo de formação integral tanto do aluno como do docente, ou seja, através de uma escola de educação integral de desenvolvimento pleno do ser humano (cognitivo, afetivo, ético, social, lúdico e estético). E para corroborar com tal formação é necessária a reorganização dos horários e espaços escolares. A fim de que os oficineiros, que carregam o território educativo, possam melhor desenvolver seu trabalho, fica evidenciada a necessidade de trocas, planejamentos e avaliação em conjunto com os professores regentes, em que, será verificada a evolução dos alunos ou a necessidade de haver um estudo mais aprofundado para o desenvolvimento deles. Logo, conclui-se que a inclusão da gestão, que pode vir do próprio oficineiro e, com auxílio da equipe pedagógica da escola e direção podem tomar um rumo mais aprimorado no ato de educar. |
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