SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viégas, Rafael Pedroni
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/86402
Resumo: O presente trabalho descreve, desde o projeto até a implementação, uma ferramenta denominada SQOnline, para auxiliar o ensino através da informática. Seu surgimento se deu no Instituto de Física da UFRGS, através da necessidade dos professores acompanharem o aprendizado de seus alunos. Sua principal funcionalidade é permitir a criação de um banco de questões, de maneira compartilhada entre os usuários da ferramenta, gerando questionários que avaliam o nível de compreensão conceitual alcançado pelos discentes. O uso do SQOnline permite que o docente faça um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem ensinados, possibilitando uma organização do ensino sob medida para as turmas. São apresentadas as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da ferramenta SQOnline, bem como as técnicas de construção de software que visam à concepção de um sistema robusto e confiável. São expostos aspectos pertencentes a todas as etapas percorridas, desde o projeto inicial até a realização de experimentos com os usuários. Avaliações realizadas com usuários demonstram que a ferramenta SQOnline possui um treinamento bastante simples para sua utilização, permitindo que até mesmo pessoas com reduzida familiaridade com computadores sejam incentivadas a adotá-la. A ideologia proposta, projetando o SQOnline como um software open-source, visa possibilitar o incremento do sistema por qualquer pessoa que tenha interesse. Este fator permite que a ferramenta traga benefícios em diferentes cursos e universidades, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino em geral.
id UFRGS-2_3205417eea46809cd76d6d12c708fb79
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86402
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viégas, Rafael PedroniGalante, Renata de Matos2014-01-22T01:54:32Z2013http://hdl.handle.net/10183/86402000910075O presente trabalho descreve, desde o projeto até a implementação, uma ferramenta denominada SQOnline, para auxiliar o ensino através da informática. Seu surgimento se deu no Instituto de Física da UFRGS, através da necessidade dos professores acompanharem o aprendizado de seus alunos. Sua principal funcionalidade é permitir a criação de um banco de questões, de maneira compartilhada entre os usuários da ferramenta, gerando questionários que avaliam o nível de compreensão conceitual alcançado pelos discentes. O uso do SQOnline permite que o docente faça um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem ensinados, possibilitando uma organização do ensino sob medida para as turmas. São apresentadas as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da ferramenta SQOnline, bem como as técnicas de construção de software que visam à concepção de um sistema robusto e confiável. São expostos aspectos pertencentes a todas as etapas percorridas, desde o projeto inicial até a realização de experimentos com os usuários. Avaliações realizadas com usuários demonstram que a ferramenta SQOnline possui um treinamento bastante simples para sua utilização, permitindo que até mesmo pessoas com reduzida familiaridade com computadores sejam incentivadas a adotá-la. A ideologia proposta, projetando o SQOnline como um software open-source, visa possibilitar o incremento do sistema por qualquer pessoa que tenha interesse. Este fator permite que a ferramenta traga benefícios em diferentes cursos e universidades, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino em geral.This dissertation describes, from the project to the implementation, a tool called SQOnline, that helps the teaching through informatics. His appearance took place in the Institute of Physics, UFRGS, through the need for teachers to monitor the learning of their students. Its main feature is to allow the creation of a pool of questions, which is shared between the users of the tool, generating questionnaires that assess the level of conceptual understanding achieved by students. The use of SQOnline allows the teacher to do a mapping of students’ prior knowledge about the content to be taught, enabling an organization to tailor teaching classes. The technologies used in the development of the SQOnline tool are presented as well as techniques for building software aimed at designing a robust and reliable system. The exposed aspects concerns to all belonging steps taken from the initial design to the completion of experiments with users. Evaluations conducted with users show that SQOnline tool has a very simple training in its use, enabling even people with limited familiarity with computers are encouraged to adopt it. The proposal ideology, projecting SQOnline as an open-source software, aims to enable the increase of the system by anyone who has an interest. This factor allows the tool to bring benefits in different courses and universities, thus contributing to the quality of education in general.application/pdfporBanco : DadosRecuperacao : InformacaoOnline reviewQuestionnairesInformatics at teachingSQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensinoSQOnline : an online questionnaire tool for teaching activities supportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2013Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910075.pdf000910075.pdfTexto completoapplication/pdf1411144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/1/000910075.pdf69927c2590ae2fa632ed638956e8ef3cMD51TEXT000910075.pdf.txt000910075.pdf.txtExtracted Texttext/plain141557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/2/000910075.pdf.txt7f402e912e07c101d2ee64438e1307d4MD52THUMBNAIL000910075.pdf.jpg000910075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/3/000910075.pdf.jpgf452fa02e2591f7e18f8c01daf27e35bMD5310183/864022018-10-09 08:44:32.194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86402Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:44:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SQOnline : an online questionnaire tool for teaching activities support
title SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
spellingShingle SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
Viégas, Rafael Pedroni
Banco : Dados
Recuperacao : Informacao
Online review
Questionnaires
Informatics at teaching
title_short SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
title_full SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
title_fullStr SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
title_full_unstemmed SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
title_sort SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
author Viégas, Rafael Pedroni
author_facet Viégas, Rafael Pedroni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viégas, Rafael Pedroni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galante, Renata de Matos
contributor_str_mv Galante, Renata de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Banco : Dados
Recuperacao : Informacao
topic Banco : Dados
Recuperacao : Informacao
Online review
Questionnaires
Informatics at teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Online review
Questionnaires
Informatics at teaching
description O presente trabalho descreve, desde o projeto até a implementação, uma ferramenta denominada SQOnline, para auxiliar o ensino através da informática. Seu surgimento se deu no Instituto de Física da UFRGS, através da necessidade dos professores acompanharem o aprendizado de seus alunos. Sua principal funcionalidade é permitir a criação de um banco de questões, de maneira compartilhada entre os usuários da ferramenta, gerando questionários que avaliam o nível de compreensão conceitual alcançado pelos discentes. O uso do SQOnline permite que o docente faça um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem ensinados, possibilitando uma organização do ensino sob medida para as turmas. São apresentadas as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da ferramenta SQOnline, bem como as técnicas de construção de software que visam à concepção de um sistema robusto e confiável. São expostos aspectos pertencentes a todas as etapas percorridas, desde o projeto inicial até a realização de experimentos com os usuários. Avaliações realizadas com usuários demonstram que a ferramenta SQOnline possui um treinamento bastante simples para sua utilização, permitindo que até mesmo pessoas com reduzida familiaridade com computadores sejam incentivadas a adotá-la. A ideologia proposta, projetando o SQOnline como um software open-source, visa possibilitar o incremento do sistema por qualquer pessoa que tenha interesse. Este fator permite que a ferramenta traga benefícios em diferentes cursos e universidades, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino em geral.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-22T01:54:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/86402
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910075
url http://hdl.handle.net/10183/86402
identifier_str_mv 000910075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/1/000910075.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/2/000910075.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/3/000910075.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69927c2590ae2fa632ed638956e8ef3c
7f402e912e07c101d2ee64438e1307d4
f452fa02e2591f7e18f8c01daf27e35b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447118795505664