SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/86402 |
Resumo: | O presente trabalho descreve, desde o projeto até a implementação, uma ferramenta denominada SQOnline, para auxiliar o ensino através da informática. Seu surgimento se deu no Instituto de Física da UFRGS, através da necessidade dos professores acompanharem o aprendizado de seus alunos. Sua principal funcionalidade é permitir a criação de um banco de questões, de maneira compartilhada entre os usuários da ferramenta, gerando questionários que avaliam o nível de compreensão conceitual alcançado pelos discentes. O uso do SQOnline permite que o docente faça um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem ensinados, possibilitando uma organização do ensino sob medida para as turmas. São apresentadas as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da ferramenta SQOnline, bem como as técnicas de construção de software que visam à concepção de um sistema robusto e confiável. São expostos aspectos pertencentes a todas as etapas percorridas, desde o projeto inicial até a realização de experimentos com os usuários. Avaliações realizadas com usuários demonstram que a ferramenta SQOnline possui um treinamento bastante simples para sua utilização, permitindo que até mesmo pessoas com reduzida familiaridade com computadores sejam incentivadas a adotá-la. A ideologia proposta, projetando o SQOnline como um software open-source, visa possibilitar o incremento do sistema por qualquer pessoa que tenha interesse. Este fator permite que a ferramenta traga benefícios em diferentes cursos e universidades, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino em geral. |
id |
UFRGS-2_3205417eea46809cd76d6d12c708fb79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86402 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viégas, Rafael PedroniGalante, Renata de Matos2014-01-22T01:54:32Z2013http://hdl.handle.net/10183/86402000910075O presente trabalho descreve, desde o projeto até a implementação, uma ferramenta denominada SQOnline, para auxiliar o ensino através da informática. Seu surgimento se deu no Instituto de Física da UFRGS, através da necessidade dos professores acompanharem o aprendizado de seus alunos. Sua principal funcionalidade é permitir a criação de um banco de questões, de maneira compartilhada entre os usuários da ferramenta, gerando questionários que avaliam o nível de compreensão conceitual alcançado pelos discentes. O uso do SQOnline permite que o docente faça um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem ensinados, possibilitando uma organização do ensino sob medida para as turmas. São apresentadas as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da ferramenta SQOnline, bem como as técnicas de construção de software que visam à concepção de um sistema robusto e confiável. São expostos aspectos pertencentes a todas as etapas percorridas, desde o projeto inicial até a realização de experimentos com os usuários. Avaliações realizadas com usuários demonstram que a ferramenta SQOnline possui um treinamento bastante simples para sua utilização, permitindo que até mesmo pessoas com reduzida familiaridade com computadores sejam incentivadas a adotá-la. A ideologia proposta, projetando o SQOnline como um software open-source, visa possibilitar o incremento do sistema por qualquer pessoa que tenha interesse. Este fator permite que a ferramenta traga benefícios em diferentes cursos e universidades, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino em geral.This dissertation describes, from the project to the implementation, a tool called SQOnline, that helps the teaching through informatics. His appearance took place in the Institute of Physics, UFRGS, through the need for teachers to monitor the learning of their students. Its main feature is to allow the creation of a pool of questions, which is shared between the users of the tool, generating questionnaires that assess the level of conceptual understanding achieved by students. The use of SQOnline allows the teacher to do a mapping of students’ prior knowledge about the content to be taught, enabling an organization to tailor teaching classes. The technologies used in the development of the SQOnline tool are presented as well as techniques for building software aimed at designing a robust and reliable system. The exposed aspects concerns to all belonging steps taken from the initial design to the completion of experiments with users. Evaluations conducted with users show that SQOnline tool has a very simple training in its use, enabling even people with limited familiarity with computers are encouraged to adopt it. The proposal ideology, projecting SQOnline as an open-source software, aims to enable the increase of the system by anyone who has an interest. This factor allows the tool to bring benefits in different courses and universities, thus contributing to the quality of education in general.application/pdfporBanco : DadosRecuperacao : InformacaoOnline reviewQuestionnairesInformatics at teachingSQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensinoSQOnline : an online questionnaire tool for teaching activities supportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2013Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910075.pdf000910075.pdfTexto completoapplication/pdf1411144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/1/000910075.pdf69927c2590ae2fa632ed638956e8ef3cMD51TEXT000910075.pdf.txt000910075.pdf.txtExtracted Texttext/plain141557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/2/000910075.pdf.txt7f402e912e07c101d2ee64438e1307d4MD52THUMBNAIL000910075.pdf.jpg000910075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/3/000910075.pdf.jpgf452fa02e2591f7e18f8c01daf27e35bMD5310183/864022018-10-09 08:44:32.194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86402Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:44:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
SQOnline : an online questionnaire tool for teaching activities support |
title |
SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino |
spellingShingle |
SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino Viégas, Rafael Pedroni Banco : Dados Recuperacao : Informacao Online review Questionnaires Informatics at teaching |
title_short |
SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino |
title_full |
SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino |
title_fullStr |
SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino |
title_full_unstemmed |
SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino |
title_sort |
SQOnline : ferramenta de questionários online para apoio em atividades de ensino |
author |
Viégas, Rafael Pedroni |
author_facet |
Viégas, Rafael Pedroni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viégas, Rafael Pedroni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Galante, Renata de Matos |
contributor_str_mv |
Galante, Renata de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco : Dados Recuperacao : Informacao |
topic |
Banco : Dados Recuperacao : Informacao Online review Questionnaires Informatics at teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Online review Questionnaires Informatics at teaching |
description |
O presente trabalho descreve, desde o projeto até a implementação, uma ferramenta denominada SQOnline, para auxiliar o ensino através da informática. Seu surgimento se deu no Instituto de Física da UFRGS, através da necessidade dos professores acompanharem o aprendizado de seus alunos. Sua principal funcionalidade é permitir a criação de um banco de questões, de maneira compartilhada entre os usuários da ferramenta, gerando questionários que avaliam o nível de compreensão conceitual alcançado pelos discentes. O uso do SQOnline permite que o docente faça um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem ensinados, possibilitando uma organização do ensino sob medida para as turmas. São apresentadas as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da ferramenta SQOnline, bem como as técnicas de construção de software que visam à concepção de um sistema robusto e confiável. São expostos aspectos pertencentes a todas as etapas percorridas, desde o projeto inicial até a realização de experimentos com os usuários. Avaliações realizadas com usuários demonstram que a ferramenta SQOnline possui um treinamento bastante simples para sua utilização, permitindo que até mesmo pessoas com reduzida familiaridade com computadores sejam incentivadas a adotá-la. A ideologia proposta, projetando o SQOnline como um software open-source, visa possibilitar o incremento do sistema por qualquer pessoa que tenha interesse. Este fator permite que a ferramenta traga benefícios em diferentes cursos e universidades, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino em geral. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-22T01:54:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/86402 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910075 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/86402 |
identifier_str_mv |
000910075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/1/000910075.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/2/000910075.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86402/3/000910075.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
69927c2590ae2fa632ed638956e8ef3c 7f402e912e07c101d2ee64438e1307d4 f452fa02e2591f7e18f8c01daf27e35b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447118795505664 |