Currículo, filosofia e ensino de funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Graziela Langone
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37114
Resumo: Como estudante de Licenciatura em Matemática, descobri que não há uma receita para se ensinar. Por isso, minha preocupação, enquanto futura professora, era de como ensinar? Nesse trabalho eu relato uma pesquisa desenvolvida a fim de buscar algumas respostas para minhas dúvidas. Trato das metodologias que os professores têm usado para ensinar funções no Ensino Médio. Ao longo do trabalho, discorro a respeito da influência do Currículo sobre as formas de se ensinar funções, e também sobre como podemos relacionar a filosofia com o estudo de funções. Por fim, apresento diferentes formas de se conceituar e representar funções, ressaltando a ideia de que cada aluno constrói para si um significado singular de função.
id UFRGS-2_326be8a0dad080391d2cf26153847696
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37114
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Graziela LangoneSant'Ana, Marilaine de Fraga2012-02-07T01:19:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/37114000819668Como estudante de Licenciatura em Matemática, descobri que não há uma receita para se ensinar. Por isso, minha preocupação, enquanto futura professora, era de como ensinar? Nesse trabalho eu relato uma pesquisa desenvolvida a fim de buscar algumas respostas para minhas dúvidas. Trato das metodologias que os professores têm usado para ensinar funções no Ensino Médio. Ao longo do trabalho, discorro a respeito da influência do Currículo sobre as formas de se ensinar funções, e também sobre como podemos relacionar a filosofia com o estudo de funções. Por fim, apresento diferentes formas de se conceituar e representar funções, ressaltando a ideia de que cada aluno constrói para si um significado singular de função.As a student of Graduation in Mathematics, I discovered that does not exist a receipt for teaching. So my concern, as future teacher, was how to teach? In this work I report a research developed in order to seek some answers to my questions. I tract of the methodologies that teachers have used to teach functions in High Scholl. Throughout the work, I talk about the influence of Curriculum on how to teach functions, and also how we can relate philosophy to the study of functions. Finally, I exhibit different ways conceptualizing and representing functions, highlighting the idea that each student builds a unique meaning of function.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemEnsino de matemáticaEnsino de funcoesParâmetros curriculares nacionais : Ensino médioCurriculumFunctions’s teachingPhilosophyNational curricular parameters of high schol (NCPHS)Currículo, filosofia e ensino de funçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819668.pdf.txt000819668.pdf.txtExtracted Texttext/plain81557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37114/2/000819668.pdf.txtae63eb35421248a93fbbb4735b5c0741MD52ORIGINAL000819668.pdf000819668.pdfTexto completoapplication/pdf716391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37114/1/000819668.pdf4985e6f952d41b3c2903cc817271b5bbMD51THUMBNAIL000819668.pdf.jpg000819668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37114/3/000819668.pdf.jpg77b9c7965e7dcebccd36f98f66048e40MD5310183/371142022-02-22 05:10:10.915893oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo, filosofia e ensino de funções
title Currículo, filosofia e ensino de funções
spellingShingle Currículo, filosofia e ensino de funções
Fonseca, Graziela Langone
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Ensino de funcoes
Parâmetros curriculares nacionais : Ensino médio
Curriculum
Functions’s teaching
Philosophy
National curricular parameters of high schol (NCPHS)
title_short Currículo, filosofia e ensino de funções
title_full Currículo, filosofia e ensino de funções
title_fullStr Currículo, filosofia e ensino de funções
title_full_unstemmed Currículo, filosofia e ensino de funções
title_sort Currículo, filosofia e ensino de funções
author Fonseca, Graziela Langone
author_facet Fonseca, Graziela Langone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Graziela Langone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Ensino de funcoes
Parâmetros curriculares nacionais : Ensino médio
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Ensino de funcoes
Parâmetros curriculares nacionais : Ensino médio
Curriculum
Functions’s teaching
Philosophy
National curricular parameters of high schol (NCPHS)
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Functions’s teaching
Philosophy
National curricular parameters of high schol (NCPHS)
description Como estudante de Licenciatura em Matemática, descobri que não há uma receita para se ensinar. Por isso, minha preocupação, enquanto futura professora, era de como ensinar? Nesse trabalho eu relato uma pesquisa desenvolvida a fim de buscar algumas respostas para minhas dúvidas. Trato das metodologias que os professores têm usado para ensinar funções no Ensino Médio. Ao longo do trabalho, discorro a respeito da influência do Currículo sobre as formas de se ensinar funções, e também sobre como podemos relacionar a filosofia com o estudo de funções. Por fim, apresento diferentes formas de se conceituar e representar funções, ressaltando a ideia de que cada aluno constrói para si um significado singular de função.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-07T01:19:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37114
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819668
url http://hdl.handle.net/10183/37114
identifier_str_mv 000819668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37114/2/000819668.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37114/1/000819668.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37114/3/000819668.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ae63eb35421248a93fbbb4735b5c0741
4985e6f952d41b3c2903cc817271b5bb
77b9c7965e7dcebccd36f98f66048e40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422302941184