Estudo de uma máquina de Lundell com imãs permanentes no rotor para aplicações de tração elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernando
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169278
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo detalhado sobre as características da máquina de Lundell, descrevendo seu funcionamento e enumerando algumas alterações na estrutura desse equipamento que aumentam sua eficiência energética. O impacto na performance deste equipamento, causado pela substituição do enrolamento de campo por um imã permanente, é abordando de forma teórica e prática. Focando na aplicabilidade desta máquina para veículos elétricos, é feita a avaliação de compatibilidade entre os parâmetros do equipamento com os requisitos estabelecidos teoricamente para a operação segura de um determinado veículo. Com o objetivo de examinar a viabilidade do emprego deste aparelho como motor, são realizados ensaios onde a máquina de Lundell é acionada através de controlador para motor sem escovas, que é alimentado por tensão de corrente contínua e é capaz de acionar uma máquina de corrente alternada. Para caracterizar este arranjo utilizou-se um modelo de motor de corrente contínua, que funcionou adequadamente para representar o conjunto da máquina elétrica e módulo de controle. Através de simulação foi possível avaliar que o campo magnético gerado pelo imã permanente não é suficiente para estabelecer a operação da máquina com rotação nominal. Desta forma, obteve-se um rendimento de 60 % para o equipamento, avaliado por ensaios onde operou-se o protótipo com conjugado abaixo de 1,2 Nm e rotação de até 1800 RPM.
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