Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigotti , Vítor Mateus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237380
Resumo: O presente trabalho refere-se a um estudo de caso dos dez planos de aula de Biologia mais acessados, postados no Portal do Professor do MEC. Os objetivos do trabalho são analisar o perfil dos autores dos planos de aula, as possibilidades de colaboração em rede entre os professores e se as atividades propostas preveem espaços para o aluno ser ativo no papel de construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com uma pequena amostra de planos de aula. Embora a plataforma tenha milhares de acessos, sendo que só a aula de Biologia mais acessada contou com mais de 200 mil visualizações, foi percebido o descaso com a manutenção do Portal. Observou-se a falta de novas postagens de planos de aula e a indisponibilidade de diversos recursos cujos links não estavam funcionando durante a pesquisa. Também fora percebido que as possibilidades do aluno ativo em sala de aula encontravam-se como papel secundário na maioria dos planos analisados. Entretanto o plano de aula mais acessado oferece inúmeras propostas em que o aluno é ativo.
id UFRGS-2_32c3d83a5cd1fd99300e104b8abef3d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237380
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rigotti , Vítor MateusRosa, Russel Teresinha Dutra da2022-04-19T04:38:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/237380001130239O presente trabalho refere-se a um estudo de caso dos dez planos de aula de Biologia mais acessados, postados no Portal do Professor do MEC. Os objetivos do trabalho são analisar o perfil dos autores dos planos de aula, as possibilidades de colaboração em rede entre os professores e se as atividades propostas preveem espaços para o aluno ser ativo no papel de construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com uma pequena amostra de planos de aula. Embora a plataforma tenha milhares de acessos, sendo que só a aula de Biologia mais acessada contou com mais de 200 mil visualizações, foi percebido o descaso com a manutenção do Portal. Observou-se a falta de novas postagens de planos de aula e a indisponibilidade de diversos recursos cujos links não estavam funcionando durante a pesquisa. Também fora percebido que as possibilidades do aluno ativo em sala de aula encontravam-se como papel secundário na maioria dos planos analisados. Entretanto o plano de aula mais acessado oferece inúmeras propostas em que o aluno é ativo.application/pdfporEnsino de ciênciasPlanos de aulaAnálise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130239.pdf.txt001130239.pdf.txtExtracted Texttext/plain68799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237380/2/001130239.pdf.txte523e678a0ee555a0d4b6928a2f6bcb5MD52ORIGINAL001130239.pdfTexto completoapplication/pdf330857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237380/1/001130239.pdf8639f951232873289b28e481665b2b0dMD5110183/2373802022-04-28 04:41:04.229086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237380Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:41:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
title Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
spellingShingle Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
Rigotti , Vítor Mateus
Ensino de ciências
Planos de aula
title_short Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
title_full Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
title_fullStr Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
title_full_unstemmed Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
title_sort Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
author Rigotti , Vítor Mateus
author_facet Rigotti , Vítor Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigotti , Vítor Mateus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Planos de aula
topic Ensino de ciências
Planos de aula
description O presente trabalho refere-se a um estudo de caso dos dez planos de aula de Biologia mais acessados, postados no Portal do Professor do MEC. Os objetivos do trabalho são analisar o perfil dos autores dos planos de aula, as possibilidades de colaboração em rede entre os professores e se as atividades propostas preveem espaços para o aluno ser ativo no papel de construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com uma pequena amostra de planos de aula. Embora a plataforma tenha milhares de acessos, sendo que só a aula de Biologia mais acessada contou com mais de 200 mil visualizações, foi percebido o descaso com a manutenção do Portal. Observou-se a falta de novas postagens de planos de aula e a indisponibilidade de diversos recursos cujos links não estavam funcionando durante a pesquisa. Também fora percebido que as possibilidades do aluno ativo em sala de aula encontravam-se como papel secundário na maioria dos planos analisados. Entretanto o plano de aula mais acessado oferece inúmeras propostas em que o aluno é ativo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-19T04:38:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237380
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130239
url http://hdl.handle.net/10183/237380
identifier_str_mv 001130239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237380/2/001130239.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237380/1/001130239.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e523e678a0ee555a0d4b6928a2f6bcb5
8639f951232873289b28e481665b2b0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224626948276224