Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237380 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a um estudo de caso dos dez planos de aula de Biologia mais acessados, postados no Portal do Professor do MEC. Os objetivos do trabalho são analisar o perfil dos autores dos planos de aula, as possibilidades de colaboração em rede entre os professores e se as atividades propostas preveem espaços para o aluno ser ativo no papel de construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com uma pequena amostra de planos de aula. Embora a plataforma tenha milhares de acessos, sendo que só a aula de Biologia mais acessada contou com mais de 200 mil visualizações, foi percebido o descaso com a manutenção do Portal. Observou-se a falta de novas postagens de planos de aula e a indisponibilidade de diversos recursos cujos links não estavam funcionando durante a pesquisa. Também fora percebido que as possibilidades do aluno ativo em sala de aula encontravam-se como papel secundário na maioria dos planos analisados. Entretanto o plano de aula mais acessado oferece inúmeras propostas em que o aluno é ativo. |
id |
UFRGS-2_32c3d83a5cd1fd99300e104b8abef3d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237380 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rigotti , Vítor MateusRosa, Russel Teresinha Dutra da2022-04-19T04:38:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/237380001130239O presente trabalho refere-se a um estudo de caso dos dez planos de aula de Biologia mais acessados, postados no Portal do Professor do MEC. Os objetivos do trabalho são analisar o perfil dos autores dos planos de aula, as possibilidades de colaboração em rede entre os professores e se as atividades propostas preveem espaços para o aluno ser ativo no papel de construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com uma pequena amostra de planos de aula. Embora a plataforma tenha milhares de acessos, sendo que só a aula de Biologia mais acessada contou com mais de 200 mil visualizações, foi percebido o descaso com a manutenção do Portal. Observou-se a falta de novas postagens de planos de aula e a indisponibilidade de diversos recursos cujos links não estavam funcionando durante a pesquisa. Também fora percebido que as possibilidades do aluno ativo em sala de aula encontravam-se como papel secundário na maioria dos planos analisados. Entretanto o plano de aula mais acessado oferece inúmeras propostas em que o aluno é ativo.application/pdfporEnsino de ciênciasPlanos de aulaAnálise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130239.pdf.txt001130239.pdf.txtExtracted Texttext/plain68799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237380/2/001130239.pdf.txte523e678a0ee555a0d4b6928a2f6bcb5MD52ORIGINAL001130239.pdfTexto completoapplication/pdf330857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237380/1/001130239.pdf8639f951232873289b28e481665b2b0dMD5110183/2373802022-04-28 04:41:04.229086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237380Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:41:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo? |
title |
Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo? |
spellingShingle |
Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo? Rigotti , Vítor Mateus Ensino de ciências Planos de aula |
title_short |
Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo? |
title_full |
Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo? |
title_fullStr |
Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo? |
title_full_unstemmed |
Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo? |
title_sort |
Análise de planos de aula de biologia do portal do professor do MEC : há espaço para o aluno ativo? |
author |
Rigotti , Vítor Mateus |
author_facet |
Rigotti , Vítor Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigotti , Vítor Mateus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Planos de aula |
topic |
Ensino de ciências Planos de aula |
description |
O presente trabalho refere-se a um estudo de caso dos dez planos de aula de Biologia mais acessados, postados no Portal do Professor do MEC. Os objetivos do trabalho são analisar o perfil dos autores dos planos de aula, as possibilidades de colaboração em rede entre os professores e se as atividades propostas preveem espaços para o aluno ser ativo no papel de construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com uma pequena amostra de planos de aula. Embora a plataforma tenha milhares de acessos, sendo que só a aula de Biologia mais acessada contou com mais de 200 mil visualizações, foi percebido o descaso com a manutenção do Portal. Observou-se a falta de novas postagens de planos de aula e a indisponibilidade de diversos recursos cujos links não estavam funcionando durante a pesquisa. Também fora percebido que as possibilidades do aluno ativo em sala de aula encontravam-se como papel secundário na maioria dos planos analisados. Entretanto o plano de aula mais acessado oferece inúmeras propostas em que o aluno é ativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-19T04:38:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237380 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130239 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237380 |
identifier_str_mv |
001130239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237380/2/001130239.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237380/1/001130239.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e523e678a0ee555a0d4b6928a2f6bcb5 8639f951232873289b28e481665b2b0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224626948276224 |