Avaliação da eficácia e relevância da Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na educação superior brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201748 |
Resumo: | A Universidade Federal do Rio Grande do Sul conta com um órgão auxiliar da Faculdade de Agronomia qual seja a Estação Experimental Agronômica, objeto desta pesquisa. Desde a sua criação, na década de 1950, tem prestado serviço de auxílio no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos anos surgiram algumas dificuldades que colocam em risco a continuidade da Estação. Em 2016 a autora passou a fazer parte da Estação com uma função administrativa e identificou alguns processos de gestão que poderiam ser abordados durante a conclusão desta especialização, entendendo ser a oportunidade de estudar ações de desenvolvimento na atuação do órgão frente aos objetivos pelos quais foi criado e contribuir para superar as dificuldades. Deste modo avaliou-se os aspectos pertinentes e urgentes mediante uma pesquisa que utilizou a metodologia de Pesquisa-ação, com o objetivo de avaliar a eficácia e relevância da Estação. Entendendo que relevância é a busca por destacar e conhecer valores, importância e utilidade de uma política dentro de uma comunidade, e que eficácia é a medida pela qual se sabe se os objetivos precípuos foram atingidos. Como resultado do estudo foi recomposta a sua história e desenhados indicadores de desempenho das atividades. Assim a Relevância é concreta se levantados todos os trabalhos que lá são realizados e a disponibilidade para auxiliar no estudo em outras áreas da ciência. A pesquisa gerou uma série de dados para tomada de decisão pelos gestores e, ao mesmo tempo, fornece instrumentos e argumentos para a defesa do órgão na própria Universidade. |
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Oliveira, Jaqueline da SilvaBittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte2019-11-14T03:54:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/201748001090441A Universidade Federal do Rio Grande do Sul conta com um órgão auxiliar da Faculdade de Agronomia qual seja a Estação Experimental Agronômica, objeto desta pesquisa. Desde a sua criação, na década de 1950, tem prestado serviço de auxílio no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos anos surgiram algumas dificuldades que colocam em risco a continuidade da Estação. Em 2016 a autora passou a fazer parte da Estação com uma função administrativa e identificou alguns processos de gestão que poderiam ser abordados durante a conclusão desta especialização, entendendo ser a oportunidade de estudar ações de desenvolvimento na atuação do órgão frente aos objetivos pelos quais foi criado e contribuir para superar as dificuldades. Deste modo avaliou-se os aspectos pertinentes e urgentes mediante uma pesquisa que utilizou a metodologia de Pesquisa-ação, com o objetivo de avaliar a eficácia e relevância da Estação. Entendendo que relevância é a busca por destacar e conhecer valores, importância e utilidade de uma política dentro de uma comunidade, e que eficácia é a medida pela qual se sabe se os objetivos precípuos foram atingidos. Como resultado do estudo foi recomposta a sua história e desenhados indicadores de desempenho das atividades. Assim a Relevância é concreta se levantados todos os trabalhos que lá são realizados e a disponibilidade para auxiliar no estudo em outras áreas da ciência. A pesquisa gerou uma série de dados para tomada de decisão pelos gestores e, ao mesmo tempo, fornece instrumentos e argumentos para a defesa do órgão na própria Universidade.La Universidad Federal del Río Grande del Sur cuenta con la Extación Experimental Agronómica, la cual actúa como órgano auxiliar de la Facultad de Agronomía y se convierte en el objeto de esta investigación. Desde su creación, en la década de 1950, ha prestado servicios de auxilio en el desarrollo de actividades de enseñanza, investigación y extensión. En los últimos años surgieron algunas dificultades, poniendo en riesgo la continuidad de la misma. A partir del año 2016, la autora pasó a hacer parte de la Estación con una función administrativa, indentificó algunos procesos de gestión que se podrían abordar durante la conclusión de esta especilización, entendiendo ser la oportunidad para estudiar las acciones de desarrollo en la actuación del órgano frente a los objetivos por los cuales fue creado y contribuir para superar las dificultades. Por este motivo evalué aspectos pertinentes y urgentes por medio de una investigación que utilizó la metodología Investigación-acción, con la finalidad de evaluar la eficacia y relevancia de la Estación. Entendiendo que relevancia es la búsqueda por destacar y conocer valores, importancia y utilidad de una política dentro de una comunidad y la eficacia es una medida que permite saber si fueron cumplidos los objetivos principales. Como resultado del estudio, se recompuso la hitoria y se diseñaron indicadores de desempeño de las actividades. Así la relevancia se completó con el análisis de todas las áreas de la ciencia. La investigación generó una seria de datos para la toma de desiciones por parte de los administradores y al mismo tiempo, aportó instrumentos y argumentos para la defensa del órgano en la propia Universidad.application/pdfporEducação superiorAvaliação acadêmicaAdministración públicaMedida de relevanciaMedida de eficaciaExtación Experimental Agronómica-Universidad Federal del Río Grande del SurAvaliação da eficácia e relevância da Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na educação superior brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoCurso de Especialização em Administração Pública e Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090441.pdf.txt001090441.pdf.txtExtracted Texttext/plain108928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201748/2/001090441.pdf.txt1ab5726a76ee921470891bf54c7b6bb3MD52ORIGINAL001090441.pdfTexto completoapplication/pdf1095774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201748/1/001090441.pdf242493ee9a2f4cd5fc6947608c6f4814MD5110183/2017482024-03-13 05:05:16.856051oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-13T08:05:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A Universidade Federal do Rio Grande do Sul conta com um órgão auxiliar da Faculdade de Agronomia qual seja a Estação Experimental Agronômica, objeto desta pesquisa. Desde a sua criação, na década de 1950, tem prestado serviço de auxílio no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos anos surgiram algumas dificuldades que colocam em risco a continuidade da Estação. Em 2016 a autora passou a fazer parte da Estação com uma função administrativa e identificou alguns processos de gestão que poderiam ser abordados durante a conclusão desta especialização, entendendo ser a oportunidade de estudar ações de desenvolvimento na atuação do órgão frente aos objetivos pelos quais foi criado e contribuir para superar as dificuldades. Deste modo avaliou-se os aspectos pertinentes e urgentes mediante uma pesquisa que utilizou a metodologia de Pesquisa-ação, com o objetivo de avaliar a eficácia e relevância da Estação. Entendendo que relevância é a busca por destacar e conhecer valores, importância e utilidade de uma política dentro de uma comunidade, e que eficácia é a medida pela qual se sabe se os objetivos precípuos foram atingidos. Como resultado do estudo foi recomposta a sua história e desenhados indicadores de desempenho das atividades. Assim a Relevância é concreta se levantados todos os trabalhos que lá são realizados e a disponibilidade para auxiliar no estudo em outras áreas da ciência. A pesquisa gerou uma série de dados para tomada de decisão pelos gestores e, ao mesmo tempo, fornece instrumentos e argumentos para a defesa do órgão na própria Universidade. |
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