BNCC e formação de professores para uso de mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Carla Giovana Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199851
Resumo: A presente investigação se propõe a uma reflexão junto aos professores, acerca de formas para otimizar o uso de tecnologias proporcionando maior interação do aluno e desenvolvimento do senso crítico, da ética e da reflexividade. O texto está amparado em pesquisa bibliográfica que conceitua o termo tecnologia, posiciona o professor frente à mesma e à informática na educação, explica a abordagem instrucionista e examina a Base Nacional Comum Curricular; e, na observação direta dos agentes pesquisados em uma escola estadual em Novo Hamburgo. A análise das informações é apresentada de modo descritivo e exploratório, tendo em vista os dados coletados e comparados aos achados na literatura. Os resultados encontrados permitiram verificar que as Tecnologias da Informação Comunicação possuem potencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem e que existe uma demanda de capacitação docente para inseri-las de forma eficaz na sala de aula.
id UFRGS-2_33caed90cbcc705c5029f73ab5f0afe1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199851
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Carla Giovana PereiraBrackmann, Christian Puhlmann2019-10-01T03:41:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/199851001102418A presente investigação se propõe a uma reflexão junto aos professores, acerca de formas para otimizar o uso de tecnologias proporcionando maior interação do aluno e desenvolvimento do senso crítico, da ética e da reflexividade. O texto está amparado em pesquisa bibliográfica que conceitua o termo tecnologia, posiciona o professor frente à mesma e à informática na educação, explica a abordagem instrucionista e examina a Base Nacional Comum Curricular; e, na observação direta dos agentes pesquisados em uma escola estadual em Novo Hamburgo. A análise das informações é apresentada de modo descritivo e exploratório, tendo em vista os dados coletados e comparados aos achados na literatura. Os resultados encontrados permitiram verificar que as Tecnologias da Informação Comunicação possuem potencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem e que existe uma demanda de capacitação docente para inseri-las de forma eficaz na sala de aula.The present research proposes a reflection with teachers about ways to optimize the use of technologies, providing greater student interaction and development of critical sense, ethics and reflexivity. The text is supported by bibliographical research that conceptualizes the term technology, positions the teacher in front of it and informatics in education, explains the instructional approach and examines the National Common Curricular Base; and in the direct observation of the investigated agents in a state school in Novo Hamburgo. The analysis of the information is presented in a descriptive and exploratory way, considering the data collected and compared to the findings in the literature. The results found allowed us to verify that Information Communication Technologies have the potential to qualify the teaching and learning process and that there is a demand for teacher training to insert them effectively in the classroom.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Mídias digitaisTecnologia educacionalMediaTechnologiesBNCC e formação de professores para uso de mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102418.pdf.txt001102418.pdf.txtExtracted Texttext/plain82170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199851/2/001102418.pdf.txt57ca60c6b864cdfb1d858307dacbb4edMD52ORIGINAL001102418.pdfTexto completoapplication/pdf776625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199851/1/001102418.pdfe7c7d1e05cfe6a8fd85a9876e692b6c3MD5110183/1998512023-12-25 04:24:58.956275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199851Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:24:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv BNCC e formação de professores para uso de mídias
title BNCC e formação de professores para uso de mídias
spellingShingle BNCC e formação de professores para uso de mídias
Menezes, Carla Giovana Pereira
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Mídias digitais
Tecnologia educacional
Media
Technologies
title_short BNCC e formação de professores para uso de mídias
title_full BNCC e formação de professores para uso de mídias
title_fullStr BNCC e formação de professores para uso de mídias
title_full_unstemmed BNCC e formação de professores para uso de mídias
title_sort BNCC e formação de professores para uso de mídias
author Menezes, Carla Giovana Pereira
author_facet Menezes, Carla Giovana Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Carla Giovana Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brackmann, Christian Puhlmann
contributor_str_mv Brackmann, Christian Puhlmann
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Mídias digitais
Tecnologia educacional
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Mídias digitais
Tecnologia educacional
Media
Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Technologies
description A presente investigação se propõe a uma reflexão junto aos professores, acerca de formas para otimizar o uso de tecnologias proporcionando maior interação do aluno e desenvolvimento do senso crítico, da ética e da reflexividade. O texto está amparado em pesquisa bibliográfica que conceitua o termo tecnologia, posiciona o professor frente à mesma e à informática na educação, explica a abordagem instrucionista e examina a Base Nacional Comum Curricular; e, na observação direta dos agentes pesquisados em uma escola estadual em Novo Hamburgo. A análise das informações é apresentada de modo descritivo e exploratório, tendo em vista os dados coletados e comparados aos achados na literatura. Os resultados encontrados permitiram verificar que as Tecnologias da Informação Comunicação possuem potencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem e que existe uma demanda de capacitação docente para inseri-las de forma eficaz na sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-01T03:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199851
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102418
url http://hdl.handle.net/10183/199851
identifier_str_mv 001102418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199851/2/001102418.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199851/1/001102418.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 57ca60c6b864cdfb1d858307dacbb4ed
e7c7d1e05cfe6a8fd85a9876e692b6c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447250615140352