Efeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor de crianças em situação de risco social na região do Cariri-Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cícero Luciano Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nobre, Glauber Carvalho, Nobre, Francisco Salviano Sales, Valentini, Nadia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116085
Resumo: Objetivou-se neste estudo, verificar o efeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor (DM) de escolares de uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Região do Cariri, Ceará, Brasil. Participaram do estudo 46 escolares de ambos os gêneros (23 Grupo Intervenção e 23 Grupo Controle), com idades entre 7 e 9 anos ( X = 8,27 - s = 0,61). A intervenção motora foi baseada na proposta de Valentini e Toigo (2006) e nos Processos Proximais destacados por Bronfenbrenner e Morris (2007). O desempenho motor foi avaliado por meio do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TDMG-2). Os resultados evidenciaram efeito positivo e significativo no DM das crianças atendidas no programa interventivo. Conclui-se que a proposta didático-pedagógica adotada mostrou-se eficaz para promover o desenvolvimento das habilidades locomotoras e manipulativas dos escolares, mostrando-se como uma alternativa viável para promover o DM das crianças do Ensino Fundamental I.
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spelling Costa, Cícero Luciano AlvesNobre, Glauber CarvalhoNobre, Francisco Salviano SalesValentini, Nadia Cristina2015-05-12T02:00:24Z20140103-3948http://hdl.handle.net/10183/116085000956326Objetivou-se neste estudo, verificar o efeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor (DM) de escolares de uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Região do Cariri, Ceará, Brasil. Participaram do estudo 46 escolares de ambos os gêneros (23 Grupo Intervenção e 23 Grupo Controle), com idades entre 7 e 9 anos ( X = 8,27 - s = 0,61). A intervenção motora foi baseada na proposta de Valentini e Toigo (2006) e nos Processos Proximais destacados por Bronfenbrenner e Morris (2007). O desempenho motor foi avaliado por meio do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TDMG-2). Os resultados evidenciaram efeito positivo e significativo no DM das crianças atendidas no programa interventivo. Conclui-se que a proposta didático-pedagógica adotada mostrou-se eficaz para promover o desenvolvimento das habilidades locomotoras e manipulativas dos escolares, mostrando-se como uma alternativa viável para promover o DM das crianças do Ensino Fundamental I.The aim of this study was to verify the effect of a program of motor intervention on motor development (MD) of schoolchildren in a community living in socioeconomic vulnerability in Cariri, Ceará, Brazil. Forty-six (46) students of both genders participate of the study (23 Intervention Group and 23 Control Group), aged 7 to 9 years old ( X = 8,27 - s = 0,61). The motor intervention was based on the proposition of Valentini and Toigo (2006) and Proximal Processes highlighted by Bronfenbrenner and Morris (2007). Motor performance was assessed by the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). The results showed positive and significant effect of MD in children treated in the interventional program. We conclude that the didactic-pedagogic proposition adopted was effective to promote the development students’ locomotor and manipulative skills, showing up as a viable alternative to promote MD on Elementary School children.application/pdfporRevista da educação física / UEM, Maringá, PR. Vol. 25, n. 3 (3. trim. 2014), p. 353-364Desenvolvimento infantilMotricidade humanaPhysical education classesChild developmentMotor skillsEfeito de um programa de intervenção motora sobre o desenvolvimento motor de crianças em situação de risco social na região do Cariri-CearáThe effect of a program for motor intervention on motor development of children at social risk in Cariri - CE info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956326.pdf000956326.pdfTexto completoapplication/pdf698185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116085/1/000956326.pdf3310b8ee612cd1c23a2b0ebc2a9517f0MD51TEXT000956326.pdf.txt000956326.pdf.txtExtracted Texttext/plain45790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116085/2/000956326.pdf.txtd2a5d04d900a20d3313fd63665904053MD52THUMBNAIL000956326.pdf.jpg000956326.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116085/3/000956326.pdf.jpg421708525f06518c35c263cbff625034MD5310183/1160852023-03-02 03:27:09.926283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-02T06:27:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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