Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escobar, Débora Scherer de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasques, Carla Karnoppi, Charczuk, Simone Bicca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239498
Resumo: Este estudo aborda as práticas pedagógicas da educação especial. Como sustentar um agir pedagógico atento às singularidades? Apresentamos uma pesquisa que parte da experiência docente em uma escola privada. Optamos pela construção do caso como método e a escrita epistolar como forma. Propomos três operadores para um agir pedagógico inclusivo - o deslocamento da técnica prescritiva em direção ao aluno como sujeito, a posição implicada do professor do AEE na cena educativa e a escuta como dispositivo étiico, político e pedagógico - os quais permitem acolher o inusitado na cena pedagógica e construir uma experiência atenta à alteridade.
id UFRGS-2_3416f49bde0ef91a5a99eb095671102f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239498
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Escobar, Débora Scherer deVasques, Carla KarnoppiCharczuk, Simone Bicca2022-05-31T01:00:59Z20222175-6600http://hdl.handle.net/10183/239498001140838Este estudo aborda as práticas pedagógicas da educação especial. Como sustentar um agir pedagógico atento às singularidades? Apresentamos uma pesquisa que parte da experiência docente em uma escola privada. Optamos pela construção do caso como método e a escrita epistolar como forma. Propomos três operadores para um agir pedagógico inclusivo - o deslocamento da técnica prescritiva em direção ao aluno como sujeito, a posição implicada do professor do AEE na cena educativa e a escuta como dispositivo étiico, político e pedagógico - os quais permitem acolher o inusitado na cena pedagógica e construir uma experiência atenta à alteridade.This studyaddresses the pedagogical practices of special education. How to sustain a pedagogical action attentive to singularities? We present a research that starts from the teaching experiencein a private school. We opted for the construction of the case study asa method, and the epistolary writing as the form. We propose three operators for an inclusive pedagogical action–the displacement of the prescriptive technique towards the student as a subject, the implicatedposition of theAEE teacher in the educational field andlistening as an ethical, political,and pedagogical instrument–which allow us to welcome the unusual in the pedagogical scene and build an experience attentive to otherness.Este estudio aborda las práticas pedagógicas de la educación especial. ¿Cómo sostener unaacción pedagógica atenta a las singularidades? Presentamos una investigación que parte de laexperiencia docente en un colegioprivado. Optamos por la construcción del caso como método y la escritura epistolar como forma. Proponemos tresacciones que constituyen una pedagogía inclusiva-el desplazamiento de la técnica prescriptiva hacia el estudiante como sujeto, la posición implícita del docente de la AEE en el escenario educativo y la escucha como dispositivo ético, político y pedagógico -que permiten acoger lo insólito en el escenario pedagógico y construir una experiencia atenta a la alteridad.application/pdfporDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 48-65Atendimento especializadoPsicanáliseSpecialized educational servicePedagogical actionPsychoanalysisServicio educativo especializadoAcción pedagógicaPsicoanálisisAtendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógicoÀ la mateus’ specialized educational service : an essay on pedagogical actionServicio educativo especializado a la Mateus : info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140838.pdf.txt001140838.pdf.txtExtracted Texttext/plain54165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239498/2/001140838.pdf.txta566503aa076c9ec9793381d04935d86MD52ORIGINAL001140838.pdfTexto completoapplication/pdf419324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239498/1/001140838.pdfd902adf3d1e13d9227fea36ba11f51d2MD5110183/2394982022-06-03 04:34:51.05096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239498Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-03T07:34:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv À la mateus’ specialized educational service : an essay on pedagogical action
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Servicio educativo especializado a la Mateus :
title Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
spellingShingle Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
Escobar, Débora Scherer de
Atendimento especializado
Psicanálise
Specialized educational service
Pedagogical action
Psychoanalysis
Servicio educativo especializado
Acción pedagógica
Psicoanálisis
title_short Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
title_full Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
title_fullStr Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
title_sort Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
author Escobar, Débora Scherer de
author_facet Escobar, Débora Scherer de
Vasques, Carla Karnoppi
Charczuk, Simone Bicca
author_role author
author2 Vasques, Carla Karnoppi
Charczuk, Simone Bicca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escobar, Débora Scherer de
Vasques, Carla Karnoppi
Charczuk, Simone Bicca
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento especializado
Psicanálise
topic Atendimento especializado
Psicanálise
Specialized educational service
Pedagogical action
Psychoanalysis
Servicio educativo especializado
Acción pedagógica
Psicoanálisis
dc.subject.eng.fl_str_mv Specialized educational service
Pedagogical action
Psychoanalysis
dc.subject.spa.fl_str_mv Servicio educativo especializado
Acción pedagógica
Psicoanálisis
description Este estudo aborda as práticas pedagógicas da educação especial. Como sustentar um agir pedagógico atento às singularidades? Apresentamos uma pesquisa que parte da experiência docente em uma escola privada. Optamos pela construção do caso como método e a escrita epistolar como forma. Propomos três operadores para um agir pedagógico inclusivo - o deslocamento da técnica prescritiva em direção ao aluno como sujeito, a posição implicada do professor do AEE na cena educativa e a escuta como dispositivo étiico, político e pedagógico - os quais permitem acolher o inusitado na cena pedagógica e construir uma experiência atenta à alteridade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-31T01:00:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239498
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140838
identifier_str_mv 2175-6600
001140838
url http://hdl.handle.net/10183/239498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 48-65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239498/2/001140838.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239498/1/001140838.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a566503aa076c9ec9793381d04935d86
d902adf3d1e13d9227fea36ba11f51d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225057654013952