Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239498 |
Resumo: | Este estudo aborda as práticas pedagógicas da educação especial. Como sustentar um agir pedagógico atento às singularidades? Apresentamos uma pesquisa que parte da experiência docente em uma escola privada. Optamos pela construção do caso como método e a escrita epistolar como forma. Propomos três operadores para um agir pedagógico inclusivo - o deslocamento da técnica prescritiva em direção ao aluno como sujeito, a posição implicada do professor do AEE na cena educativa e a escuta como dispositivo étiico, político e pedagógico - os quais permitem acolher o inusitado na cena pedagógica e construir uma experiência atenta à alteridade. |
id |
UFRGS-2_3416f49bde0ef91a5a99eb095671102f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239498 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Escobar, Débora Scherer deVasques, Carla KarnoppiCharczuk, Simone Bicca2022-05-31T01:00:59Z20222175-6600http://hdl.handle.net/10183/239498001140838Este estudo aborda as práticas pedagógicas da educação especial. Como sustentar um agir pedagógico atento às singularidades? Apresentamos uma pesquisa que parte da experiência docente em uma escola privada. Optamos pela construção do caso como método e a escrita epistolar como forma. Propomos três operadores para um agir pedagógico inclusivo - o deslocamento da técnica prescritiva em direção ao aluno como sujeito, a posição implicada do professor do AEE na cena educativa e a escuta como dispositivo étiico, político e pedagógico - os quais permitem acolher o inusitado na cena pedagógica e construir uma experiência atenta à alteridade.This studyaddresses the pedagogical practices of special education. How to sustain a pedagogical action attentive to singularities? We present a research that starts from the teaching experiencein a private school. We opted for the construction of the case study asa method, and the epistolary writing as the form. We propose three operators for an inclusive pedagogical action–the displacement of the prescriptive technique towards the student as a subject, the implicatedposition of theAEE teacher in the educational field andlistening as an ethical, political,and pedagogical instrument–which allow us to welcome the unusual in the pedagogical scene and build an experience attentive to otherness.Este estudio aborda las práticas pedagógicas de la educación especial. ¿Cómo sostener unaacción pedagógica atenta a las singularidades? Presentamos una investigación que parte de laexperiencia docente en un colegioprivado. Optamos por la construcción del caso como método y la escritura epistolar como forma. Proponemos tresacciones que constituyen una pedagogía inclusiva-el desplazamiento de la técnica prescriptiva hacia el estudiante como sujeto, la posición implícita del docente de la AEE en el escenario educativo y la escucha como dispositivo ético, político y pedagógico -que permiten acoger lo insólito en el escenario pedagógico y construir una experiencia atenta a la alteridad.application/pdfporDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 48-65Atendimento especializadoPsicanáliseSpecialized educational servicePedagogical actionPsychoanalysisServicio educativo especializadoAcción pedagógicaPsicoanálisisAtendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógicoÀ la mateus’ specialized educational service : an essay on pedagogical actionServicio educativo especializado a la Mateus : info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140838.pdf.txt001140838.pdf.txtExtracted Texttext/plain54165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239498/2/001140838.pdf.txta566503aa076c9ec9793381d04935d86MD52ORIGINAL001140838.pdfTexto completoapplication/pdf419324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239498/1/001140838.pdfd902adf3d1e13d9227fea36ba11f51d2MD5110183/2394982022-06-03 04:34:51.05096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239498Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-03T07:34:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
À la mateus’ specialized educational service : an essay on pedagogical action |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Servicio educativo especializado a la Mateus : |
title |
Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico Escobar, Débora Scherer de Atendimento especializado Psicanálise Specialized educational service Pedagogical action Psychoanalysis Servicio educativo especializado Acción pedagógica Psicoanálisis |
title_short |
Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico |
title_full |
Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico |
title_sort |
Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico |
author |
Escobar, Débora Scherer de |
author_facet |
Escobar, Débora Scherer de Vasques, Carla Karnoppi Charczuk, Simone Bicca |
author_role |
author |
author2 |
Vasques, Carla Karnoppi Charczuk, Simone Bicca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escobar, Débora Scherer de Vasques, Carla Karnoppi Charczuk, Simone Bicca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento especializado Psicanálise |
topic |
Atendimento especializado Psicanálise Specialized educational service Pedagogical action Psychoanalysis Servicio educativo especializado Acción pedagógica Psicoanálisis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Specialized educational service Pedagogical action Psychoanalysis |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Servicio educativo especializado Acción pedagógica Psicoanálisis |
description |
Este estudo aborda as práticas pedagógicas da educação especial. Como sustentar um agir pedagógico atento às singularidades? Apresentamos uma pesquisa que parte da experiência docente em uma escola privada. Optamos pela construção do caso como método e a escrita epistolar como forma. Propomos três operadores para um agir pedagógico inclusivo - o deslocamento da técnica prescritiva em direção ao aluno como sujeito, a posição implicada do professor do AEE na cena educativa e a escuta como dispositivo étiico, político e pedagógico - os quais permitem acolher o inusitado na cena pedagógica e construir uma experiência atenta à alteridade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-31T01:00:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/239498 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-6600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140838 |
identifier_str_mv |
2175-6600 001140838 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/239498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 48-65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239498/2/001140838.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239498/1/001140838.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a566503aa076c9ec9793381d04935d86 d902adf3d1e13d9227fea36ba11f51d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225057654013952 |