Geografias ocultas : intersecções entre as mudanças climáticas e a exclusão social para o ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Pedro Henrique Razzia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257753
Resumo: Este trabalho propõe refletir as conexões entre as mudanças climáticas e as segregações socioespaciais vigentes na sociedade. Com um olhar aplicado sobre as diversas minorias sociais, tem como objetivo elucidar as invisibilidades presentes na ciência geográfica, sobretudo, na Geografia como componente curricular do ensino básico. Ademais, metodologicamente, mapeou-se bibliografias e documentos que serviram como alicerces para a construção dessa pesquisa. Como arcabouço, contextualizou-se a grave crise climática que vivenciamos há anos, bem como as perspectivas futuras do nosso planeta diante das projeções de intensa elevação da temperatura média global. Incorporada a essa problemática, a segregação socioambiental urbana mediou a inserção das minorias sociais no debate, despertando a demasiada vulnerabilidade que esses grupos enfrentam diariamente pela falta de infraestrutura básica, moradias precárias, áreas de risco, dentro outros. Logo, os eventos climáticos extremos decorrentes do aquecimento global agravam as perspectivas de sobrevivência dessa população. Diante disso, documentos midiáticos colaboraram com as análises dessa mazela social e, também, foram balizadores de propostas de ensino para conter essas invisibilidades no ensino. Dessa forma, tenta-se contornar invisibilidades e os reducionismos geográficos para dar notoriedade as desigualdades e, assim, educar alunos pensantes e atentos as Geografias que os cercam.
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