Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hessler, Juliana de Campos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141364
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre a leitura, seus processos e estratégias e sobre letramento é apresentado no trabalho. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O trabalho apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5ª série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.
id UFRGS-2_34a32cf386c417f3d2e3b3f9f8b38ab7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141364
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hessler, Juliana de CamposReategui, Eliseo Berni2016-05-20T02:09:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/141364000991458Este trabalho apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre a leitura, seus processos e estratégias e sobre letramento é apresentado no trabalho. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O trabalho apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5ª série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.This work presents a investigation about reading and strategies which may be used to help the student in the understanding of texts, describing how the use of a text mining tool can support this process. A theoretical background about reading, its processes and strategies on literacy is presented in the paper. Then, a method for the use of a particular text mining tool is proposed as a way to support reading. After that, the paper presents an experiment about the use of such method with twenty 5 grade students who had to read a literature text. The results of the experiment demonstrated that the method enabled the students to explore the text and have a deeper understanding of it.application/pdfporLeituraCompreensão de textoAlunoReadingReading comprehensionText miningUm método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991458.pdf000991458.pdfTexto completoapplication/pdf575653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/1/000991458.pdf72b88a8094db768ed4bb48640fc38d55MD51TEXT000991458.pdf.txt000991458.pdf.txtExtracted Texttext/plain61033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/2/000991458.pdf.txt8819ae613648514b3302d95610287484MD52THUMBNAIL000991458.pdf.jpg000991458.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/3/000991458.pdf.jpga650348d66b66ca73c935c5e3af9383eMD5310183/1413642018-10-25 10:03:48.497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
spellingShingle Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
Hessler, Juliana de Campos
Leitura
Compreensão de texto
Aluno
Reading
Reading comprehension
Text mining
title_short Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title_full Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title_fullStr Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title_full_unstemmed Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title_sort Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
author Hessler, Juliana de Campos
author_facet Hessler, Juliana de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hessler, Juliana de Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão de texto
Aluno
topic Leitura
Compreensão de texto
Aluno
Reading
Reading comprehension
Text mining
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Reading comprehension
Text mining
description Este trabalho apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre a leitura, seus processos e estratégias e sobre letramento é apresentado no trabalho. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O trabalho apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5ª série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141364
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991458
url http://hdl.handle.net/10183/141364
identifier_str_mv 000991458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/1/000991458.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/2/000991458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/3/000991458.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72b88a8094db768ed4bb48640fc38d55
8819ae613648514b3302d95610287484
a650348d66b66ca73c935c5e3af9383e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509281271808