Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141364 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre a leitura, seus processos e estratégias e sobre letramento é apresentado no trabalho. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O trabalho apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5ª série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada. |
id |
UFRGS-2_34a32cf386c417f3d2e3b3f9f8b38ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141364 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hessler, Juliana de CamposReategui, Eliseo Berni2016-05-20T02:09:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/141364000991458Este trabalho apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre a leitura, seus processos e estratégias e sobre letramento é apresentado no trabalho. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O trabalho apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5ª série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.This work presents a investigation about reading and strategies which may be used to help the student in the understanding of texts, describing how the use of a text mining tool can support this process. A theoretical background about reading, its processes and strategies on literacy is presented in the paper. Then, a method for the use of a particular text mining tool is proposed as a way to support reading. After that, the paper presents an experiment about the use of such method with twenty 5 grade students who had to read a literature text. The results of the experiment demonstrated that the method enabled the students to explore the text and have a deeper understanding of it.application/pdfporLeituraCompreensão de textoAlunoReadingReading comprehensionText miningUm método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991458.pdf000991458.pdfTexto completoapplication/pdf575653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/1/000991458.pdf72b88a8094db768ed4bb48640fc38d55MD51TEXT000991458.pdf.txt000991458.pdf.txtExtracted Texttext/plain61033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/2/000991458.pdf.txt8819ae613648514b3302d95610287484MD52THUMBNAIL000991458.pdf.jpg000991458.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/3/000991458.pdf.jpga650348d66b66ca73c935c5e3af9383eMD5310183/1413642018-10-25 10:03:48.497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
spellingShingle |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto Hessler, Juliana de Campos Leitura Compreensão de texto Aluno Reading Reading comprehension Text mining |
title_short |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title_full |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title_fullStr |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title_full_unstemmed |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title_sort |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
author |
Hessler, Juliana de Campos |
author_facet |
Hessler, Juliana de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hessler, Juliana de Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
contributor_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão de texto Aluno |
topic |
Leitura Compreensão de texto Aluno Reading Reading comprehension Text mining |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Reading comprehension Text mining |
description |
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre a leitura, seus processos e estratégias e sobre letramento é apresentado no trabalho. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O trabalho apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5ª série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:09:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141364 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991458 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141364 |
identifier_str_mv |
000991458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/1/000991458.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/2/000991458.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141364/3/000991458.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72b88a8094db768ed4bb48640fc38d55 8819ae613648514b3302d95610287484 a650348d66b66ca73c935c5e3af9383e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447173705236480 |