Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194044 |
Resumo: | O artigo pretende repensar a questão da formação gerencial e, neste sentido, destaca dois aspectos que estão estreitamente vinculados a esta temática: a) analisa a perspectiva da abordagem aprendizagem na ação nos cursos de formação gerencial de longa duração; b) introduz uma discussão acerca das alternativas para superar as dificuldades referentes à efetividade desses cursos na perspectiva de resposta às problemáticas empresariais. A partir destes objetivos, o artigo examina as possibilidades dos processos de Aprendizagem na Ação em cursos de pósgraduação lato sensu como forma de articulação entre informação teórica e experiência pessoal/ profissional. Neste sentido, analisa a questão da estratégia de aprendizagem e reflete sobre o fato de ela ser tão ou mais importante que os conteúdos específicos das disciplinas e seminários, pelo menos no que se refere ao desenvolvimento de certo tipo de competências. Resulta em propor e discutir uma concepção que visa estabelecer conexões mais sistemáticas entre a modalidade de curso analisada e o processo de desenvolvimento de competências. Essa concepção é baseada na emergência de novos paradigmas no campo da aprendizagem e formação gerencial, cujos fundamentos se concentram na abordagem Aprendizagem na Ação, com destaque para a noção de Comunidades de Prática nas organizações. |
id |
UFRGS-2_34abcb369dbde9551d6d44164c873093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194044 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonello, Cláudia SimoneRuas, Roberto Lima2019-05-09T02:37:45Z20051415-6555http://hdl.handle.net/10183/194044000556651O artigo pretende repensar a questão da formação gerencial e, neste sentido, destaca dois aspectos que estão estreitamente vinculados a esta temática: a) analisa a perspectiva da abordagem aprendizagem na ação nos cursos de formação gerencial de longa duração; b) introduz uma discussão acerca das alternativas para superar as dificuldades referentes à efetividade desses cursos na perspectiva de resposta às problemáticas empresariais. A partir destes objetivos, o artigo examina as possibilidades dos processos de Aprendizagem na Ação em cursos de pósgraduação lato sensu como forma de articulação entre informação teórica e experiência pessoal/ profissional. Neste sentido, analisa a questão da estratégia de aprendizagem e reflete sobre o fato de ela ser tão ou mais importante que os conteúdos específicos das disciplinas e seminários, pelo menos no que se refere ao desenvolvimento de certo tipo de competências. Resulta em propor e discutir uma concepção que visa estabelecer conexões mais sistemáticas entre a modalidade de curso analisada e o processo de desenvolvimento de competências. Essa concepção é baseada na emergência de novos paradigmas no campo da aprendizagem e formação gerencial, cujos fundamentos se concentram na abordagem Aprendizagem na Ação, com destaque para a noção de Comunidades de Prática nas organizações.The article intends to rethink the managerial formation subject, and highlights, two narrowly linked aspects it this theme: a) it analyzes the use of the Learning in the Action approach in long duration managerial formation courses; b) it introduces a debate concerning the alternatives to overcome the difficulties regarding the effectiveness of those courses in solving business problems. From these objectives, the article examines the possibilities for using Learning in the Action processes in post-graduation Lato Sensu courses (as MBA’s) as a way to connect theoretical information and personal/professional experience. In this sense, it analyzes the subject of the learning strategy to be so or more important than the specific contents of the disciplines and seminars, at least in what refers to the development of certain types of competences. Finally, it proposes a conception that seeks to establish more systematic connections among the analyzed courses and the competences development process. That conception is based on the emergency of new paradigms in the field of learning and managerial formation whose foundations concentrate on the Learning in the Action approach, with prominence for the notion of Communities of Practice in the organizations.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2005), p. 35-58Aprendizagem organizacionalDesenvolvimento de pessoalGestão do conhecimentoOrganizational learningCommunities of practiceLearning in the actionManagerial competencesManagerial educationFormação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da práticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000556651.pdf.txt000556651.pdf.txtExtracted Texttext/plain59135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194044/2/000556651.pdf.txt4027bc4f71232436f2d68aed9ef1cc5fMD52ORIGINAL000556651.pdfTexto completoapplication/pdf257738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194044/1/000556651.pdfde2a001c7999a633f51e61bba77e3612MD5110183/1940442019-05-10 02:37:05.490603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194044Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-10T05:37:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática |
title |
Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática |
spellingShingle |
Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática Antonello, Cláudia Simone Aprendizagem organizacional Desenvolvimento de pessoal Gestão do conhecimento Organizational learning Communities of practice Learning in the action Managerial competences Managerial education |
title_short |
Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática |
title_full |
Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática |
title_fullStr |
Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática |
title_full_unstemmed |
Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática |
title_sort |
Formação gerencial : pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades da prática |
author |
Antonello, Cláudia Simone |
author_facet |
Antonello, Cláudia Simone Ruas, Roberto Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ruas, Roberto Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone Ruas, Roberto Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Desenvolvimento de pessoal Gestão do conhecimento |
topic |
Aprendizagem organizacional Desenvolvimento de pessoal Gestão do conhecimento Organizational learning Communities of practice Learning in the action Managerial competences Managerial education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational learning Communities of practice Learning in the action Managerial competences Managerial education |
description |
O artigo pretende repensar a questão da formação gerencial e, neste sentido, destaca dois aspectos que estão estreitamente vinculados a esta temática: a) analisa a perspectiva da abordagem aprendizagem na ação nos cursos de formação gerencial de longa duração; b) introduz uma discussão acerca das alternativas para superar as dificuldades referentes à efetividade desses cursos na perspectiva de resposta às problemáticas empresariais. A partir destes objetivos, o artigo examina as possibilidades dos processos de Aprendizagem na Ação em cursos de pósgraduação lato sensu como forma de articulação entre informação teórica e experiência pessoal/ profissional. Neste sentido, analisa a questão da estratégia de aprendizagem e reflete sobre o fato de ela ser tão ou mais importante que os conteúdos específicos das disciplinas e seminários, pelo menos no que se refere ao desenvolvimento de certo tipo de competências. Resulta em propor e discutir uma concepção que visa estabelecer conexões mais sistemáticas entre a modalidade de curso analisada e o processo de desenvolvimento de competências. Essa concepção é baseada na emergência de novos paradigmas no campo da aprendizagem e formação gerencial, cujos fundamentos se concentram na abordagem Aprendizagem na Ação, com destaque para a noção de Comunidades de Prática nas organizações. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-09T02:37:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194044 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000556651 |
identifier_str_mv |
1415-6555 000556651 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2005), p. 35-58 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194044/2/000556651.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194044/1/000556651.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4027bc4f71232436f2d68aed9ef1cc5f de2a001c7999a633f51e61bba77e3612 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224965072093184 |