O “novo normal” como oportunidade para desenvolvermos uma geografia sensível na prática : momento para realçar diálogos em sala de aula sobre ciência, ambiente e nosso espaço cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timmers, Juliano da Costa Machado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kaercher, Nestor André
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232016
Resumo: A Geografia Sensívelé concebida como um modo de ensinar Geografia que resumidamente busca promover espacialidades vividas por educadores e educandos em sala de aula. O artigo refletirá a Geografia Sensível no contexto da pandemia de COVID-19. Para que tal objetivo seja alcançado, considera-se desde o espaço globalizado e suas mudanças recentes até a educação científica (ONU, 2020; FOSTER, 2012 ; TIMMERS e KAERCHER, 2019; SANTOS, 2007). Especificamente a Geografia Sensível é apresentada como uma proposta para abordar o espaço geográfico em sala de aula no qual as concepções de geografia de educandos e educadores são colocadas no centro do processo de ensino, desencadeando uma postura ativa seja de contemplação ou de reflexão junto às espacialidades cotidianas (TIMMERS, 2019). Seus princípios são ponderados a partir de autores como Girotto e Giordani (2019), Kaercher (2019) e Oliveira Jr. (2017), assim como a partir de situações de sala de aula recentes. Finalmente, considera-se que, para além das mudanças impostas pelo contexto da Pandemia à educação, é fundamental aos educadores reelabor suas concepções de ensino para envolver e transformar sentidos, ontológicos, a partir da Geografia escolar.
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