O “novo normal” como oportunidade para desenvolvermos uma geografia sensível na prática : momento para realçar diálogos em sala de aula sobre ciência, ambiente e nosso espaço cotidiano
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232016 |
Resumo: | A Geografia Sensívelé concebida como um modo de ensinar Geografia que resumidamente busca promover espacialidades vividas por educadores e educandos em sala de aula. O artigo refletirá a Geografia Sensível no contexto da pandemia de COVID-19. Para que tal objetivo seja alcançado, considera-se desde o espaço globalizado e suas mudanças recentes até a educação científica (ONU, 2020; FOSTER, 2012 ; TIMMERS e KAERCHER, 2019; SANTOS, 2007). Especificamente a Geografia Sensível é apresentada como uma proposta para abordar o espaço geográfico em sala de aula no qual as concepções de geografia de educandos e educadores são colocadas no centro do processo de ensino, desencadeando uma postura ativa seja de contemplação ou de reflexão junto às espacialidades cotidianas (TIMMERS, 2019). Seus princípios são ponderados a partir de autores como Girotto e Giordani (2019), Kaercher (2019) e Oliveira Jr. (2017), assim como a partir de situações de sala de aula recentes. Finalmente, considera-se que, para além das mudanças impostas pelo contexto da Pandemia à educação, é fundamental aos educadores reelabor suas concepções de ensino para envolver e transformar sentidos, ontológicos, a partir da Geografia escolar. |
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Timmers, Juliano da Costa MachadoKaercher, Nestor André2021-11-19T04:39:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/232016001133600A Geografia Sensívelé concebida como um modo de ensinar Geografia que resumidamente busca promover espacialidades vividas por educadores e educandos em sala de aula. O artigo refletirá a Geografia Sensível no contexto da pandemia de COVID-19. Para que tal objetivo seja alcançado, considera-se desde o espaço globalizado e suas mudanças recentes até a educação científica (ONU, 2020; FOSTER, 2012 ; TIMMERS e KAERCHER, 2019; SANTOS, 2007). Especificamente a Geografia Sensível é apresentada como uma proposta para abordar o espaço geográfico em sala de aula no qual as concepções de geografia de educandos e educadores são colocadas no centro do processo de ensino, desencadeando uma postura ativa seja de contemplação ou de reflexão junto às espacialidades cotidianas (TIMMERS, 2019). Seus princípios são ponderados a partir de autores como Girotto e Giordani (2019), Kaercher (2019) e Oliveira Jr. (2017), assim como a partir de situações de sala de aula recentes. Finalmente, considera-se que, para além das mudanças impostas pelo contexto da Pandemia à educação, é fundamental aos educadores reelabor suas concepções de ensino para envolver e transformar sentidos, ontológicos, a partir da Geografia escolar.The Sensitive Geography is conceived as a way to teach Geography that in synthesis is based in the promotion of the lived spaces of teachers and students in the classroom. The paper aims to reflect the Sensitive Geography in the COVID-19 pandemic situation. To achieve this goal,it is considered the global space and its recent changes and also Scientific Education ideas (ONU, 2020, FOSTER, 2011; TIMMERS & KAERCHER, 2017; SANTOS, 2007). Specifically the Sensitive Geography is presented as a proposal to consider the geographic space in the classroom, in which the more intimate conceptions of geography of teachers and of students are situated in the main process of teaching and learning, bringing out an active position of contemplation or reflection over spaces we live every day (TIMMERS, 2019). Its principles are expressed by the teorical ideas from Girotto&Giordani (2019), Kaercher (2017) e Oliveira Jr (2017), and also from recentclassroom situations. Finally, thinking beyond the changes imposed to education by this pandemy, it is fundamental that the teachers re-think their conceptions of teaching to attract and transform senses, ontological senses, since the school geography teaching.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [180]-194Ensino de geografiaEducação científicaSensitive geographyGeography teachingScientific educationO “novo normal” como oportunidade para desenvolvermos uma geografia sensível na prática : momento para realçar diálogos em sala de aula sobre ciência, ambiente e nosso espaço cotidianoThe new normal as an opportunity to develop a sensitive geography in the teaching and learning practice : a time to reinforceclassroom dialogs over sciences, environment and our experienced spaceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133600.pdf.txt001133600.pdf.txtExtracted Texttext/plain45390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232016/2/001133600.pdf.txtc0869badcbc9379b18c8d5b0e6fd15aaMD52ORIGINAL001133600.pdfCapítulo 9application/pdf1424323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232016/1/001133600.pdf20516e3d00ea667fc44fbc6e6cc4a472MD5110183/2320162021-11-20 05:51:00.623801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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