Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Pinto dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Menezes, Victória Sabbado, Costella, Roselane Zordan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115037
Resumo: O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas “um minuto” e “viajando no mapa-múndi”, baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007), e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Coronel Vicente Freire, localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”), à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor, dono da palavra, e o estudante, o mero ouvinte, para um movimento, onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos, (e alunas) onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos (e meninas) que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.
id UFRGS-2_aab8f24ffc08cd838316d2fa1a693db7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115037
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Leonardo Pinto dosMenezes, Victória SabbadoCostella, Roselane Zordan2015-04-08T01:58:46Z20142317-2983http://hdl.handle.net/10183/115037000954840O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas “um minuto” e “viajando no mapa-múndi”, baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007), e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Coronel Vicente Freire, localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”), à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor, dono da palavra, e o estudante, o mero ouvinte, para um movimento, onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos, (e alunas) onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos (e meninas) que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.The following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions.application/pdfporRevista FSA (Faculdade Santo Agostinho). Teresina : FSA, 2014. Vol. 11, n.4 (out./dez. 2014), p. 120-133.Ensino fundamentalGeografiaSala de aulaTeaching geographyGeography of zero costElementary educationCanoasPor uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aulaBy a geography of “zero cost” : educational practices in the classroominfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954840.pdf000954840.pdfTexto completoapplication/pdf349523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/1/000954840.pdf391b552e443a7d544f1bce6cf42d9c8bMD51TEXT000954840.pdf.txt000954840.pdf.txtExtracted Texttext/plain34959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/2/000954840.pdf.txt7bf0f1e84212654475eda551d1edf0aaMD52THUMBNAIL000954840.pdf.jpg000954840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/3/000954840.pdf.jpgba2b5ba7020024768aedda99e87d2f70MD5310183/1150372020-06-24 03:39:48.635548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115037Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-24T06:39:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv By a geography of “zero cost” : educational practices in the classroom
title Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
spellingShingle Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
Santos, Leonardo Pinto dos
Ensino fundamental
Geografia
Sala de aula
Teaching geography
Geography of zero cost
Elementary education
Canoas
title_short Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
title_full Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
title_fullStr Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
title_full_unstemmed Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
title_sort Por uma geografia do "custo zero" : práticas pedagógicas em sala de aula
author Santos, Leonardo Pinto dos
author_facet Santos, Leonardo Pinto dos
Menezes, Victória Sabbado
Costella, Roselane Zordan
author_role author
author2 Menezes, Victória Sabbado
Costella, Roselane Zordan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Pinto dos
Menezes, Victória Sabbado
Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Geografia
Sala de aula
topic Ensino fundamental
Geografia
Sala de aula
Teaching geography
Geography of zero cost
Elementary education
Canoas
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching geography
Geography of zero cost
Elementary education
Canoas
description O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas “um minuto” e “viajando no mapa-múndi”, baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007), e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Coronel Vicente Freire, localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”), à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor, dono da palavra, e o estudante, o mero ouvinte, para um movimento, onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos, (e alunas) onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos (e meninas) que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T01:58:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115037
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-2983
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954840
identifier_str_mv 2317-2983
000954840
url http://hdl.handle.net/10183/115037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho). Teresina : FSA, 2014. Vol. 11, n.4 (out./dez. 2014), p. 120-133.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/1/000954840.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/2/000954840.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115037/3/000954840.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 391b552e443a7d544f1bce6cf42d9c8b
7bf0f1e84212654475eda551d1edf0aa
ba2b5ba7020024768aedda99e87d2f70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224868105027584