David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212580
Resumo: Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.
id UFRGS-2_34e83c3d5724a41b795c07d9655d2716
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212580
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2020-08-04T03:38:39Z20201415-2150http://hdl.handle.net/10183/212580001115364Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.In this paper we analyzed the discourse of twenty Physics teachers in an activity proposed in a training distance learning course. After reading an academic text, teachers should post in a discussion forum, an excerpt from the text selected by them, together with a commentary and postioning. The analysis sought evidence of how teachers recontextualize and position themselves in relation to the academic discourse, the official discourse, and especially in relation to the project of national curriculum. It was possible to identify the positioning of 19 teachers. The majority (13 teachers) defends the national curriculum though recontextualized to meet regional diversity. Only six are against the official curriculum proposal rightly criticizing their supposed character of national curriculum.Este texto presenta una visión introductoria a la sociología del conocimiento de David Bloor, señalando que el debate (sociológico o no) acerca de la naturaleza de la ciencia no ha terminado y que, en esta visión, la sociología asume una característica común a la propia ciencia, es decir, no tiene preguntas tampoco respuestas finales. Se abordan los cuatro principios fundamentales de lo que Bloor llama de “programa fuerte” de la sociología del conocimiento, de acuerdo con el cual ella debe ser causal, imparcial, simétrica y reflexiva. Además de esos principios, se discuten las posiciones de Bloor en relación con conceptos como empirismo, verdad y realidad, experiencia y creencia, y epistemologías como las de Popp, Kuhn, Durkheim y Latour. Se discuten también algunas implicaciones de esta visión para la educación científica.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 22, (2020), e10625, 22 p.Sociologia do conhecimentoEpistemologiaCiênciaSociology of knowledgeStrong programNature of scienceSociología del conocimientoPrograma fuerteNaturaleza de la ciênciaDavid Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da CiênciaDavid Bloor y el “programa fuerte” de la sociología de la Ciencia : un debate acerca de la naturaleza de la CienciaDavid Bloor and the “strong program” of the sociology of Science : a debate on the nature of Scienceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115364.pdf.txt001115364.pdf.txtExtracted Texttext/plain74192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212580/2/001115364.pdf.txt82bfb816cc88b1015c00002adb6072b8MD52ORIGINAL001115364.pdfTexto completoapplication/pdf746110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212580/1/001115364.pdf020b449253f058f634d9357496a32c49MD5110183/2125802020-08-05 03:39:06.661014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212580Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-05T06:39:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
dc.title.alternative.es.fl_str_mv David Bloor y el “programa fuerte” de la sociología de la Ciencia : un debate acerca de la naturaleza de la Ciencia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv David Bloor and the “strong program” of the sociology of Science : a debate on the nature of Science
title David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
spellingShingle David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
Massoni, Neusa Teresinha
Sociologia do conhecimento
Epistemologia
Ciência
Sociology of knowledge
Strong program
Nature of science
Sociología del conocimiento
Programa fuerte
Naturaleza de la ciência
title_short David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
title_full David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
title_fullStr David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
title_full_unstemmed David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
title_sort David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
author Massoni, Neusa Teresinha
author_facet Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia do conhecimento
Epistemologia
Ciência
topic Sociologia do conhecimento
Epistemologia
Ciência
Sociology of knowledge
Strong program
Nature of science
Sociología del conocimiento
Programa fuerte
Naturaleza de la ciência
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology of knowledge
Strong program
Nature of science
dc.subject.spa.fl_str_mv Sociología del conocimiento
Programa fuerte
Naturaleza de la ciência
description Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T03:38:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212580
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115364
identifier_str_mv 1415-2150
001115364
url http://hdl.handle.net/10183/212580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 22, (2020), e10625, 22 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212580/2/001115364.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212580/1/001115364.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 82bfb816cc88b1015c00002adb6072b8
020b449253f058f634d9357496a32c49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790421086142464