David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212580 |
Resumo: | Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional. |
id |
UFRGS-2_34e83c3d5724a41b795c07d9655d2716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212580 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2020-08-04T03:38:39Z20201415-2150http://hdl.handle.net/10183/212580001115364Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.In this paper we analyzed the discourse of twenty Physics teachers in an activity proposed in a training distance learning course. After reading an academic text, teachers should post in a discussion forum, an excerpt from the text selected by them, together with a commentary and postioning. The analysis sought evidence of how teachers recontextualize and position themselves in relation to the academic discourse, the official discourse, and especially in relation to the project of national curriculum. It was possible to identify the positioning of 19 teachers. The majority (13 teachers) defends the national curriculum though recontextualized to meet regional diversity. Only six are against the official curriculum proposal rightly criticizing their supposed character of national curriculum.Este texto presenta una visión introductoria a la sociología del conocimiento de David Bloor, señalando que el debate (sociológico o no) acerca de la naturaleza de la ciencia no ha terminado y que, en esta visión, la sociología asume una característica común a la propia ciencia, es decir, no tiene preguntas tampoco respuestas finales. Se abordan los cuatro principios fundamentales de lo que Bloor llama de “programa fuerte” de la sociología del conocimiento, de acuerdo con el cual ella debe ser causal, imparcial, simétrica y reflexiva. Además de esos principios, se discuten las posiciones de Bloor en relación con conceptos como empirismo, verdad y realidad, experiencia y creencia, y epistemologías como las de Popp, Kuhn, Durkheim y Latour. Se discuten también algunas implicaciones de esta visión para la educación científica.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 22, (2020), e10625, 22 p.Sociologia do conhecimentoEpistemologiaCiênciaSociology of knowledgeStrong programNature of scienceSociología del conocimientoPrograma fuerteNaturaleza de la ciênciaDavid Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da CiênciaDavid Bloor y el “programa fuerte” de la sociología de la Ciencia : un debate acerca de la naturaleza de la CienciaDavid Bloor and the “strong program” of the sociology of Science : a debate on the nature of Scienceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115364.pdf.txt001115364.pdf.txtExtracted Texttext/plain74192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212580/2/001115364.pdf.txt82bfb816cc88b1015c00002adb6072b8MD52ORIGINAL001115364.pdfTexto completoapplication/pdf746110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212580/1/001115364.pdf020b449253f058f634d9357496a32c49MD5110183/2125802020-08-05 03:39:06.661014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212580Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-05T06:39:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
David Bloor y el “programa fuerte” de la sociología de la Ciencia : un debate acerca de la naturaleza de la Ciencia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
David Bloor and the “strong program” of the sociology of Science : a debate on the nature of Science |
title |
David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência |
spellingShingle |
David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência Massoni, Neusa Teresinha Sociologia do conhecimento Epistemologia Ciência Sociology of knowledge Strong program Nature of science Sociología del conocimiento Programa fuerte Naturaleza de la ciência |
title_short |
David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência |
title_full |
David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência |
title_fullStr |
David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência |
title_full_unstemmed |
David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência |
title_sort |
David Bloor e o “programa forte” da sociologia da Ciência : um debate sobre a natureza da Ciência |
author |
Massoni, Neusa Teresinha |
author_facet |
Massoni, Neusa Teresinha Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia do conhecimento Epistemologia Ciência |
topic |
Sociologia do conhecimento Epistemologia Ciência Sociology of knowledge Strong program Nature of science Sociología del conocimiento Programa fuerte Naturaleza de la ciência |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sociology of knowledge Strong program Nature of science |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Sociología del conocimiento Programa fuerte Naturaleza de la ciência |
description |
Neste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-04T03:38:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212580 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-2150 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115364 |
identifier_str_mv |
1415-2150 001115364 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 22, (2020), e10625, 22 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212580/2/001115364.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212580/1/001115364.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82bfb816cc88b1015c00002adb6072b8 020b449253f058f634d9357496a32c49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790421086142464 |