Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miná, Camila Schorr
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zortéa, Maxciel, Rodrigues, Jaqueline de Carvalho, Salles, Jerusa Fumagalli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172605
Resumo: Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: até o Ensino Médio (n = 20) e com Ensino Superior (n = 20) completos. Também foi investigada a associação entre metamemória e nível socioeconômico (NSE) e entre frequência de hábitos de leitura (HL) e escrita (HE) na amostra total. Os resultados mostraram que adultos com Ensino Superior completo relataram maior percepção de Controle, maiores Conhecimento e uso de Estratégias de memória em comparação ao outro grupo. Adultos com mais altos NSE, HL e HE relataram conhecer mais estratégias de memória e controlar melhor suas habilidades mnemônicas. Esses indicadores socioeducacionais podem estar associados a um funcionamento metacognitivo mais adaptado. O estudo discute o papel do perfil educacional e das atividades intelectuais de adultos saudáveis economicamente ativos.
id UFRGS-2_34f1dad91b13dc349da770b8439ab34b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172605
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Miná, Camila SchorrZortéa, MaxcielRodrigues, Jaqueline de CarvalhoSalles, Jerusa Fumagalli de2018-02-20T02:25:15Z20171516-3687http://hdl.handle.net/10183/172605001059371Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: até o Ensino Médio (n = 20) e com Ensino Superior (n = 20) completos. Também foi investigada a associação entre metamemória e nível socioeconômico (NSE) e entre frequência de hábitos de leitura (HL) e escrita (HE) na amostra total. Os resultados mostraram que adultos com Ensino Superior completo relataram maior percepção de Controle, maiores Conhecimento e uso de Estratégias de memória em comparação ao outro grupo. Adultos com mais altos NSE, HL e HE relataram conhecer mais estratégias de memória e controlar melhor suas habilidades mnemônicas. Esses indicadores socioeducacionais podem estar associados a um funcionamento metacognitivo mais adaptado. O estudo discute o papel do perfil educacional e das atividades intelectuais de adultos saudáveis economicamente ativos.This study compared Memory Knowledge and Memory Self-Efficacy (Metamemory), assessed by the Metamemory in Adulthood Questionnaire (MIA), in adults aged from 28 to 59 years, allocated in two educational level groups: up to complete Secondary Education (n = 20) and complete Undergraduates (n = 20). Moreover, we have examined the association between Metamemory and socioeconomic status (SES), and frequency of reading (RH) and writing (WH) habits in the total sample. Results showed that Undergraduate adults perceived themselves with more control over memory and more memory knowledge and usage of strategies compared to the other group. In general, adults with higher SES, RH and WH reported more memory Strategies and more Control over mnemonic abilities. These educational and socioeconomic indicators may be associated with a refined cognitive functioning. We discuss the role of educational profile and intellectual activities in healthy and economically active adults.Este estudio comparó el Conocimiento y la Eficacia de la memoria (metamemoria), medido por el Cuestionario de Metamemoria para Adultos (MIA). Se evaluaron adultos entre 28 y 59 años, divididos en dos grupos: educación hasta la secundaria (n = 20) y educación superior completa (n = 20). También se investigó la asociación entre metamemoria y el nivel socioeconómico (NSE) y la frecuencia de los hábitos de lectura (HL) y escritura (HE) en la muestra total. Los resultados mostraron que los adultos con educación superior informaron una mayor percepción de Control, mayor Conocimiento y uso de Estrategias de memoria en comparación con el otro grupo. Los adultos con mayor NSE, HL, y HE relataron conocer más estrategias de memoria y controlar mejor sus habilidades mnemónicas. Estos indicadores sociales y educativas pueden estar asociados con un funcionamiento metacognitivo más adecuado. Este estudio analizó el papel del perfil educativo y de las actividades intelectuales de los adultos sanos económicamente activos.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 19, n. 3 (2017), p. 242-255Psicologia cognitivaAvaliacao neuropsicologicaCogniçãoMemóriaMetacogniçãoMetacognitionMemorySociocultural factorsSchoolingNeuropsychologyMetacogniciónMemoriaFactores socio-culturalesEducaciónNeuropsicologíaConhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionaisMemory knowledge and memory self-efficacy in adults : relations with social and educational indicatorsConocimiento y autoeficacia de memoria : relaciones con indicadores socioeducativosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059371.pdf001059371.pdfTexto completoapplication/pdf154898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172605/1/001059371.pdf4ffab278066179e72a1aed953763285cMD51TEXT001059371.pdf.txt001059371.pdf.txtExtracted Texttext/plain38457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172605/2/001059371.pdf.txt0d212bc4bce226624fad75a7c3290399MD52THUMBNAIL001059371.pdf.jpg001059371.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172605/3/001059371.pdf.jpg3563473fa4623f1c8901247aee319740MD5310183/1726052018-10-29 07:49:40.909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172605Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:49:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Memory knowledge and memory self-efficacy in adults : relations with social and educational indicators
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Conocimiento y autoeficacia de memoria : relaciones con indicadores socioeducativos
title Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
spellingShingle Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
Miná, Camila Schorr
Psicologia cognitiva
Avaliacao neuropsicologica
Cognição
Memória
Metacognição
Metacognition
Memory
Sociocultural factors
Schooling
Neuropsychology
Metacognición
Memoria
Factores socio-culturales
Educación
Neuropsicología
title_short Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
title_full Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
title_fullStr Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
title_full_unstemmed Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
title_sort Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
author Miná, Camila Schorr
author_facet Miná, Camila Schorr
Zortéa, Maxciel
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Salles, Jerusa Fumagalli de
author_role author
author2 Zortéa, Maxciel
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Salles, Jerusa Fumagalli de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miná, Camila Schorr
Zortéa, Maxciel
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Salles, Jerusa Fumagalli de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia cognitiva
Avaliacao neuropsicologica
Cognição
Memória
Metacognição
topic Psicologia cognitiva
Avaliacao neuropsicologica
Cognição
Memória
Metacognição
Metacognition
Memory
Sociocultural factors
Schooling
Neuropsychology
Metacognición
Memoria
Factores socio-culturales
Educación
Neuropsicología
dc.subject.eng.fl_str_mv Metacognition
Memory
Sociocultural factors
Schooling
Neuropsychology
dc.subject.spa.fl_str_mv Metacognición
Memoria
Factores socio-culturales
Educación
Neuropsicología
description Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: até o Ensino Médio (n = 20) e com Ensino Superior (n = 20) completos. Também foi investigada a associação entre metamemória e nível socioeconômico (NSE) e entre frequência de hábitos de leitura (HL) e escrita (HE) na amostra total. Os resultados mostraram que adultos com Ensino Superior completo relataram maior percepção de Controle, maiores Conhecimento e uso de Estratégias de memória em comparação ao outro grupo. Adultos com mais altos NSE, HL e HE relataram conhecer mais estratégias de memória e controlar melhor suas habilidades mnemônicas. Esses indicadores socioeducacionais podem estar associados a um funcionamento metacognitivo mais adaptado. O estudo discute o papel do perfil educacional e das atividades intelectuais de adultos saudáveis economicamente ativos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T02:25:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172605
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059371
identifier_str_mv 1516-3687
001059371
url http://hdl.handle.net/10183/172605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 19, n. 3 (2017), p. 242-255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172605/1/001059371.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172605/2/001059371.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172605/3/001059371.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ffab278066179e72a1aed953763285c
0d212bc4bce226624fad75a7c3290399
3563473fa4623f1c8901247aee319740
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224936683995136