Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254578 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo propor diretrizes teórico-práticas para a construção de metodologias de ensino do Polo Aquático (PAq). Pretende apontar conteúdos indispensáveis na iniciação ao PAq para crianças (6 a 10 anos de idade) e apresentar atividades práticas para o processo de ensino-aprendizagem através de uma revisão narrativa de materiais pertinentes ao tópico na forma de ensaio. Clareza de lingua-gem, pertinência prática e representatividade do item foram avaliados por três especialistas e o coeficiente de validade de conteúdo geral foi de 0,91. A proposição de atividades baseadas em referenciais teóricos pode guiar os profissionais de educação física a ampliar o leque pedagógico de maneira sólida. |
id |
UFRGS-2_3513837ed8fc6c801c432d74200fab3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254578 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vasques, Dieisson MachadoPaixão, Diego AndradesCastro, Flavio Antonio de Souza2023-02-10T04:56:09Z20211415-4676http://hdl.handle.net/10183/254578001147429Este estudo tem por objetivo propor diretrizes teórico-práticas para a construção de metodologias de ensino do Polo Aquático (PAq). Pretende apontar conteúdos indispensáveis na iniciação ao PAq para crianças (6 a 10 anos de idade) e apresentar atividades práticas para o processo de ensino-aprendizagem através de uma revisão narrativa de materiais pertinentes ao tópico na forma de ensaio. Clareza de lingua-gem, pertinência prática e representatividade do item foram avaliados por três especialistas e o coeficiente de validade de conteúdo geral foi de 0,91. A proposição de atividades baseadas em referenciais teóricos pode guiar os profissionais de educação física a ampliar o leque pedagógico de maneira sólida.This study aims to propose theoretical and practical guidelines for the construction of a teaching methodologies for Water Polo (PAq). It intends to point out indispensable contents in the initiation to PAq for children (6 to 10 years old) and to present practical activities for the teaching-learning process through a narrative review of materials pertinent to the topic in the form of an essay. Clarity of language, practical relevance and representativeness of the item were assessed by three experts and the overall content validity coefficient was 0.91. The proposition of activities based on theoretical references can guide physical education professionals to expand the pedagogical range in a solid way.Este estudio tiene como objetivo proponer pautas teóricas y prácticas para la construcción de metodologías de enseñanza para Water Polo (PAq). Busca señalar contenidos indispensables en la iniciación a PAq para niños (6 a 10 años) y presentar actividades prácticas para el proceso de enseñanza-aprendizaje a través de una revisión narrativa de materiales pertinentes al tema en forma de ensayo. Tres expertos evaluaron la claridad del lenguaje, la relevancia práctica y la representatividad del ítem y el coeficiente de validez de contenido general fue 0,91. La propuesta de actividades basadas en marcos teóricos puede orientar a los profesionales de la educación física a ampliar enormemente el abanico pedagógico.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 24, e68301 (2021) p. 1-24Polo aquáticoPedagogiaMetodologia do ensinoWater SportsTeachingSituational MethodDeportes AcuáticosEnseñanzaMétodo SituacionalIniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividadesChildren’s initiation to the water polo: theoretical foundation and proposal of activitiesIniciación infantil al polo acuático: fundamento teórico y propuesta de actividadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147429.pdf.txt001147429.pdf.txtExtracted Texttext/plain52304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254578/2/001147429.pdf.txt7ac618bbca9ac12bcbefa132494d6fe0MD52ORIGINAL001147429.pdfTexto completoapplication/pdf274594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254578/1/001147429.pdf97381ba753fef8d7a13cbb9bdcd568b2MD5110183/2545782023-02-11 06:05:29.954775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254578Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:05:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Children’s initiation to the water polo: theoretical foundation and proposal of activities |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Iniciación infantil al polo acuático: fundamento teórico y propuesta de actividades |
title |
Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades |
spellingShingle |
Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades Vasques, Dieisson Machado Polo aquático Pedagogia Metodologia do ensino Water Sports Teaching Situational Method Deportes Acuáticos Enseñanza Método Situacional |
title_short |
Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades |
title_full |
Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades |
title_fullStr |
Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades |
title_full_unstemmed |
Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades |
title_sort |
Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades |
author |
Vasques, Dieisson Machado |
author_facet |
Vasques, Dieisson Machado Paixão, Diego Andrades Castro, Flavio Antonio de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Diego Andrades Castro, Flavio Antonio de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasques, Dieisson Machado Paixão, Diego Andrades Castro, Flavio Antonio de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polo aquático Pedagogia Metodologia do ensino |
topic |
Polo aquático Pedagogia Metodologia do ensino Water Sports Teaching Situational Method Deportes Acuáticos Enseñanza Método Situacional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Water Sports Teaching Situational Method |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Deportes Acuáticos Enseñanza Método Situacional |
description |
Este estudo tem por objetivo propor diretrizes teórico-práticas para a construção de metodologias de ensino do Polo Aquático (PAq). Pretende apontar conteúdos indispensáveis na iniciação ao PAq para crianças (6 a 10 anos de idade) e apresentar atividades práticas para o processo de ensino-aprendizagem através de uma revisão narrativa de materiais pertinentes ao tópico na forma de ensaio. Clareza de lingua-gem, pertinência prática e representatividade do item foram avaliados por três especialistas e o coeficiente de validade de conteúdo geral foi de 0,91. A proposição de atividades baseadas em referenciais teóricos pode guiar os profissionais de educação física a ampliar o leque pedagógico de maneira sólida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-10T04:56:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254578 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-4676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147429 |
identifier_str_mv |
1415-4676 001147429 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar a prática. Goiânia. Vol. 24, e68301 (2021) p. 1-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254578/2/001147429.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254578/1/001147429.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ac618bbca9ac12bcbefa132494d6fe0 97381ba753fef8d7a13cbb9bdcd568b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447819123687424 |