Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Dieisson Machado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paixão, Diego Andrades, Castro, Flavio Antonio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254578
Resumo: Este estudo tem por objetivo propor diretrizes teórico-práticas para a construção de metodologias de ensino do Polo Aquático (PAq). Pretende apontar conteúdos indispensáveis na iniciação ao PAq para crianças (6 a 10 anos de idade) e apresentar atividades práticas para o processo de ensino-aprendizagem através de uma revisão narrativa de materiais pertinentes ao tópico na forma de ensaio. Clareza de lingua-gem, pertinência prática e representatividade do item foram avaliados por três especialistas e o coeficiente de validade de conteúdo geral foi de 0,91. A proposição de atividades baseadas em referenciais teóricos pode guiar os profissionais de educação física a ampliar o leque pedagógico de maneira sólida.
id UFRGS-2_3513837ed8fc6c801c432d74200fab3a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254578
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vasques, Dieisson MachadoPaixão, Diego AndradesCastro, Flavio Antonio de Souza2023-02-10T04:56:09Z20211415-4676http://hdl.handle.net/10183/254578001147429Este estudo tem por objetivo propor diretrizes teórico-práticas para a construção de metodologias de ensino do Polo Aquático (PAq). Pretende apontar conteúdos indispensáveis na iniciação ao PAq para crianças (6 a 10 anos de idade) e apresentar atividades práticas para o processo de ensino-aprendizagem através de uma revisão narrativa de materiais pertinentes ao tópico na forma de ensaio. Clareza de lingua-gem, pertinência prática e representatividade do item foram avaliados por três especialistas e o coeficiente de validade de conteúdo geral foi de 0,91. A proposição de atividades baseadas em referenciais teóricos pode guiar os profissionais de educação física a ampliar o leque pedagógico de maneira sólida.This study aims to propose theoretical and practical guidelines for the construction of a teaching methodologies for Water Polo (PAq). It intends to point out indispensable contents in the initiation to PAq for children (6 to 10 years old) and to present practical activities for the teaching-learning process through a narrative review of materials pertinent to the topic in the form of an essay. Clarity of language, practical relevance and representativeness of the item were assessed by three experts and the overall content validity coefficient was 0.91. The proposition of activities based on theoretical references can guide physical education professionals to expand the pedagogical range in a solid way.Este estudio tiene como objetivo proponer pautas teóricas y prácticas para la construcción de metodologías de enseñanza para Water Polo (PAq). Busca señalar contenidos indispensables en la iniciación a PAq para niños (6 a 10 años) y presentar actividades prácticas para el proceso de enseñanza-aprendizaje a través de una revisión narrativa de materiales pertinentes al tema en forma de ensayo. Tres expertos evaluaron la claridad del lenguaje, la relevancia práctica y la representatividad del ítem y el coeficiente de validez de contenido general fue 0,91. La propuesta de actividades basadas en marcos teóricos puede orientar a los profesionales de la educación física a ampliar enormemente el abanico pedagógico.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 24, e68301 (2021) p. 1-24Polo aquáticoPedagogiaMetodologia do ensinoWater SportsTeachingSituational MethodDeportes AcuáticosEnseñanzaMétodo SituacionalIniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividadesChildren’s initiation to the water polo: theoretical foundation and proposal of activitiesIniciación infantil al polo acuático: fundamento teórico y propuesta de actividadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147429.pdf.txt001147429.pdf.txtExtracted Texttext/plain52304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254578/2/001147429.pdf.txt7ac618bbca9ac12bcbefa132494d6fe0MD52ORIGINAL001147429.pdfTexto completoapplication/pdf274594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254578/1/001147429.pdf97381ba753fef8d7a13cbb9bdcd568b2MD5110183/2545782023-02-11 06:05:29.954775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254578Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:05:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children’s initiation to the water polo: theoretical foundation and proposal of activities
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Iniciación infantil al polo acuático: fundamento teórico y propuesta de actividades
title Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
spellingShingle Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
Vasques, Dieisson Machado
Polo aquático
Pedagogia
Metodologia do ensino
Water Sports
Teaching
Situational Method
Deportes Acuáticos
Enseñanza
Método Situacional
title_short Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
title_full Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
title_fullStr Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
title_full_unstemmed Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
title_sort Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades
author Vasques, Dieisson Machado
author_facet Vasques, Dieisson Machado
Paixão, Diego Andrades
Castro, Flavio Antonio de Souza
author_role author
author2 Paixão, Diego Andrades
Castro, Flavio Antonio de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Dieisson Machado
Paixão, Diego Andrades
Castro, Flavio Antonio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Polo aquático
Pedagogia
Metodologia do ensino
topic Polo aquático
Pedagogia
Metodologia do ensino
Water Sports
Teaching
Situational Method
Deportes Acuáticos
Enseñanza
Método Situacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Water Sports
Teaching
Situational Method
dc.subject.spa.fl_str_mv Deportes Acuáticos
Enseñanza
Método Situacional
description Este estudo tem por objetivo propor diretrizes teórico-práticas para a construção de metodologias de ensino do Polo Aquático (PAq). Pretende apontar conteúdos indispensáveis na iniciação ao PAq para crianças (6 a 10 anos de idade) e apresentar atividades práticas para o processo de ensino-aprendizagem através de uma revisão narrativa de materiais pertinentes ao tópico na forma de ensaio. Clareza de lingua-gem, pertinência prática e representatividade do item foram avaliados por três especialistas e o coeficiente de validade de conteúdo geral foi de 0,91. A proposição de atividades baseadas em referenciais teóricos pode guiar os profissionais de educação física a ampliar o leque pedagógico de maneira sólida.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T04:56:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254578
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147429
identifier_str_mv 1415-4676
001147429
url http://hdl.handle.net/10183/254578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática. Goiânia. Vol. 24, e68301 (2021) p. 1-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254578/2/001147429.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254578/1/001147429.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ac618bbca9ac12bcbefa132494d6fe0
97381ba753fef8d7a13cbb9bdcd568b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447819123687424