A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Simone Maciel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117583
Resumo: Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para tanto, foram analisados seis livros didáticos, três voltados ao ensino de português para estrangeiros e três destinados ao ensino de inglês para brasileiros. A tendência encontrada nessa amostra demonstra que o tratamento referente à voz passiva é limitado do ponto de vista funcional tanto nos materiais em português quanto nos em inglês. Dessa forma, a partir da análise dos dados coletados para este estudo, percebe-se a necessidade de que sejam desenvolvidos materiais mais aprimorados para o ensino da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e de inglês para brasileiros.
id UFRGS-2_35780d6e2ba5f9ed2fa6932c86e11e25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117583
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendonça, Simone MacielMenuzzi, Sérgio de Moura2015-06-09T01:59:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/117583000967173Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para tanto, foram analisados seis livros didáticos, três voltados ao ensino de português para estrangeiros e três destinados ao ensino de inglês para brasileiros. A tendência encontrada nessa amostra demonstra que o tratamento referente à voz passiva é limitado do ponto de vista funcional tanto nos materiais em português quanto nos em inglês. Dessa forma, a partir da análise dos dados coletados para este estudo, percebe-se a necessidade de que sejam desenvolvidos materiais mais aprimorados para o ensino da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e de inglês para brasileiros.application/pdfporLingüística funcionalLivros didaticosVoz passivaInglêsLíngua portuguesaA abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967173.pdf000967173.pdfTexto completoapplication/pdf2768639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/1/000967173.pdfebd702e5c6ffd6b32e8f6d92b862ed5aMD51TEXT000967173.pdf.txt000967173.pdf.txtExtracted Texttext/plain61362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/2/000967173.pdf.txt79de29443927b25d1b0d010f776764baMD52THUMBNAIL000967173.pdf.jpg000967173.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/3/000967173.pdf.jpg21152a3b0c6a129445f1f27877c87f58MD5310183/1175832022-08-06 04:55:45.806189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117583Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
title A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
spellingShingle A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
Mendonça, Simone Maciel
Lingüística funcional
Livros didaticos
Voz passiva
Inglês
Língua portuguesa
title_short A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
title_full A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
title_fullStr A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
title_full_unstemmed A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
title_sort A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
author Mendonça, Simone Maciel
author_facet Mendonça, Simone Maciel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Simone Maciel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menuzzi, Sérgio de Moura
contributor_str_mv Menuzzi, Sérgio de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística funcional
Livros didaticos
Voz passiva
Inglês
Língua portuguesa
topic Lingüística funcional
Livros didaticos
Voz passiva
Inglês
Língua portuguesa
description Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para tanto, foram analisados seis livros didáticos, três voltados ao ensino de português para estrangeiros e três destinados ao ensino de inglês para brasileiros. A tendência encontrada nessa amostra demonstra que o tratamento referente à voz passiva é limitado do ponto de vista funcional tanto nos materiais em português quanto nos em inglês. Dessa forma, a partir da análise dos dados coletados para este estudo, percebe-se a necessidade de que sejam desenvolvidos materiais mais aprimorados para o ensino da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e de inglês para brasileiros.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-09T01:59:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117583
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967173
url http://hdl.handle.net/10183/117583
identifier_str_mv 000967173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/1/000967173.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/2/000967173.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/3/000967173.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebd702e5c6ffd6b32e8f6d92b862ed5a
79de29443927b25d1b0d010f776764ba
21152a3b0c6a129445f1f27877c87f58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447149989593088