A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117583 |
Resumo: | Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para tanto, foram analisados seis livros didáticos, três voltados ao ensino de português para estrangeiros e três destinados ao ensino de inglês para brasileiros. A tendência encontrada nessa amostra demonstra que o tratamento referente à voz passiva é limitado do ponto de vista funcional tanto nos materiais em português quanto nos em inglês. Dessa forma, a partir da análise dos dados coletados para este estudo, percebe-se a necessidade de que sejam desenvolvidos materiais mais aprimorados para o ensino da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e de inglês para brasileiros. |
id |
UFRGS-2_35780d6e2ba5f9ed2fa6932c86e11e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117583 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendonça, Simone MacielMenuzzi, Sérgio de Moura2015-06-09T01:59:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/117583000967173Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para tanto, foram analisados seis livros didáticos, três voltados ao ensino de português para estrangeiros e três destinados ao ensino de inglês para brasileiros. A tendência encontrada nessa amostra demonstra que o tratamento referente à voz passiva é limitado do ponto de vista funcional tanto nos materiais em português quanto nos em inglês. Dessa forma, a partir da análise dos dados coletados para este estudo, percebe-se a necessidade de que sejam desenvolvidos materiais mais aprimorados para o ensino da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e de inglês para brasileiros.application/pdfporLingüística funcionalLivros didaticosVoz passivaInglêsLíngua portuguesaA abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967173.pdf000967173.pdfTexto completoapplication/pdf2768639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/1/000967173.pdfebd702e5c6ffd6b32e8f6d92b862ed5aMD51TEXT000967173.pdf.txt000967173.pdf.txtExtracted Texttext/plain61362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/2/000967173.pdf.txt79de29443927b25d1b0d010f776764baMD52THUMBNAIL000967173.pdf.jpg000967173.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/3/000967173.pdf.jpg21152a3b0c6a129445f1f27877c87f58MD5310183/1175832022-08-06 04:55:45.806189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117583Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional |
title |
A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional |
spellingShingle |
A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional Mendonça, Simone Maciel Lingüística funcional Livros didaticos Voz passiva Inglês Língua portuguesa |
title_short |
A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional |
title_full |
A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional |
title_fullStr |
A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional |
title_full_unstemmed |
A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional |
title_sort |
A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional |
author |
Mendonça, Simone Maciel |
author_facet |
Mendonça, Simone Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Simone Maciel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menuzzi, Sérgio de Moura |
contributor_str_mv |
Menuzzi, Sérgio de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística funcional Livros didaticos Voz passiva Inglês Língua portuguesa |
topic |
Lingüística funcional Livros didaticos Voz passiva Inglês Língua portuguesa |
description |
Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para tanto, foram analisados seis livros didáticos, três voltados ao ensino de português para estrangeiros e três destinados ao ensino de inglês para brasileiros. A tendência encontrada nessa amostra demonstra que o tratamento referente à voz passiva é limitado do ponto de vista funcional tanto nos materiais em português quanto nos em inglês. Dessa forma, a partir da análise dos dados coletados para este estudo, percebe-se a necessidade de que sejam desenvolvidos materiais mais aprimorados para o ensino da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e de inglês para brasileiros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117583 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967173 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117583 |
identifier_str_mv |
000967173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/1/000967173.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/2/000967173.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117583/3/000967173.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebd702e5c6ffd6b32e8f6d92b862ed5a 79de29443927b25d1b0d010f776764ba 21152a3b0c6a129445f1f27877c87f58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149989593088 |