O tratamento da voz passiva em materiais didáticos: o caso do ensino de PLE na China
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32039 |
Resumo: | A presente dissertação propõe-se apresentar um estudo do sistema de voz verbal da Língua Portuguesa. Neste trabalho, analisa-se o modo como as estruturas de voz verbal são explicitadas por autores de épocas diferentes e verifica-se como estas são trabalhadas em materiais didáticos (manuais e gramáticas) usados no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na China. Com este estudo constatou-se que as abordagens à voz verbal (maioritariamente voz passiva) são bastante similares nos diversos materiais analisados, optando-se sobretudo por exercícios de repetição, sendo, por isso, importante reforçar a relação entre o estudo deste item gramatical e o estudo de questões lexicais e semânticas, por exemplo, que facilitem a apropriação de conteúdos culturais de relevo. |
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O tratamento da voz passiva em materiais didáticos: o caso do ensino de PLE na ChinaVoz verbalVoz passivaMateriais didáticosEnsino-aprendizagem de PLEA presente dissertação propõe-se apresentar um estudo do sistema de voz verbal da Língua Portuguesa. Neste trabalho, analisa-se o modo como as estruturas de voz verbal são explicitadas por autores de épocas diferentes e verifica-se como estas são trabalhadas em materiais didáticos (manuais e gramáticas) usados no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na China. Com este estudo constatou-se que as abordagens à voz verbal (maioritariamente voz passiva) são bastante similares nos diversos materiais analisados, optando-se sobretudo por exercícios de repetição, sendo, por isso, importante reforçar a relação entre o estudo deste item gramatical e o estudo de questões lexicais e semânticas, por exemplo, que facilitem a apropriação de conteúdos culturais de relevo.This dissertation intends to present a study of the verbal voice system in the Portuguese. In this work, we analyze how the verbal voice structures are explained by authors from different times and verify how they are worked in teaching materials (manuals and grammars) used in the teaching-learning of Portuguese as a Foreign Language (PLE) in China. Through this study, it was found that the approaches to verbal voice (mostly passive voice) are quite similar in the different materials analyzed, and the main choice is to repeat exercises. Therefore, it is important to reinforce the relationship between the study of this grammatical item and the study of lexical and semantic issues, for example, facilitate the appropriation of important cultural contents.2021-09-06T08:11:56Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32039porMi Tingwaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:59Zoai:ria.ua.pt:10773/32039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:53.008122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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