Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Markuart, Erika Neres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174362
Resumo: Este trabalho faz uma análise sobre a relação docente/discente durante a graduação do curso de pedagogia. Busca também fazer uma reflexão sobre o quanto a experiência, a partir dos conceitos de Larrosa e Maturana, influenciam diretamente no fazer pedagógico das futuras docentes. Ao trazer as experiências do estágio final na Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura, a partir de um dos textos de Madalena Freire, mostrar o desenvolvimento de algumas situações de sala de aula que não podem ser previstas durante a construção de um planejamento, mas que também não têm a possibilidade de serem negadas e deixadas ao acaso. Por fim, considerando o paradoxo na construção do ser docente que aprende a ensinar e que ensina quando aprende, sugere-se que o curso de pedagogia seja revisto, não a partir do seu currículo, mas na metodologia das aulas.
id UFRGS-2_3596976eb8a69d3cc4d928ee47b3a945
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174362
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Markuart, Erika NeresAlbuquerque, Paulo Peixoto de2018-04-04T02:26:05Z2017http://hdl.handle.net/10183/174362001061980Este trabalho faz uma análise sobre a relação docente/discente durante a graduação do curso de pedagogia. Busca também fazer uma reflexão sobre o quanto a experiência, a partir dos conceitos de Larrosa e Maturana, influenciam diretamente no fazer pedagógico das futuras docentes. Ao trazer as experiências do estágio final na Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura, a partir de um dos textos de Madalena Freire, mostrar o desenvolvimento de algumas situações de sala de aula que não podem ser previstas durante a construção de um planejamento, mas que também não têm a possibilidade de serem negadas e deixadas ao acaso. Por fim, considerando o paradoxo na construção do ser docente que aprende a ensinar e que ensina quando aprende, sugere-se que o curso de pedagogia seja revisto, não a partir do seu currículo, mas na metodologia das aulas.application/pdfporProfessoresEnsino-aprendizagemAlunoNem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061980.pdf001061980.pdfTexto completoapplication/pdf525241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/1/001061980.pdf2d95915c1cd5be2521276976677bc0e0MD51TEXT001061980.pdf.txt001061980.pdf.txtExtracted Texttext/plain67765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/2/001061980.pdf.txta11479eb2ccac6262587e740cef079ceMD52THUMBNAIL001061980.pdf.jpg001061980.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/3/001061980.pdf.jpge2d2063ef77d9ab6661328f7798070f9MD5310183/1743622018-10-25 09:53:53.025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
title Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
spellingShingle Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
Markuart, Erika Neres
Professores
Ensino-aprendizagem
Aluno
title_short Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
title_full Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
title_fullStr Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
title_full_unstemmed Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
title_sort Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
author Markuart, Erika Neres
author_facet Markuart, Erika Neres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Markuart, Erika Neres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Ensino-aprendizagem
Aluno
topic Professores
Ensino-aprendizagem
Aluno
description Este trabalho faz uma análise sobre a relação docente/discente durante a graduação do curso de pedagogia. Busca também fazer uma reflexão sobre o quanto a experiência, a partir dos conceitos de Larrosa e Maturana, influenciam diretamente no fazer pedagógico das futuras docentes. Ao trazer as experiências do estágio final na Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura, a partir de um dos textos de Madalena Freire, mostrar o desenvolvimento de algumas situações de sala de aula que não podem ser previstas durante a construção de um planejamento, mas que também não têm a possibilidade de serem negadas e deixadas ao acaso. Por fim, considerando o paradoxo na construção do ser docente que aprende a ensinar e que ensina quando aprende, sugere-se que o curso de pedagogia seja revisto, não a partir do seu currículo, mas na metodologia das aulas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174362
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061980
url http://hdl.handle.net/10183/174362
identifier_str_mv 001061980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/1/001061980.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/2/001061980.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/3/001061980.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d95915c1cd5be2521276976677bc0e0
a11479eb2ccac6262587e740cef079ce
e2d2063ef77d9ab6661328f7798070f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447211863965696