Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174362 |
Resumo: | Este trabalho faz uma análise sobre a relação docente/discente durante a graduação do curso de pedagogia. Busca também fazer uma reflexão sobre o quanto a experiência, a partir dos conceitos de Larrosa e Maturana, influenciam diretamente no fazer pedagógico das futuras docentes. Ao trazer as experiências do estágio final na Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura, a partir de um dos textos de Madalena Freire, mostrar o desenvolvimento de algumas situações de sala de aula que não podem ser previstas durante a construção de um planejamento, mas que também não têm a possibilidade de serem negadas e deixadas ao acaso. Por fim, considerando o paradoxo na construção do ser docente que aprende a ensinar e que ensina quando aprende, sugere-se que o curso de pedagogia seja revisto, não a partir do seu currículo, mas na metodologia das aulas. |
id |
UFRGS-2_3596976eb8a69d3cc4d928ee47b3a945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174362 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Markuart, Erika NeresAlbuquerque, Paulo Peixoto de2018-04-04T02:26:05Z2017http://hdl.handle.net/10183/174362001061980Este trabalho faz uma análise sobre a relação docente/discente durante a graduação do curso de pedagogia. Busca também fazer uma reflexão sobre o quanto a experiência, a partir dos conceitos de Larrosa e Maturana, influenciam diretamente no fazer pedagógico das futuras docentes. Ao trazer as experiências do estágio final na Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura, a partir de um dos textos de Madalena Freire, mostrar o desenvolvimento de algumas situações de sala de aula que não podem ser previstas durante a construção de um planejamento, mas que também não têm a possibilidade de serem negadas e deixadas ao acaso. Por fim, considerando o paradoxo na construção do ser docente que aprende a ensinar e que ensina quando aprende, sugere-se que o curso de pedagogia seja revisto, não a partir do seu currículo, mas na metodologia das aulas.application/pdfporProfessoresEnsino-aprendizagemAlunoNem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061980.pdf001061980.pdfTexto completoapplication/pdf525241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/1/001061980.pdf2d95915c1cd5be2521276976677bc0e0MD51TEXT001061980.pdf.txt001061980.pdf.txtExtracted Texttext/plain67765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/2/001061980.pdf.txta11479eb2ccac6262587e740cef079ceMD52THUMBNAIL001061980.pdf.jpg001061980.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/3/001061980.pdf.jpge2d2063ef77d9ab6661328f7798070f9MD5310183/1743622018-10-25 09:53:53.025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia |
title |
Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia |
spellingShingle |
Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia Markuart, Erika Neres Professores Ensino-aprendizagem Aluno |
title_short |
Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia |
title_full |
Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia |
title_fullStr |
Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia |
title_full_unstemmed |
Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia |
title_sort |
Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia |
author |
Markuart, Erika Neres |
author_facet |
Markuart, Erika Neres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Markuart, Erika Neres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Ensino-aprendizagem Aluno |
topic |
Professores Ensino-aprendizagem Aluno |
description |
Este trabalho faz uma análise sobre a relação docente/discente durante a graduação do curso de pedagogia. Busca também fazer uma reflexão sobre o quanto a experiência, a partir dos conceitos de Larrosa e Maturana, influenciam diretamente no fazer pedagógico das futuras docentes. Ao trazer as experiências do estágio final na Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura, a partir de um dos textos de Madalena Freire, mostrar o desenvolvimento de algumas situações de sala de aula que não podem ser previstas durante a construção de um planejamento, mas que também não têm a possibilidade de serem negadas e deixadas ao acaso. Por fim, considerando o paradoxo na construção do ser docente que aprende a ensinar e que ensina quando aprende, sugere-se que o curso de pedagogia seja revisto, não a partir do seu currículo, mas na metodologia das aulas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:26:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174362 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061980 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174362 |
identifier_str_mv |
001061980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/1/001061980.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/2/001061980.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174362/3/001061980.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d95915c1cd5be2521276976677bc0e0 a11479eb2ccac6262587e740cef079ce e2d2063ef77d9ab6661328f7798070f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211863965696 |