A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259893 |
Resumo: | A repetição do ato de jogar, permitindo a repetição de uma atividade prazerosa, pode ser uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem. Experimentos têm sido realizados com resultados promissores quanto a eficácia e a eficiência na capacidade em compreenderem o conteúdo trabalhado em salas de aulas. Várias pesquisas têm demonstrado que os jogos sérios são tecnologias promissoras para motivar, entreter e, principalmente, para treinar o aluno com o uso repetitivo dos conceitos trabalhados. Para que isto ocorra, é importante que os professores estejam com uma metodologia estruturada para desenvolver e aplicar os jogos sérios em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho analisa artigos científicos no âmbito nacional, a fim de apresentar as categorias de ensino em que os jogos são aplicados, analisando sobre a luz de alguma teoria de aprendizagem, se o processo ensino-aprendizagem foi melhorado. Os resultados demonstram a preocupação dos pesquisadores em utilizar teorias de aprendizagem para o desenvolvimento de jogos sérios e em validar o processo ensino-aprendizagem com métodos científicos. |
id |
UFRGS-2_35a722d962d87655ab872c80dfab3d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259893 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lara, Daiany FranciscaLima, Jose Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos doGarcia, Léo Manoel Lopes da Silva2023-07-04T03:50:36Z20231807-8931http://hdl.handle.net/10183/259893001169184A repetição do ato de jogar, permitindo a repetição de uma atividade prazerosa, pode ser uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem. Experimentos têm sido realizados com resultados promissores quanto a eficácia e a eficiência na capacidade em compreenderem o conteúdo trabalhado em salas de aulas. Várias pesquisas têm demonstrado que os jogos sérios são tecnologias promissoras para motivar, entreter e, principalmente, para treinar o aluno com o uso repetitivo dos conceitos trabalhados. Para que isto ocorra, é importante que os professores estejam com uma metodologia estruturada para desenvolver e aplicar os jogos sérios em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho analisa artigos científicos no âmbito nacional, a fim de apresentar as categorias de ensino em que os jogos são aplicados, analisando sobre a luz de alguma teoria de aprendizagem, se o processo ensino-aprendizagem foi melhorado. Os resultados demonstram a preocupação dos pesquisadores em utilizar teorias de aprendizagem para o desenvolvimento de jogos sérios e em validar o processo ensino-aprendizagem com métodos científicos.The repetition of the act of playing, allowing the repetition of a pleasurable activity, can be a great ally in the teaching-learning process. Experiments have been carried out with promising results regarding effectiveness and efficiency in their ability to understand the content worked in classrooms. Several researches have demonstrated that serious games are promising technologies to motivate, entertain and, mainly, to train the student with the repetitive use of the worked concepts. For this to happen, it is important that teachers have a structured methodology to develop and apply serious games in the classroom. In this sense, this work analyzes scientific articles at the national level, in order to present the teaching categories in which games are applied, analyzing in the light of some learning theory, if the teaching-learning process has been improved. The results demonstrate the researchers' concern in using learning theories for the development of serious games and in validating the teaching-learning process with scientific methods.application/pdfporTemática. João Pessoa, PB. Vol. 19, n. 1 (jan. 2023), p. 206-218Jogos educativosEnsino e aprendizagemRevisão de literaturaSerious GamesGamificationEducational gamesA produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançadosAcademic production on the use of Serious Games in education : advances achievedinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169184.pdf.txt001169184.pdf.txtExtracted Texttext/plain29720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259893/2/001169184.pdf.txt32467b13a676f8f7f5836d01c31a4b05MD52ORIGINAL001169184.pdfTexto completoapplication/pdf350376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259893/1/001169184.pdfcb0971961cd205e7b388bcf455da687fMD5110183/2598932023-07-05 03:48:36.377574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259893Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:48:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Academic production on the use of Serious Games in education : advances achieved |
title |
A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados |
spellingShingle |
A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados Lara, Daiany Francisca Jogos educativos Ensino e aprendizagem Revisão de literatura Serious Games Gamification Educational games |
title_short |
A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados |
title_full |
A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados |
title_fullStr |
A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados |
title_full_unstemmed |
A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados |
title_sort |
A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados |
author |
Lara, Daiany Francisca |
author_facet |
Lara, Daiany Francisca Lima, Jose Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos do Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jose Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos do Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Daiany Francisca Lima, Jose Valdeni de Canto Filho, Alberto Bastos do Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Ensino e aprendizagem Revisão de literatura |
topic |
Jogos educativos Ensino e aprendizagem Revisão de literatura Serious Games Gamification Educational games |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Serious Games Gamification Educational games |
description |
A repetição do ato de jogar, permitindo a repetição de uma atividade prazerosa, pode ser uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem. Experimentos têm sido realizados com resultados promissores quanto a eficácia e a eficiência na capacidade em compreenderem o conteúdo trabalhado em salas de aulas. Várias pesquisas têm demonstrado que os jogos sérios são tecnologias promissoras para motivar, entreter e, principalmente, para treinar o aluno com o uso repetitivo dos conceitos trabalhados. Para que isto ocorra, é importante que os professores estejam com uma metodologia estruturada para desenvolver e aplicar os jogos sérios em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho analisa artigos científicos no âmbito nacional, a fim de apresentar as categorias de ensino em que os jogos são aplicados, analisando sobre a luz de alguma teoria de aprendizagem, se o processo ensino-aprendizagem foi melhorado. Os resultados demonstram a preocupação dos pesquisadores em utilizar teorias de aprendizagem para o desenvolvimento de jogos sérios e em validar o processo ensino-aprendizagem com métodos científicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-04T03:50:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259893 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-8931 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001169184 |
identifier_str_mv |
1807-8931 001169184 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Temática. João Pessoa, PB. Vol. 19, n. 1 (jan. 2023), p. 206-218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259893/2/001169184.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259893/1/001169184.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32467b13a676f8f7f5836d01c31a4b05 cb0971961cd205e7b388bcf455da687f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447830792241152 |