A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Daiany Francisca
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Canto Filho, Alberto Bastos do, Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259893
Resumo: A repetição do ato de jogar, permitindo a repetição de uma atividade prazerosa, pode ser uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem. Experimentos têm sido realizados com resultados promissores quanto a eficácia e a eficiência na capacidade em compreenderem o conteúdo trabalhado em salas de aulas. Várias pesquisas têm demonstrado que os jogos sérios são tecnologias promissoras para motivar, entreter e, principalmente, para treinar o aluno com o uso repetitivo dos conceitos trabalhados. Para que isto ocorra, é importante que os professores estejam com uma metodologia estruturada para desenvolver e aplicar os jogos sérios em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho analisa artigos científicos no âmbito nacional, a fim de apresentar as categorias de ensino em que os jogos são aplicados, analisando sobre a luz de alguma teoria de aprendizagem, se o processo ensino-aprendizagem foi melhorado. Os resultados demonstram a preocupação dos pesquisadores em utilizar teorias de aprendizagem para o desenvolvimento de jogos sérios e em validar o processo ensino-aprendizagem com métodos científicos.
id UFRGS-2_35a722d962d87655ab872c80dfab3d50
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259893
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lara, Daiany FranciscaLima, Jose Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos doGarcia, Léo Manoel Lopes da Silva2023-07-04T03:50:36Z20231807-8931http://hdl.handle.net/10183/259893001169184A repetição do ato de jogar, permitindo a repetição de uma atividade prazerosa, pode ser uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem. Experimentos têm sido realizados com resultados promissores quanto a eficácia e a eficiência na capacidade em compreenderem o conteúdo trabalhado em salas de aulas. Várias pesquisas têm demonstrado que os jogos sérios são tecnologias promissoras para motivar, entreter e, principalmente, para treinar o aluno com o uso repetitivo dos conceitos trabalhados. Para que isto ocorra, é importante que os professores estejam com uma metodologia estruturada para desenvolver e aplicar os jogos sérios em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho analisa artigos científicos no âmbito nacional, a fim de apresentar as categorias de ensino em que os jogos são aplicados, analisando sobre a luz de alguma teoria de aprendizagem, se o processo ensino-aprendizagem foi melhorado. Os resultados demonstram a preocupação dos pesquisadores em utilizar teorias de aprendizagem para o desenvolvimento de jogos sérios e em validar o processo ensino-aprendizagem com métodos científicos.The repetition of the act of playing, allowing the repetition of a pleasurable activity, can be a great ally in the teaching-learning process. Experiments have been carried out with promising results regarding effectiveness and efficiency in their ability to understand the content worked in classrooms. Several researches have demonstrated that serious games are promising technologies to motivate, entertain and, mainly, to train the student with the repetitive use of the worked concepts. For this to happen, it is important that teachers have a structured methodology to develop and apply serious games in the classroom. In this sense, this work analyzes scientific articles at the national level, in order to present the teaching categories in which games are applied, analyzing in the light of some learning theory, if the teaching-learning process has been improved. The results demonstrate the researchers' concern in using learning theories for the development of serious games and in validating the teaching-learning process with scientific methods.application/pdfporTemática. João Pessoa, PB. Vol. 19, n. 1 (jan. 2023), p. 206-218Jogos educativosEnsino e aprendizagemRevisão de literaturaSerious GamesGamificationEducational gamesA produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançadosAcademic production on the use of Serious Games in education : advances achievedinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169184.pdf.txt001169184.pdf.txtExtracted Texttext/plain29720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259893/2/001169184.pdf.txt32467b13a676f8f7f5836d01c31a4b05MD52ORIGINAL001169184.pdfTexto completoapplication/pdf350376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259893/1/001169184.pdfcb0971961cd205e7b388bcf455da687fMD5110183/2598932023-07-05 03:48:36.377574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259893Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:48:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Academic production on the use of Serious Games in education : advances achieved
title A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
spellingShingle A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
Lara, Daiany Francisca
Jogos educativos
Ensino e aprendizagem
Revisão de literatura
Serious Games
Gamification
Educational games
title_short A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
title_full A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
title_fullStr A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
title_full_unstemmed A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
title_sort A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados
author Lara, Daiany Francisca
author_facet Lara, Daiany Francisca
Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Daiany Francisca
Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Ensino e aprendizagem
Revisão de literatura
topic Jogos educativos
Ensino e aprendizagem
Revisão de literatura
Serious Games
Gamification
Educational games
dc.subject.eng.fl_str_mv Serious Games
Gamification
Educational games
description A repetição do ato de jogar, permitindo a repetição de uma atividade prazerosa, pode ser uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem. Experimentos têm sido realizados com resultados promissores quanto a eficácia e a eficiência na capacidade em compreenderem o conteúdo trabalhado em salas de aulas. Várias pesquisas têm demonstrado que os jogos sérios são tecnologias promissoras para motivar, entreter e, principalmente, para treinar o aluno com o uso repetitivo dos conceitos trabalhados. Para que isto ocorra, é importante que os professores estejam com uma metodologia estruturada para desenvolver e aplicar os jogos sérios em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho analisa artigos científicos no âmbito nacional, a fim de apresentar as categorias de ensino em que os jogos são aplicados, analisando sobre a luz de alguma teoria de aprendizagem, se o processo ensino-aprendizagem foi melhorado. Os resultados demonstram a preocupação dos pesquisadores em utilizar teorias de aprendizagem para o desenvolvimento de jogos sérios e em validar o processo ensino-aprendizagem com métodos científicos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T03:50:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259893
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-8931
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169184
identifier_str_mv 1807-8931
001169184
url http://hdl.handle.net/10183/259893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Temática. João Pessoa, PB. Vol. 19, n. 1 (jan. 2023), p. 206-218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259893/2/001169184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259893/1/001169184.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32467b13a676f8f7f5836d01c31a4b05
cb0971961cd205e7b388bcf455da687f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447830792241152