Métodos de controle para evitar inadimplência e reter clientes nas operações de crédito de uma instituição financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geremia, Luciana Pagliosa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14163
Resumo: Cobrança e recuperação de créditos e retenção de clientes são temas sempre em pauta nas instituições financeiras, por isso o interesse pelo assunto. Com este trabalho, buscou-se na literatura os métodos utilizados, para então,compará-los com a prática nas agências do Banco do Brasil S.A, no Estado de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada através de questionário enviado às agências e respondido pelos gerentes de contas de pessoa física, jurídica ou atendimento, pois são estes os responsáveis pelo relacionamento com os clientes. O resultado do trabalho apontou que os procedimentos utilizados estão de acordo com a literatura. Como exemplo da sintonia entre literatura e os métodos utilizados pela instituição financeira, estão os meios de abordagem dos clientes: telefonemas, visitas pessoais e cartas registradas por correio; e os índices de operações em atraso que em comparação com os dados da Febraban, apresentam melhor desempenho. A visão dos gerentes em relação à retenção de clientes que passaram por processo de cobrança e recuperação de créditos.
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