O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriano Silveira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203891
Resumo: Tratar de temas de Geografia usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é um desafio. Este trabalho analisa o uso de TIC em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos nas aulas de geografia em anos finais do ensino fundamental e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos. Foi analisada uma das contribuições do Google Maps para as aulas de geografia e para aprendizagem dos alunos, com base no movimento pendular realizado diariamente pelos alunos, elaborando mapas com os movimentos migratórios diários realizados pelos alunos da casa para escola, caracterizando os movimentos migratórios do bairro, desenvolvendo um trabalho coletivo com o uso do software. Neste caso, verifica-se que o trabalho não se resume aos números coletados, mas ao conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas e na prática no laboratório de informática, mostrando que os objetivos foram alcançados.
id UFRGS-2_361fd27f808c8707cc93cf1ecda08627
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203891
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Adriano Silveira daRapkiewicz, Clevi Elena2019-12-27T04:04:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/203891001109415Tratar de temas de Geografia usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é um desafio. Este trabalho analisa o uso de TIC em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos nas aulas de geografia em anos finais do ensino fundamental e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos. Foi analisada uma das contribuições do Google Maps para as aulas de geografia e para aprendizagem dos alunos, com base no movimento pendular realizado diariamente pelos alunos, elaborando mapas com os movimentos migratórios diários realizados pelos alunos da casa para escola, caracterizando os movimentos migratórios do bairro, desenvolvendo um trabalho coletivo com o uso do software. Neste caso, verifica-se que o trabalho não se resume aos números coletados, mas ao conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas e na prática no laboratório de informática, mostrando que os objetivos foram alcançados.Addressing issues of Geography using Information and Communication Technologies (ICT) in a youth and adult education class is a challenge. This work has the purpose of analyzing the use of new technologies in a class of the Youth and Adult Education modality in the geography classes and the migratory movements in the daily life of the students, observing the importance of there source sand their relation in the daily life of the students. One of Google Maps contributions has been reviewed for the geography classes and for the students learning, comprehending the pendular movement, making maps with the daily migratory movements made by students from home to school, characterizing the migratory movement soft he neighborhood, state and country, mapping the risk are a soft he neighborhood, developing a collective work with the use of softwares. A quantitative research is then carried out, with an analysis of the results, aiming to understanding there searched topic. In this case, it is verified that the work is not limited to the numbers collected, but to the knowledge acquired by the students during the classes and in practice in the computer lab, showing that the objectives were reached.application/pdfporEducação de jovens e adultosGeografiaYouthand Adult EducationGeographyGeoreferencing softwareO uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109415.pdf.txt001109415.pdf.txtExtracted Texttext/plain56561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203891/2/001109415.pdf.txta308639345db9e95e6adc98cbe093bf3MD52ORIGINAL001109415.pdfTexto completoapplication/pdf9731022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203891/1/001109415.pdfe4593a3602add658b54d6c4a7e8f52daMD5110183/2038912019-12-28 05:03:59.791298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203891Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
title O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
spellingShingle O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
Silva, Adriano Silveira da
Educação de jovens e adultos
Geografia
Youthand Adult Education
Geography
Georeferencing software
title_short O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
title_full O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
title_fullStr O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
title_full_unstemmed O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
title_sort O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
author Silva, Adriano Silveira da
author_facet Silva, Adriano Silveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriano Silveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Geografia
topic Educação de jovens e adultos
Geografia
Youthand Adult Education
Geography
Georeferencing software
dc.subject.eng.fl_str_mv Youthand Adult Education
Geography
Georeferencing software
description Tratar de temas de Geografia usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é um desafio. Este trabalho analisa o uso de TIC em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos nas aulas de geografia em anos finais do ensino fundamental e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos. Foi analisada uma das contribuições do Google Maps para as aulas de geografia e para aprendizagem dos alunos, com base no movimento pendular realizado diariamente pelos alunos, elaborando mapas com os movimentos migratórios diários realizados pelos alunos da casa para escola, caracterizando os movimentos migratórios do bairro, desenvolvendo um trabalho coletivo com o uso do software. Neste caso, verifica-se que o trabalho não se resume aos números coletados, mas ao conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas e na prática no laboratório de informática, mostrando que os objetivos foram alcançados.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:04:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203891
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109415
url http://hdl.handle.net/10183/203891
identifier_str_mv 001109415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203891/2/001109415.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203891/1/001109415.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a308639345db9e95e6adc98cbe093bf3
e4593a3602add658b54d6c4a7e8f52da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589574930432