O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203891 |
Resumo: | Tratar de temas de Geografia usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é um desafio. Este trabalho analisa o uso de TIC em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos nas aulas de geografia em anos finais do ensino fundamental e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos. Foi analisada uma das contribuições do Google Maps para as aulas de geografia e para aprendizagem dos alunos, com base no movimento pendular realizado diariamente pelos alunos, elaborando mapas com os movimentos migratórios diários realizados pelos alunos da casa para escola, caracterizando os movimentos migratórios do bairro, desenvolvendo um trabalho coletivo com o uso do software. Neste caso, verifica-se que o trabalho não se resume aos números coletados, mas ao conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas e na prática no laboratório de informática, mostrando que os objetivos foram alcançados. |
id |
UFRGS-2_361fd27f808c8707cc93cf1ecda08627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203891 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Adriano Silveira daRapkiewicz, Clevi Elena2019-12-27T04:04:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/203891001109415Tratar de temas de Geografia usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é um desafio. Este trabalho analisa o uso de TIC em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos nas aulas de geografia em anos finais do ensino fundamental e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos. Foi analisada uma das contribuições do Google Maps para as aulas de geografia e para aprendizagem dos alunos, com base no movimento pendular realizado diariamente pelos alunos, elaborando mapas com os movimentos migratórios diários realizados pelos alunos da casa para escola, caracterizando os movimentos migratórios do bairro, desenvolvendo um trabalho coletivo com o uso do software. Neste caso, verifica-se que o trabalho não se resume aos números coletados, mas ao conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas e na prática no laboratório de informática, mostrando que os objetivos foram alcançados.Addressing issues of Geography using Information and Communication Technologies (ICT) in a youth and adult education class is a challenge. This work has the purpose of analyzing the use of new technologies in a class of the Youth and Adult Education modality in the geography classes and the migratory movements in the daily life of the students, observing the importance of there source sand their relation in the daily life of the students. One of Google Maps contributions has been reviewed for the geography classes and for the students learning, comprehending the pendular movement, making maps with the daily migratory movements made by students from home to school, characterizing the migratory movement soft he neighborhood, state and country, mapping the risk are a soft he neighborhood, developing a collective work with the use of softwares. A quantitative research is then carried out, with an analysis of the results, aiming to understanding there searched topic. In this case, it is verified that the work is not limited to the numbers collected, but to the knowledge acquired by the students during the classes and in practice in the computer lab, showing that the objectives were reached.application/pdfporEducação de jovens e adultosGeografiaYouthand Adult EducationGeographyGeoreferencing softwareO uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109415.pdf.txt001109415.pdf.txtExtracted Texttext/plain56561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203891/2/001109415.pdf.txta308639345db9e95e6adc98cbe093bf3MD52ORIGINAL001109415.pdfTexto completoapplication/pdf9731022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203891/1/001109415.pdfe4593a3602add658b54d6c4a7e8f52daMD5110183/2038912019-12-28 05:03:59.791298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203891Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos |
title |
O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos |
spellingShingle |
O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos Silva, Adriano Silveira da Educação de jovens e adultos Geografia Youthand Adult Education Geography Georeferencing software |
title_short |
O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos |
title_full |
O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos |
title_fullStr |
O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos |
title_full_unstemmed |
O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos |
title_sort |
O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos |
author |
Silva, Adriano Silveira da |
author_facet |
Silva, Adriano Silveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriano Silveira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Geografia |
topic |
Educação de jovens e adultos Geografia Youthand Adult Education Geography Georeferencing software |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youthand Adult Education Geography Georeferencing software |
description |
Tratar de temas de Geografia usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é um desafio. Este trabalho analisa o uso de TIC em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos nas aulas de geografia em anos finais do ensino fundamental e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos. Foi analisada uma das contribuições do Google Maps para as aulas de geografia e para aprendizagem dos alunos, com base no movimento pendular realizado diariamente pelos alunos, elaborando mapas com os movimentos migratórios diários realizados pelos alunos da casa para escola, caracterizando os movimentos migratórios do bairro, desenvolvendo um trabalho coletivo com o uso do software. Neste caso, verifica-se que o trabalho não se resume aos números coletados, mas ao conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas e na prática no laboratório de informática, mostrando que os objetivos foram alcançados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-27T04:04:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203891 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109415 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203891 |
identifier_str_mv |
001109415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203891/2/001109415.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203891/1/001109415.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a308639345db9e95e6adc98cbe093bf3 e4593a3602add658b54d6c4a7e8f52da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447258504626176 |