Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71981 |
Resumo: | Nos últimos anos, a presença de jovens tem sido marcante na Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente nos grandes centros urbanos. São jovens que por uma série de motivos, “abandonaram” a escola, e que agora retornam a ela. Embora o tema Educação de Jovens e Adultos tenha sido objeto de muitas pesquisas, principalmente na área pedagógica, pouco tem contribuído com pesquisas e propostas práticas nesta área. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo fornecer dados empíricos sobre a avaliação, aprendizagem e permanência dos alunos da EJA em uma escola municipal do município de Estância Velha e evidenciar como referenciais teóricos podem fornecer subsídios para um melhor conhecimento dessa população. Os resultados encontrados devem servir de subsídio para a prática pedagógica da escola, que poderá repensar sua função, adotando um sistema de avaliação que contemple todo o processo de ensinoaprendizagem, através da ação-reflexão, numa visão crítica, desafiadora e transformadora, propiciando a permanência, o crescimento do aluno e do professor, levando-se em conta, a particularidade, as competências e habilidades de cada indivíduo, respeitando seus limites e diferenças. A problemática em estudo apresenta as relações de conflitos na escola, entre direção, professores e alunos da EJA com relação à avaliação e à falta de transparência nas decisões. Mostra também que a permanência do aluno na escola está relacionada às relações afetivas entre professor e aluno e a uma prática pedagógica pautada no diálogo e na troca de saberes e experiências apontando para uma aprendizagem significativa. À temática discutida ao longo do trabalho aborda aspectos como o analfabetismo no Brasil, as políticas públicas ao longo da história do Brasil, as iniciativas não governamentais, a função da Educação Básica regulamentada pela LDB que recebe de verbas do Fundeb com o objetivo de garantir uma escola de qualidade permanente e novas inserções no mundo do trabalho . Chama atenção as tentativas dos governos de elaborar Programa de Alfabetização de Adultos, mas sempre com propostas assistencialistas, pensando em compensar os direitos à eles negado. A pesquisa traz os aportes teóricos, com ênfase na concepção freireana, que sustentam o processo de aprendizagem e de avaliação do Aluno jovem e Adulto. As pesquisas indicam que a aprendizagem é construída através da experimentação constante e que o professor precisa estar consciente de que “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou construção.” (FREIRE, 2002, p. 25). Mostra também que a avaliação do processo de ensino aprendizagem exige reflexão, discutindo a valorização de práticas diversificadas. Os dados coletados evidenciam uma prática desvinculada de uma concepção crítica, onde a participação dos alunos nas decisões da escola mostrou-se parca. Os dados coletados com relação à aprendizagem, a permanência e a avaliação apresentados, confirmam a indicação de estudos científicos. A estratégia mais produtiva e valorizada, após período de resistência, foi à participação e o diálogo com os alunos. Dar voz aos Jovens e Adultos foi fundamental uma vez que para alguns, essa experiência representou aprendizagem com significado diante do fato de não terem espaço para serem ouvido. |
id |
UFRGS-2_363a51a16a29ec237be86fe0bfc9e430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71981 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Luz, Ivone Silva daGenro, Maria Elly Herz2013-05-28T01:45:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/71981000880597Nos últimos anos, a presença de jovens tem sido marcante na Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente nos grandes centros urbanos. São jovens que por uma série de motivos, “abandonaram” a escola, e que agora retornam a ela. Embora o tema Educação de Jovens e Adultos tenha sido objeto de muitas pesquisas, principalmente na área pedagógica, pouco tem contribuído com pesquisas e propostas práticas nesta área. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo fornecer dados empíricos sobre a avaliação, aprendizagem e permanência dos alunos da EJA em uma escola municipal do município de Estância Velha e evidenciar como referenciais teóricos podem fornecer subsídios para um melhor conhecimento dessa população. Os resultados encontrados devem servir de subsídio para a prática pedagógica da escola, que poderá repensar sua função, adotando um sistema de avaliação que contemple todo o processo de ensinoaprendizagem, através da ação-reflexão, numa visão crítica, desafiadora e transformadora, propiciando a permanência, o crescimento do aluno e do professor, levando-se em conta, a particularidade, as competências e habilidades de cada indivíduo, respeitando seus limites e diferenças. A problemática em estudo apresenta as relações de conflitos na escola, entre direção, professores e alunos da EJA com relação à avaliação e à falta de transparência nas decisões. Mostra também que a permanência do aluno na escola está relacionada às relações afetivas entre professor e aluno e a uma prática pedagógica pautada no diálogo e na troca de saberes e experiências apontando para uma aprendizagem significativa. À temática discutida ao longo do trabalho aborda aspectos como o analfabetismo no Brasil, as políticas públicas ao longo da história do Brasil, as iniciativas não governamentais, a função da Educação Básica regulamentada pela LDB que recebe de verbas do Fundeb com o objetivo de garantir uma escola de qualidade permanente e novas inserções no mundo do trabalho . Chama atenção as tentativas dos governos de elaborar Programa de Alfabetização de Adultos, mas sempre com propostas assistencialistas, pensando em compensar os direitos à eles negado. A pesquisa traz os aportes teóricos, com ênfase na concepção freireana, que sustentam o processo de aprendizagem e de avaliação do Aluno jovem e Adulto. As pesquisas indicam que a aprendizagem é construída através da experimentação constante e que o professor precisa estar consciente de que “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou construção.” (FREIRE, 2002, p. 25). Mostra também que a avaliação do processo de ensino aprendizagem exige reflexão, discutindo a valorização de práticas diversificadas. Os dados coletados evidenciam uma prática desvinculada de uma concepção crítica, onde a participação dos alunos nas decisões da escola mostrou-se parca. Os dados coletados com relação à aprendizagem, a permanência e a avaliação apresentados, confirmam a indicação de estudos científicos. A estratégia mais produtiva e valorizada, após período de resistência, foi à participação e o diálogo com os alunos. Dar voz aos Jovens e Adultos foi fundamental uma vez que para alguns, essa experiência representou aprendizagem com significado diante do fato de não terem espaço para serem ouvido.application/pdfporAvaliaçãoPermanência na escolaEJAEducadorAvaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880597.pdf000880597.pdfTexto completoapplication/pdf265312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71981/1/000880597.pdf875e60dd12de6f1b24f55b6f4cca7f20MD51TEXT000880597.pdf.txt000880597.pdf.txtExtracted Texttext/plain90550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71981/2/000880597.pdf.txtfd2a09d9230aec0f814aa6a0baa75717MD52THUMBNAIL000880597.pdf.jpg000880597.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71981/3/000880597.pdf.jpgebc037713885deebbd633489283a7d81MD5310183/719812018-10-09 09:11:37.001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores |
title |
Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores Luz, Ivone Silva da Avaliação Permanência na escola EJA Educador |
title_short |
Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores |
title_full |
Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem e a permanência de alunas na EJA : um desafio para os educadores |
author |
Luz, Ivone Silva da |
author_facet |
Luz, Ivone Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Ivone Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Genro, Maria Elly Herz |
contributor_str_mv |
Genro, Maria Elly Herz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Permanência na escola EJA Educador |
topic |
Avaliação Permanência na escola EJA Educador |
description |
Nos últimos anos, a presença de jovens tem sido marcante na Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente nos grandes centros urbanos. São jovens que por uma série de motivos, “abandonaram” a escola, e que agora retornam a ela. Embora o tema Educação de Jovens e Adultos tenha sido objeto de muitas pesquisas, principalmente na área pedagógica, pouco tem contribuído com pesquisas e propostas práticas nesta área. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo fornecer dados empíricos sobre a avaliação, aprendizagem e permanência dos alunos da EJA em uma escola municipal do município de Estância Velha e evidenciar como referenciais teóricos podem fornecer subsídios para um melhor conhecimento dessa população. Os resultados encontrados devem servir de subsídio para a prática pedagógica da escola, que poderá repensar sua função, adotando um sistema de avaliação que contemple todo o processo de ensinoaprendizagem, através da ação-reflexão, numa visão crítica, desafiadora e transformadora, propiciando a permanência, o crescimento do aluno e do professor, levando-se em conta, a particularidade, as competências e habilidades de cada indivíduo, respeitando seus limites e diferenças. A problemática em estudo apresenta as relações de conflitos na escola, entre direção, professores e alunos da EJA com relação à avaliação e à falta de transparência nas decisões. Mostra também que a permanência do aluno na escola está relacionada às relações afetivas entre professor e aluno e a uma prática pedagógica pautada no diálogo e na troca de saberes e experiências apontando para uma aprendizagem significativa. À temática discutida ao longo do trabalho aborda aspectos como o analfabetismo no Brasil, as políticas públicas ao longo da história do Brasil, as iniciativas não governamentais, a função da Educação Básica regulamentada pela LDB que recebe de verbas do Fundeb com o objetivo de garantir uma escola de qualidade permanente e novas inserções no mundo do trabalho . Chama atenção as tentativas dos governos de elaborar Programa de Alfabetização de Adultos, mas sempre com propostas assistencialistas, pensando em compensar os direitos à eles negado. A pesquisa traz os aportes teóricos, com ênfase na concepção freireana, que sustentam o processo de aprendizagem e de avaliação do Aluno jovem e Adulto. As pesquisas indicam que a aprendizagem é construída através da experimentação constante e que o professor precisa estar consciente de que “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou construção.” (FREIRE, 2002, p. 25). Mostra também que a avaliação do processo de ensino aprendizagem exige reflexão, discutindo a valorização de práticas diversificadas. Os dados coletados evidenciam uma prática desvinculada de uma concepção crítica, onde a participação dos alunos nas decisões da escola mostrou-se parca. Os dados coletados com relação à aprendizagem, a permanência e a avaliação apresentados, confirmam a indicação de estudos científicos. A estratégia mais produtiva e valorizada, após período de resistência, foi à participação e o diálogo com os alunos. Dar voz aos Jovens e Adultos foi fundamental uma vez que para alguns, essa experiência representou aprendizagem com significado diante do fato de não terem espaço para serem ouvido. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-28T01:45:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71981 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880597 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71981 |
identifier_str_mv |
000880597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71981/1/000880597.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71981/2/000880597.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71981/3/000880597.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
875e60dd12de6f1b24f55b6f4cca7f20 fd2a09d9230aec0f814aa6a0baa75717 ebc037713885deebbd633489283a7d81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448043384832 |