O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Guilherme
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117305
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido para analisar como ocorre o processo de cocriação de valor nas indústrias criativas, que apresentam grande importância econômica, mas que, ainda possuem literatura bastante incipiente no contexto brasileiro. Para atingir os objetivos estabelecidos no trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa através de estudos de dois casos. Deste modo, foram selecionadas empresas de consultoria em design para servirem como objetos de estudo. As empresas foram analisadas para verificar como ocorre a cocriação de valor entre elas e seus clientes e quais são os elementos que influenciam esse processo. A partir disso, verificou-se que estas empresas apresentam diversas características que proporcionam a cocriação de valor e que elas pensam que esse é um processo vital para o envolvimento dos clientes nos projetos. Este estudo visa contribuir para a literatura sobre este tema, pois ainda foi pouco explorado no contexto brasileiro, contribuindo para o debate no âmbito dos estudos de administração.
id UFRGS-2_3662c141e456e2ab6dace8cb11eb5796
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mattos, GuilhermeZen, Aurora Carneiro2015-05-29T02:01:02Z2014http://hdl.handle.net/10183/117305000966316O presente trabalho foi desenvolvido para analisar como ocorre o processo de cocriação de valor nas indústrias criativas, que apresentam grande importância econômica, mas que, ainda possuem literatura bastante incipiente no contexto brasileiro. Para atingir os objetivos estabelecidos no trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa através de estudos de dois casos. Deste modo, foram selecionadas empresas de consultoria em design para servirem como objetos de estudo. As empresas foram analisadas para verificar como ocorre a cocriação de valor entre elas e seus clientes e quais são os elementos que influenciam esse processo. A partir disso, verificou-se que estas empresas apresentam diversas características que proporcionam a cocriação de valor e que elas pensam que esse é um processo vital para o envolvimento dos clientes nos projetos. Este estudo visa contribuir para a literatura sobre este tema, pois ainda foi pouco explorado no contexto brasileiro, contribuindo para o debate no âmbito dos estudos de administração.The present study was designed to analyze how the process of cocreation of value occurs in the creative segments. They are industries that have a great economic importance, but that have been barely researched in the Brazilian context. In order to achieve the objectives set for this work, an exploratory research of qualitative nature was made through the study of two cases. Thus, two design consultancies were chosen to serve as study objects. The companies were analyzed to verify how the process of cocreation of value occurs between them and their clients and which elements influence this process. It was verified that these companies present many characteristics that benefit the cocreation of value and that they think that this process is vital for the involvement of their clients in the projects. This study hopes to contribute to the literature on this theme, for the reason that it is still incipient in the Brazilian context, contributing to the debate within the framework of the studies of business administration.application/pdfporCriação de valorIndustriasCreative economyCreative industriesCocreation of valueO processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966316.pdf000966316.pdfTexto completoapplication/pdf943366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117305/1/000966316.pdff7beee3776e5204c8bd2d7eaae0d8a8dMD51TEXT000966316.pdf.txt000966316.pdf.txtExtracted Texttext/plain210897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117305/2/000966316.pdf.txt5c435b1d23068e389bd8546fa569c6dcMD52THUMBNAIL000966316.pdf.jpg000966316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117305/3/000966316.pdf.jpgc12ea7007cff5b71f0003c05c3ca9399MD5310183/1173052018-10-22 09:12:53.328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:12:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços
title O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços
spellingShingle O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços
Mattos, Guilherme
Criação de valor
Industrias
Creative economy
Creative industries
Cocreation of value
title_short O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços
title_full O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços
title_fullStr O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços
title_full_unstemmed O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços
title_sort O processo de cocriação de valor nas empresas das indústrias criativas : uma perspectiva do prestador de serviços
author Mattos, Guilherme
author_facet Mattos, Guilherme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Guilherme
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zen, Aurora Carneiro
contributor_str_mv Zen, Aurora Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de valor
Industrias
topic Criação de valor
Industrias
Creative economy
Creative industries
Cocreation of value
dc.subject.eng.fl_str_mv Creative economy
Creative industries
Cocreation of value
description O presente trabalho foi desenvolvido para analisar como ocorre o processo de cocriação de valor nas indústrias criativas, que apresentam grande importância econômica, mas que, ainda possuem literatura bastante incipiente no contexto brasileiro. Para atingir os objetivos estabelecidos no trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa através de estudos de dois casos. Deste modo, foram selecionadas empresas de consultoria em design para servirem como objetos de estudo. As empresas foram analisadas para verificar como ocorre a cocriação de valor entre elas e seus clientes e quais são os elementos que influenciam esse processo. A partir disso, verificou-se que estas empresas apresentam diversas características que proporcionam a cocriação de valor e que elas pensam que esse é um processo vital para o envolvimento dos clientes nos projetos. Este estudo visa contribuir para a literatura sobre este tema, pois ainda foi pouco explorado no contexto brasileiro, contribuindo para o debate no âmbito dos estudos de administração.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-29T02:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117305
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966316
url http://hdl.handle.net/10183/117305
identifier_str_mv 000966316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117305/1/000966316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117305/2/000966316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117305/3/000966316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7beee3776e5204c8bd2d7eaae0d8a8d
5c435b1d23068e389bd8546fa569c6dc
c12ea7007cff5b71f0003c05c3ca9399
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447149251395584