Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215445
Resumo: Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de realizar um levantamento dos ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.
id UFRGS-2_36924eab4d46f2efedc9684b93baae8a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215445
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludovico, Francieli MotterBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2020-11-25T04:06:08Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/215445001118646Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de realizar um levantamento dos ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.The processes of teaching and learning a Foreign Language (FL) mediated by Digital Communication Technology (DCT) can and must go beyond reading on a digital device screen, in other words, these resources can be used to find other paths. DCT offers several possibilities, which allow promoting interaction, collaboration and autonomy so that the student is active and participates in the construction of his own knowledge. In this sense, the Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) are configured as possibilities to mediate FL teaching and learning. Therefore, teachers need to understand these resources universe. In this sense, the present Systematic Literature Mapping carried out a survey of the existing DTLO for teacher education. The results aggregate discussions and contributions to outline FL teachers’ education on the use and creation of DTLO for their practices.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [15] p.Ensino de língua estrangeiraEnsino a distânciaFormação de professoresTecnologiaComunicação digitalDTLOForeign language teaching and learningMediationDigital communication technologyFormação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literaturaForeign language teachers' education on digital teaching and learning objects : a systematic literature mappinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118646.pdf.txt001118646.pdf.txtExtracted Texttext/plain33199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215445/2/001118646.pdf.txt0d783ec5d4ebfec4f0d9e617db0c6f38MD52ORIGINAL001118646.pdfTexto completoapplication/pdf303965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215445/1/001118646.pdf1b7c282f6cb2f9168dafd921aa8d2d08MD5110183/2154452023-08-23 03:32:35.516962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-23T06:32:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Foreign language teachers' education on digital teaching and learning objects : a systematic literature mapping
title Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
spellingShingle Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
Ludovico, Francieli Motter
Ensino de língua estrangeira
Ensino a distância
Formação de professores
Tecnologia
Comunicação digital
DTLO
Foreign language teaching and learning
Mediation
Digital communication technology
title_short Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
title_full Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
title_fullStr Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
title_full_unstemmed Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
title_sort Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira
Ensino a distância
Formação de professores
Tecnologia
Comunicação digital
topic Ensino de língua estrangeira
Ensino a distância
Formação de professores
Tecnologia
Comunicação digital
DTLO
Foreign language teaching and learning
Mediation
Digital communication technology
dc.subject.eng.fl_str_mv DTLO
Foreign language teaching and learning
Mediation
Digital communication technology
description Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de realizar um levantamento dos ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T04:06:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215445
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118646
identifier_str_mv 0102-6267
001118646
url http://hdl.handle.net/10183/215445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [15] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215445/2/001118646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215445/1/001118646.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d783ec5d4ebfec4f0d9e617db0c6f38
1b7c282f6cb2f9168dafd921aa8d2d08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002225238016